31º Dia

Dezembro 5th, 2007 by Mário Sérgio Venditti

Problema no EBD
Hoje, quarta-feira, a caminho da editora, as luzes-piloto começaram a acender simultaneamente no painel sem qualquer motivo aparente. São aqueles círculos que têm a sigla ABS e um ponto de exclamação no meio. Além de um dispositivo que não parava de apitar, o display alertava: “Avaria no EBD. Ler o manual”.  Bem, recorri ao manual do Punto que diz, na página A-96: “Nos veículos equipados com corretor eletrônico de frenagem (EBD), o acendimento das luzes-piloto com o motor ligado indica uma anomalia no sistema. Neste caso, nas freadas violentas pode ocorrer um travamento precoce das rodas traseiras, com possibilidade de derrapagem”. Em alguns momentos, só o ícone do ABS acendeu. Segundo o manual, isso pode indicar “uma anomalia somente no sistema ABS. Nesse caso, o sistema de freios mantém a sua eficiência normal, não existindo, no entanto, a função antritavamento…” Nas duas situações, a recomendação é levar o carro a uma concessionária. O desagradável é que percorri cerca de 8 km com um apito intermitente no meu ouvido. Você, que acabou de comprar o Punto, passou por situação semelhante? Seu carro já apresentou esse tipo de problema?

Posted in Uncategorized

13 comentários

  1. Vinicius Arantes

    Por falar em problemas, encomendei um Punto Sporting e já estou no 3º mês de espera e nada…

    Alguém também está com esse problema?

  2. Marcelo M.R.-Americana SP

    Acabei de comprar um FIAT PUNTO HLX 1.8 com kit covergence e queria dar os parabéns a FIAT,pois isso demonstra que o computador de bordo do PUNTO funciona e por sinal muito bem.Quanto ao barulho,parabéns a FIAT novamente,pois com certeza esse apito é para o dono do PUNTO solucionar o problema o mais rápido possível,uma vez que o sistema ABS/EBD tem como principal objetivo salvar vidas.

  3. Marcos

    É apartir de hoje que começa o periodo de abastecimentos com gasolina?

  4. Mário Venditti

    Sim, Marcos, o próximo abastecimento já será feito com gasolina.

  5. Marcos Rogério

    Vinícius, você não é o único nessa situação. Pedimos um 1.8 HLX no dia 11/09/2007 e somente hoje (05/12)tive notícia que foi faturado na fábrica, então significa que logo estará por aqui. Mas, foi penoso. Ligar no 0800 não adianta, reclamar na concessionária muito menos, o jeito foi esperar. Pior ainda foi a mudança nos opcionais. O volante de couro com comandos do rádio, por exemplo, era um item opcional, tanto que fiz o pedido dele, agora não é mais, vem somente em um pacote bem mais caro. No Sporting é item de série, então eu acho que não terá problemas.

  6. Nivaldo Zacharias

    Também comprei um HLX 1.8 no inicio de outubro e até hoje nem sinal do carro. Já estou no prejuízo pois aumentaram R$ 500,00 de reajuste e ainda vou ter que vender meu usado provavelmente no ano que vem ficando com o IPVA para pagar. A concessionária garantiu que entregava o veículo até 23/10. Ligar na FIAT já fiz mas não adianta. O Punto 1.8 por enquanto é um carro virtual que não existe na prática.

  7. Cristiano

    Uma dica: Esse carro, e demais automóveis modernos tem um mini computador. No caso do Punto, ele tem até sistema Microsoft, uma versão Car, que não lembro bem. Vários dos problemas, podem ser resolvidos, se você remover o lado negativo da bateria, por 10 segundos. Isso fará reiniciar o computador. Renovando a leitura dos dados. Foi uma informação dado por um mecânico de oficina independente. Que me informou isso, num curso que ele teve. Se isso não der certo, realmente tem um defeito em alguma peça do veiculo. Só nunca fiz esse teste, pois nunca precisei. É a hora de conferir, ok.

  8. Sérgio S.

    Mário Venditti, você chegou a freiar bruscamente para testar a falha apontada no painel?

  9. Danilo

    O prazo para entrega tem sido um problema pra mim tb. Eu comprei um Punto ELX, também com controle de som no volante, no dia 06/10 e me deram o prazo de entrega para o dia 17/10. Após muitas ligações à concessionária e paciência, depois de 30 dias me disseram que não havia mais o volante, tive que cancelar este item. Agora o carro foi faturado dia 03/12 e me prometeram a entrega para amanhã, espero que desta vez eles não furem, mal posso esperar a hora de pegar o meu, após 60 dias de espera.

  10. Flávio

    Olha no dia 25/08 eu encomendei um HLX 1.8 com aquele kit que vem o HSD, som, volante em couro e o Blue&me, me pediram 45 dias, passado os 45 dias, meu carro ainda estava na previsao de entrar em producao, o que levaria mais 45 dias, porem um dia antes de fazer os primeiros 45 dias tinha acabado de chegar um Sporting vermelho modena, com vidros eletricos traseiro, que me foi oferecido a 53900, brigando bastante tirei o carro por 52mil ainda com os frisos na cor, tanque cheio, protetor de carter e mais 1 ano de lavagem gratis. Dia 26/11 chegou o HLX que eu tinha encomendado, exatamente 90 dias depois do pedido, que quando fechei era por 49500, ele chegou por 51 mil logo ainda veio com aumento!!!! Ter pego o Sporting foi um excelente negocio!

  11. Leonardo

    Vinicius,

    Estou na mesma situação que você… Três meses de espera e nada do Sporting que encomendei aparecer…

  12. Marcus Rocha

    Não acredito que só desligar bateria poderia resolver o problema do ABS. O Punto acredito eu que tenha uma série de centrais eletrônicas como o FIAT Stilo e que mantém memória dos vários programas do carro.Com relação a compra caros colegas, como havia dito anteriormente, não me prendo a compra de carros no meu estado. Entro em contato por email com uma série de emails das concessionárias FIAT de outros estados como Rio , São Paulo, o que for mais perto ou que você tenha interesse em conhecer. Faço turismo e ainda troco de carro. Com certeza, compraremos carros mais facilmente com opcionais do nosso gosto e com preço mais compatível. No Barra Shopping estava até ontem em exposição Um Punto Sporting com teto solar e tudo que o carro merece de tecnologia.Se eu fosse comprar um Punto em Minas o tempo de entrega estava entre 15 e 45 dias com preço maior que eu comprei.”Quem tem email vai a Roma”.

  13. Ricardo

    Marcus Rocha, sua sugestão de procurar o carro desejado em várias concessionárias, incluindo outros estados, é muito boa, mas fiquei com uma dúvida: O Detran aceita a nota fiscal de outro estado sem problema ou é preciso apresentar algum documento especial ou efetuar o emplacamento no Detran do estado onde o carro foi comprado?

Deixe um comentário

Atenção: comentários ofensivos e que contenham agressões pessoais a outros participantes serão deletados.