5º Dia
Apagões misteriosos
Em função de algumas dúvidas que surgiram por parte dos leitores, aproveito para descrever os equipamentos presentes no novo Ford Ka do Teste. A versão é a 1.6 Flex completa, com os seguinte opcionais:
. direção hidráulica,
. ar-condicionado/aquecedor,
. duplo airbag,
. trava elétrica das portas com acionamento automático a partir de 15 km/h,
. alarme com acionamento remoto,
. vidro elétricos com acionamento tipo “um toque”,
. rodas de liga leve aro 14”,
. iluminação do porta-malas,
. rádio CD player com entrada auxiliar frontal,
. abertura interna do porta-malas.
Com relação ao comportamento do compacto, hoje de manhã, quando me encaminhava à editora, surgiu a primeira surpresa desagradável. Por algum motivo desconhecido, o carro morreu três vezes. Em comum, houve o fato de a pane ocorrer sempre após as reduções de marcha, na hora de parar o carro. Uso bastante o freio-motor e, por isso, me causou estranheza esse comportamento ter se manifestado apenas hoje, já que rodei com o Ka durante todo o fim de semana. Vamos aguardar para ver se foi algum problema pontual ou se, de fato, existe alguma anomalia com o carro.
Em tempo: descarto problemas com o combustível, já que abasteci no posto que freqüento habitualmente e foi a primeira vez que isso aconteceu.
Posted in Desempenho, Equipamentos, Opcionais, acabamento
Fevereiro 25th, 2008 at 5:40 pm
Pode ser combustivel adulterado. Se o ar condicionado estava ligado pode ser o sensor da marcha lenta. Tive um Fox que quando o ar estava ligado ao pisar na embreagem nas freadas ele morria o motor. Precisa verificar o sensor. Isto é muito desagradável e perigoso pois a direção hdráulica fica dura imediatamente e dependendo das condições de tráfego pode ser complicado.
Fevereiro 25th, 2008 at 6:05 pm
Ouwwww credooooo pelo amor de deus !!!!
ele falow que abasyeçe em posto de confiança, tomara que seja apenas uma “Poeirinha” no combustivel ou algo assim …. vamos esperar né ????
Fevereiro 25th, 2008 at 6:08 pm
É inacreditavel uma empresa conceituada como a Ford ter mandado um carro desses para ser testado.
Sinceramente eu simpatizei com o carro, e até estava revendo meus conceitos sobre o Ka. Mas infelizmente visto a qualidade do acabamento apresentado e o número de problemas apresentados em tão pouco tempo num carro que deveria servir de modelo. Eu mudei de ideia e passarei longe desse carro e também da marca. Quem pode me garantir que tantos problemas são oriundos apenas deste carro? Mesmo se for, uma empresa que comete uma estupidez dessa mandando um veículo nessas condições para ser testado, não merece credibilidade.
Ponto para a concorrencia!
Fevereiro 25th, 2008 at 6:13 pm
É, parece que as empresas automotivas ainda não estão levando muito a sério o presente teste, que por sinal seria uma ÓTIMA ferramenta de publicidade da marca, mas…
A Ford parece que continua a mesma.
Fevereiro 25th, 2008 at 6:19 pm
Qual combustível está sendo usado no teste?
Fevereiro 25th, 2008 at 6:44 pm
Marcelo, o problema não é a montadora e nem o carro. O ponto de vista num tá sendo de uma pessoa “comprada” pela montadora, problema acontece com qualquer CONCORENTE como vc se referiu,
Não estou aqui para defender mas eu acompanho e vamos continuar acompanhado
o progresso deste problema.
Fevereiro 25th, 2008 at 7:17 pm
Esse problema de o carro morrer aconteceu num Prisma a gás que andei uns dias atrás, qualquer parada em esquinas, faixa de segurança ele morria, no álcool não acontecia o problema.
