99º Dia
Câmbio flutuante
De vez em quando tenho dó do Punto. Cada dia na mão de um motorista diferente, cada hora usando um combustível, cada vez abastecendo em um posto desconhecido… não é fácil a vida do carro em um teste de longa duração.
Percebi isso mais claramente ontem. Uma semana depois de andar no hatch pela última vez, assumi o volante e tive uma surpresa desagradável quando fui manobrá-lo: o câmbio está péssimo.
As marchas estão entrando com dificuldade, o trambulador está com uma folga enorme e o motorista precisa tomar cuidado com a “orelhinha” de engate da ré, que insiste em subir quando se tenta engatar a 1ª.
Sim, o câmbio não é lá um primor comparado ao de outros Fiat. O Palio, por exemplo, tem engates macios e precisos. Os do Punto nunca foram macios, mas também nunca foram tão imprecisos.
Conversei agora com o Angelo Treviso e ele me disse que, após a última medição na pista de testes (as trocas são feitas rapidamente para aferição da aceleração) e até em função da quilometragem, também percebeu que o trambulador realmente ficou desregulado.
Algum de vocês que tem Punto notou isso? E que nota dariam para o câmbio do carro?
Amanhã encerraremos o Teste dos 100 Dias com o Punto e, mais do que nunca, as opiniões de vocês são importantíssimas.
Postaremos um ”veredicto” com a opinião de cada um que andou no carro. Dessa forma, a enxurrada de opiniões e impressões fica condensada para ajudá-lo a tirar suas conclusões sobre o Punto.
Até amanhã!
Posted in Conforto, Câmbio, Uncategorized
Fevereiro 19th, 2008 at 11:24 am
O punto realmente nao tem um cambio adequado
um amigo meu comprou o carro e eu estava pensando em comprar tb
depois de 2 meses com o carro ele ja começou a reclamar
era o motor q nao andava
era o cambio q nao funcionava direito
o parachoque frontal q é desalinhado
o tanque de combustivel q nao abre
ele mesmo ja ta pensando em vender o carro
com td isso eu comprei um polo sedan 1.6
gastei 42k o mesmo q ele
e ele ta loko pra pegar um igual o meu
carro mt superior
em todos os quesitos
pra mim o punto é um carro bonito e q faz mt sucesso
mais é uma futura bomba
abraços
Fevereiro 19th, 2008 at 11:41 am
Durante muito tempo neste teste foi discutido o tema segurança.
Acho que o título de carro mais seguro da Argentina, como demonstra esta reportagem, http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item21790.shl , acaba com as dúvidas levantadas pelos colegas.
Abs
Fevereiro 19th, 2008 at 11:44 am
Acompanhei todos os dias este teste, e fiquei muito satisfeito com os comentários a respeito que ao meu modo de ver É O CARRO MAIS BELO QUE JÁ FOI PRODUZIDO NO BRASIL. Concordo que o carro tem defeitos como qualquer carro tem, e alguns comentários sobre a plataforma do carro que foi dita neste post que era insegura pois não teriam feito crash-tests, acaba por ira por água abaixo. Acabou de ser divulgado no site do uol na parte de carro, que o FIAT PUNTO FOI ELEITO O CARRO MAIS SEGURO DA ARGENTINA na categoria de carros compactos de 2007 pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) da Argentina.
Veja a reportagem completa no link abaixo.
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item21790.shl
Em dezembro adquiri um Punto 1.4 que ate agora só me deu alegrias. Estava em duvida entre o Sandero e o Punto, mas na minha opinião o Sandero parece um carro da década de 80, tanto no seu interior quanto no seu exterior. A única coisa que o Sandero tem melhor que o Punto (na versão que comprei) é o motor, que para o meu uso esta de bom tamanho.
Fevereiro 19th, 2008 at 11:46 am
Não me lembro um carro nos ultimos anos que tenha ganho VÁRIOS premios quanto o Punto ganhou.