Num dia precisei esperar 50 minutos um colega de trabalho que estava num banco, nesse tempo fiquei com o carro ligado no gás e com o ar condicionado ligado, depois desse tempo o carro funcionou normal, foi um problema temporário.
Sei que o Ka deste teste não é a gás, mas o sintoma é o mesmo, e o Pallas do primeiro teste dos 100 dias também morria, acho que até o final do teste dele não foi descoberto o que era.
Fevereiro 25th, 2008 at 7:30 pm
Fala serio, pagar 36.390 por um KA??? Ainda por cima um FranKAstein, de péssima qualidade como os leitores que já tiveram a oportunidade de entrar ou comprar falaram…
O que os brasileiros tem na mente pra cometer um pecado desses???
pelo amor de Deus
abs
Fevereiro 25th, 2008 at 7:34 pm
não me arrependo nada de ter comprado meu KA 2007.
Fevereiro 25th, 2008 at 8:06 pm
Primeiramente gostaria de parabenizar pela escolha do Ka 1.6. Já tem comparativos demais falando do 1.0!
Tenho um celta 1.0 e agora quero trocar por um carro mais completo, e novo! O Ka me atraiu pois cobra um preço mais barato pelos opcionais, além de ter comportamento mais esportivo que carros bem mais caros, e desempenho é algo importante p/ mim. Aliado a isso é econômico, algo importante p/ quem viaja mais de 2500 km por mês.
Mas vou esperar a produção estabilizar, p/ comprar um carro de melhor qualidade e já com algumas soluções p/ esses problemas que ocorrem no início de produção. Outra coisa, acho um absurdo comprar carro sem fazer antes um test-drive, e não comprarei até que as concessionárias tomem vergonha na cara e disponibilizem carros p/ teste.
Só vi o carro parado, e a única coisa que pude notar é que as marchas tem engates precisos.
Enquanto espero esta avaliação da revista Carro será bem útil!
Abraços!
Fevereiro 25th, 2008 at 8:14 pm
Parabens pela equipe que vem testando o novo Ka. Fico completamente chateado com as opiniões aqui relatadas, de pessoas que não sabem valorizar o trabalho da equipe. Eis, que o carro está sendo avaliado, pois bem, terá vários prós e contras. Se a Ford pecou em mandar um veículo pré-série ou mal acabado, veremos ao longo do tempo; ou então, se o carro não possui um design que agrada a todos, cada um que fique com sua opinião; ou até que o preço cobrado não seja justo. Desta forma, são várias atribuições que ainda terão 95 dias para serem abordadas. Parabenizo a equipe pelo trabalho já feito com outros veículos e peço apenas que as pessoas que aqui comentem, façam jus ao propósito da Carro Online abrir espaço para comentários, e não manifestem opiniões que não sejam do interesse de todos, como por exemplo, o design. Gosto é que nem pescoço, cada um tem o seu. Obrigado!!
Fevereiro 25th, 2008 at 9:20 pm
No Fiesta Clube haviam muitas reclamações deste tipo sobre o Fiesta Flex. O carro simplesmente morria ao parar nas esquinas ou sinal, quando o motor estava frio. Será que o Ka herdou o problema? Muito estranho mesmo!
Fevereiro 25th, 2008 at 11:58 pm
Esta lista tá complicada de entender..O carro é 1.6 Flex completo e tem tudo isso de opcionais.Tem opcional que conforme o site da propria montadora já vem de serie na versão 1.0 basica.Favor verificar informaçoes….Abraços
Fevereiro 26th, 2008 at 12:54 am
Ola Wilson e editores do blog. Fiquei com uma dúvida, o rádio MP3 que veio com o carro não é original, certo? Montei um monte de configurações do NovoKa e não encontrei este opcional, ou seja, deve ter sido instalado na loja, mas não é um radio integrado ao painel. Outra coisa que me chamou a atenção é que o farol de neblina nao consta na montagem do carro pela internet, mas questionado sobre o preço do acessório na loja, me falara que custa 800 reais? Isto é um roubo ! deveria vir de série. E quanto ao AirBag, no site não fala nada que é duplo, tem certeza disto?
Agora fala sério, tem que ter muito dinheiro mesmo para gastar tudo isto em um carro tão simplezinho. Carro no Brasil tá muito caro, pior que fui comprar uma moto hoje e surpresa.. mesma merda.. tá caro também… nao vale de forma alguma. O negócio é esperar mais uns 2 anos o pessoal nao conseguir pagar estes financiamentos de 100 parcelas, o mercado de usados ficar lotado de carros e o preço do semi-novos cair.
Fevereiro 26th, 2008 at 7:21 am
No meu Fiesta 1.6 Flex também acontece e também tive um verona 1992 Álcool acontece esse mesmo problema, isso geralmente acontece quando o dia estava frio e motor frio.
Pior que isso deve estar relacionado em carro a álcool, no Corsa flex também tem esse problema de motor morre mais é bem pior q nos Ford pois morre com muita freqüência com motor frio.
Situação mais problemática acho quando tem uma ladeira com motor frio e dia frio, pois carro perde a rotação e acaba morrendo motor.
Fevereiro 26th, 2008 at 8:15 am
Pois eh Andre. Eu falei a mesma coisa no teste do Punto. Um carro meia boca, com plataforma de idea com palio com stilo com punto (frankstein) motor sofrivel e custando R$42mil numa versao que tenha pelo menos o essencial! Disse que a compra racional seria esperar no mercado de usados. Mas fui quase apedrejado por isso!
Eu ja decidi. Meu prox carro sera o Ka 1.6 (bom motor, design interessante - piorou a dianteira e perdeu charme no painel - otima dirigibilidade, economico - pelo menos no teste da autoesporte - espaco interno suficiente - ainda nao casei
- nao da muito problema - tenho um Ka com 10anos de vida, quase 140mil km e nao eh problematico)
Mas 35mil? Nem f* Vou esperar os “ricos” brasileiros vende-los ano q vem. Digo ricos, pq isso da 20mil dolares, compra-se um MUSTANG V6 ou um Fusion, etc nos EUA.
Quer dizer… povo rico… ou povo sem nocao? Bom de qualquer forma, o preco de todos os carros esta exorbitante. Irei esperar mesmo. Meu dinheiro nao nasce na arvore mesmo…
Fevereiro 26th, 2008 at 8:18 am
Acompanho esporádicamente as avaliações dos carros testados. Peço desculpas se não visualizei, mas não consegui localizar a seguinte informação. Qual foi a quilometragem inicial do teste??
Ah… tenho uma sugestão. Apesar de não serem especialistas, sugiro que em algumas oportunidades vocês jornalistas responsáveis pelos testes deixassem suas esposas/namoradas darem uma opinião sobre o carro também. Isso traria uma opinião a mais e acrescentaria ainda mais as avaliações realizadas.
Fevereiro 26th, 2008 at 9:43 am
E quando sera os testes de desempenho ??
a relação de marcha dele é igual do Fiesta 1.6 ?? valocidade maxima por marcha?? velocidade final ?? vão fazer quando ?? Paz
Fevereiro 26th, 2008 at 9:50 am
Ña prática, o valor do KA vai muito além dos 37.000 reais! Basta ir a uma concessionária e verificar!
Segue Opção MUITO SUPERIOR, por preço de 39.000 reais (na versão EXP. 1.6 8v pack )
http://noticias.uol.com.br/carros/ultnot/2008/02/19/ult634u2880.jhtm
bom dia a todos..