Fevereiro 19th, 2008 at 12:46 pm
Punto é eleito o carro mais seguro na Argentina
O Fiat Punto foi eleito o Carro Mais Seguro de 2007 na categoria carros compactos pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) da Argentina. Todas as versões básicas dos modelos vendidos no Mercosul e no México foram submetidos a testes de segurança, incluindo crash-tests. Na última sexta-feira, dia 15, o presidente da Fiat Automóveis América Latina, Cledorvino Belini, recebeu o prêmio na fábrica da empresa, em Córdoba, na Argentina.
O Punto que roda no país vizinho é fabricado em Betim (MG). Desde seu lançamento, em agosto, o Punto coleciona os mais diferentes prêmios, como o Carro do Ano 2008 da revista “AutoEsporte” e o Carro Nacional do Ano da Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva).
————————————
transcrevi a reportagem.
Antes que digam “é o punto da ARGENTINA”, a reportagem faz referencias a TODOS os puntos vendidos no MERCOSUL!
Fevereiro 19th, 2008 at 12:50 pm
Nota/opinião sobre o Câmbio:
Não tem engates tão precisos como o do Golf, por exemplo, que é muito bom. Mas a única troca que não gosto muito é da 1ª pra 2ª marcha. Da 2ª pra 3ª, 3ª pra 4ª e pra 5ª, acho o cambio muito bom: sem fazer muito esforço voce faz uma troca legal.
Quanto a ser macio, bom, gosto de carros mais esportivos (meu punto eh o sporting) e talvez por isso nao gosto de cambios “leves” demais, então pra mim ta otimo. O de um Xsara VTS que tive por exemplo era uma “pedra”, enqt o do Xsara normal era bem macio.
Quanto ao desgaste não posso dar opiniao, pois meu carro tem apenas 4200km rodados.
Assim, dou nota quase-8 (7,5 seria injusto) ao cambio do punto.
Fevereiro 19th, 2008 at 1:09 pm
Ainda não percebi nenhum problema com o câmbio. Em compensação, me estranha - como já disse outra vez - a sensação de que algo encosta no assoalho do motorista quando esterço a direção para qualquer lado. Gostaria de saber se os motoristas de teste da revista ou outros proprietários do Punto perceberam algo semelhante.
Fevereiro 19th, 2008 at 1:38 pm
Não gosto do câmbio do Palio (dirigi um Palio 1,8 por mais de 100.000km). É macio demais, e os engates não tem precisão (principalmente da 2a. para a 3a. marcha). Impossível realizar trocas rápidas e esportivas. Para quem busca somente conforto, é razoável. O do Punto, que utilizei em test drive, achei melhor. É mais durinho, mas bem mais preciso. Quanto à folga no trambulador, costuma ser sintoma de má utilização - dirigir com a mão apoiada na alavanca, realizar trocas erradas, etc. Não seria este o caso?
Fevereiro 19th, 2008 at 1:48 pm
sim….concordo
Fevereiro 19th, 2008 at 4:25 pm
Estou satisfeito com meu Punto ELX 1.4, não estou sentindo problemas, só faltou o apoio para tampa da gasolina na propria tampa (igual do palio Wek)
Fevereiro 19th, 2008 at 7:30 pm
tenho um palio 2008. Excelente cambio, muito bom mesmo. Nada a reclamar.
Gostaria de saber “pra variar” quando é que o Punto custa na Argentina, já que é o mesmo carro fabricado no Brasil. Alguem tem esta informação?
Fevereiro 19th, 2008 at 7:52 pm
O câmbio esta mto bom
Inclusive me causou estranheza esses ultimos posts. Quase todas revistas especializadas elogiam bastante a precisao e maciez do mesmo, ao contrario do palio que sempre foi chamado de impreciso. E aqui isso se inverte. Não pode-se descartar realmente má utilização
Fevereiro 19th, 2008 at 7:55 pm
Descobri o preço do Punto fabricado no Brasil e vendido na Argentina. É uma palhaçada mesmo.
Olhem este carro:
http://ar.autos.yahoo.com/usedcars/ad_details.php?sd=YTA2ZmQxNTJlNTFjTzMwN2ZiNU9OMjRiM2YwNWU2Zk5mY35jSjUwT082NCFmY2hzjndiSmZyc3g-
O preço dele é de 52900 pesos - top de linha.
Convertendo para Reais, custa R$ 29.192,30 ou seja este sim um preço justo por este carro.
A pergunta que fica é.. se é tudo mercosul, não compensa simplesmente comprar este carro na argentina entao e trazer para cá.. porque esta diferença de preço tão absurda. Os Argentinos pagam o preço justo pelo carro, o valor que eu sempre afirmei aqui que deveria custar este carro. E o carro é o mesmo, nao é um modelo inferior nao, pelo contrario é o top.
Fevereiro 19th, 2008 at 8:15 pm
andre luis,
na formação de preço de qualquer empresa não esta soh incluido custos (impostos, custos de insumos e de produção etc) e margem de lucro.
o poder de compra, disposição para pagar, utilidade marginal etc tb o compõem.
se a empresa sabe que o poder de compra do brasil eh maior, e nós, bestas, “gostamos” de pagar mais, eles vão vender mais caro…
nao q eu concorde… mas como empresario, com certeza faria o mesmo
Fevereiro 19th, 2008 at 8:29 pm
A desculpa para o enorme preço de carro aqui no Brasil é o imposto alto.
Sinceramente… Deve influenciar sim, mas desconfio fortemente que as montadoras “usam” isso muitas vezes pra justificar aumentos desnecessários de preço.
E as financeiras contribuem ainda mais para isso. Os parcelamentos intermináveis vem gerando uma demanda muito alta no setor. A lei da oferta e demanda não falha, o preço sobe mesmo.
É duro admitir, mas nessa hora eu invejo los hermanos, inclusive os mexicanos.
Fevereiro 19th, 2008 at 8:56 pm
Alguém sabe se a taxa de imposto e quais são eles, pra trazer um carro dentro do mercosul pro Brasil??
Fevereiro 19th, 2008 at 9:00 pm
Alguém aí pode traduzir o que é trambulador
Fevereiro 19th, 2008 at 9:09 pm
a taxa de impostos nao compensa, pois o governo tem a cara de pau de cobrar Cofins, IPI, ICMS, INSS, fora outras taxas obscuras.
Fevereiro 19th, 2008 at 9:12 pm
Apenas por curiosidade fui olhar o site que o Andre Luis indicou, achei um Palio Adventure por 51200 pesos (http://ar.autos.yahoo.com/usedcars/ad_details.php?sd=N2FPMzU2YWExZjZlYzUwMjJPMTdhNDdlY09lN09lNWJmY35jSjUwMTY3NiFmY2hzjndiSmZyc3g-)
Entao… ta mais ou menos a mesma proporcao de diferença de preço…
Nao dah pra comparar somente o valor tem muitos outros pontos como ja foram citados aqui mesmo.
Fevereiro 19th, 2008 at 9:14 pm
Rafael, todos os carros no Brasil sao um absurdo, nao é somente o Punto, o que me espanta é o Punto em questao, apenas como referencia, custar na sua versão top de linha completo na Argentina, o mesmo que um carro mil furreca de entrada de linha aqui, ou seja, menos de 30 mil reais.
Fevereiro 19th, 2008 at 9:16 pm
Olá, só de IPI, deve ter uns 10 a 15% do produto, ICMS, 18%
Fevereiro 19th, 2008 at 9:30 pm
O meu Punto 1,4 está com 2600 km e tb acho que os engates vêm piorando. Tive um Palio Fire que tinha um cambio macio, até lento e tenho um Stilo, que os engates são muito bons. Porém, quando passo em buracos grandes, escuto um barulho como se tivesse algo solto embaixo do carro. Agora fiquei preocupado e vou consultar a concessionária.
Fevereiro 19th, 2008 at 9:39 pm
cezar,
Trambulador - é o mecanismo que transmite os movimentos da alvanca de troca de marchas para a caixa de câmbio. Ele fica sob a base da alavanca e permite que ela faça dois movimentos, o de seleção (direita para primeira e segunda marchas e esquerda para a quinta marcha) e o de engate (frente para marchas ímpares e atrás para as marchas pares), e volte à posição inicial, o ponto-morto. Além da alavanca de troca de marchas, o trambulador é composto por junta esférica, alavanca de seleção — que tem o formato de um “L” —, mola e cabos de seleção e engate.
Fevereiro 19th, 2008 at 10:51 pm
Caro Gerson, certamente o problema está no trambulador. Podemos apontar mal uso, mas é preciso admitir: o câmbio Fiat não gosta de ser maltratado. Com uma regulagem, o câmbio deverá ficar novo em folha. Definitivamente os Fiat carecem de um câmbio mais “esportivo”, feito pra levar pancada, mas em termos de conforto é nota 9 (só não é 10 porque os engates poderiam ser mais curtos). Mas isso não significa que o câmbio seja “fraco”, e sim que em condições de uso extremo o trambulador pode exigir regulagem sim. Em condições normais de uso, essa regulagem nunca precisaria ser feita.
Fevereiro 20th, 2008 at 10:36 am
SANDERO ???
TAÍ UMA EXCELENTE MATÉRIA
ATUALIZADÍSSIMA.
http://noticias.uol.com.br/carros/ultnot/2008/02/19/ult634u2880.jhtm
Bom dia a todos…ADEUS PUNTO.
Fevereiro 20th, 2008 at 11:10 am
Valeu Geraldo!!
Obs.: cê entende disso, heim.
Fevereiro 20th, 2008 at 11:29 am
Hoje ao andar com uma colega de trabalho no carro, mostrei a ela um Punto 0km (ainda sem placa) logo a frente. A primeira observação que ela fez foi de que a traseira, parecia com o Corsa e Fiesta. Tecnologicamente, talvez não tenham nada a ver, mas esteticamente, sim.
Fevereiro 20th, 2008 at 12:28 pm
Sérgio, ainda fico com o Punto, mas o argentino que custa menos de 30 mil reais na versão top de linha.
O sandero é um carro feio pra kct.
Fevereiro 20th, 2008 at 1:33 pm
nao acho o sandero feio… a frente eh bonita, bem agradavel. o fundo eh q me desagrada bastante. mas nada q alguns equipamentos esportivos (aerofolios, spoilers quem sabe) nao deixem o conjunto todo bem legal
Fevereiro 20th, 2008 at 2:36 pm
nossa se colocar aerofolio e spoiler no sandero dai nao fica mais feio mesmo, fica horripilante.
http://www.carplace.com.br/renault-sandero-sport-versao-esportiva-deve-ser-lancada-este-ano/
Fevereiro 20th, 2008 at 4:49 pm
ANDRE LUIS
É tão feio que comprei um.
E estou muito triste por isso.
Abs.
Fevereiro 20th, 2008 at 9:01 pm
A reportagem é bem interessante e completa, de várias coisas, duas me chamaram a atenção:
1) A Renault diz que investiu 373 milhões de euros nos projetos do Logan e do Sandero no Mercosul.
Olha o tamanho do investimento que é necessário para se lançar um novo veículo…
2) Na hora de abastecer, o Sandero Privilège obteve a média de 8,5 km/l com gasolina no tanque e uso de 2/3 na cidade e o restante na estrada. Apenas regular para um motor 1.6 de 95 cv.
Para ver que não existe milagre.