Fevereiro 26th, 2008 at 10:09 am
Meu Ka ainda não chegou, mas não me cobraram nem um centavo a mais do que o anunciado no site da ford. Todo produto novo que tem uma grande procura deve sofrer uma queda no controle de qualidade a fim de atender as vendas crescentes… Mas a empresa que “inventou” o automovel e a linha de produção não pode cair nessa de entregar um produto com falahas! Vamos aguardar os “recalls” e conferir. Quanto ao design acho que gosto é que nem c*, cada um tem o seu: senão o mille não era tão vendido mesmo sendo um projeto de mais de 20 anos! Acho o design do Ka um show e como carro urbano é uma excelente opção. Fui proprietário de 3 Unos e agora comprei um Ka. Sei que em robustez ninguem bate o velho Uno, ainda mais nas estradas de MT, as piores do Brasil…
Mas e o conforto? Ford dá de 10 a zero!
abraços
Fevereiro 26th, 2008 at 11:06 am
Estou acompanhando o teste todos os dias e reparei que algumas pessoas estão manifestando opiniões pessoais que não se associam aos objetivos do teste, que é mostrar com clareza os pontos positivos e negativos que podem se mostrar ao consumidor e formar opiniões sobre as montadoras que economizam até nos itens de segurança. O fox que é produzido aqui e exportado para o mercado europeu teve de alterar mais de 50 itens de segurança para ser aceito lá.
Por que será que em casos como esse nós não temos o mesmo privilegio???
Do meu ponto de vista acho que deveríamos cobrar estas respostas.
Com relação ao motor, devemos observar que este equipa vários carros da linha Ford a um bom tempo, claro que com algumas alterações.
Fevereiro 26th, 2008 at 11:24 am
Igor, este é um espaço democrático, é importante informação técnica, análises, opiniões de possiveis compradores, etc… Se quer algo mais técnico e direcionado compra a revista, este é um espaço para interação não para defesas de tese com embasamento cientifico. Discutir preço, porque compra, ou porque não, o que deveria melhorar, o que esta pior, etc… tudo é importante.
Fevereiro 26th, 2008 at 11:25 am
concordo com o Igor….
Fevereiro 26th, 2008 at 11:25 am
Minha opiniao de quem foi para comprar um Ka e desistiu e comprou um Palio 2008, mesmo achando que nem um nem o outro vale o preço, mas como o dinheiro nao era meu e minha irmã queria muito um carro zero, fez negócio.
Fevereiro 26th, 2008 at 11:55 am
Concordo com o André. Temos que aproveitar este espaço para emitir opiniões pessoais também. E tem outra, se não for assim vai faltar assunto.
Fevereiro 26th, 2008 at 12:04 pm
Olá André, apreciei seu comentário e também concordo com sua opinião. Sou um grande conhecedor de carros, mecânica, competição, etc. Peço desculpa se me expressei mal, mais direcionei o comentário às pessoas que entram no blog e dizem “esse carro é uma merda, prefiro uma Ferrari…” ou algo parecido.
Agradeço sua critica, agora vamos caprichar em cima deles.
Abraços.
Fevereiro 26th, 2008 at 12:20 pm
Para aqueles que gostam de motores, mando uma dica do esquema de peças e funcionamento do zetec rocan, o mesmo que equipa o Ford kA que tanto iremos falar.
http://www.youtube.com/watch?v=So5jwdCqgRI
Fevereiro 26th, 2008 at 1:30 pm
Vocês anunciam um esportivo por R$32240,00; mas quanto pagaram ou quanto custa a versão avaliada.
Essas avaliações feitas por sites especializados insistem em anunciar o preço básico e falar de atributos de modelos completos.
Compromisso deveria ser com o leitor, com a informação, mas parece que as publicações insistem em copiar a própria propaganda enganosa feita pelas montadoras.
Sou apaixonado por carros e leio diversas publicações e infelizmente esta prática é comum. Aguardo o valor real do veículo avaliado para então avaliar o real custo benefício do veículo.
Obrigado pela atenção.
Christopher Campos.
Fevereiro 26th, 2008 at 1:39 pm
Wilson, o carro morreu 3 vezes???…..nossa!!!
eu acho q o problema deve ta na pecinha entre o banco do motorista e o volante…hehehe
Fevereiro 26th, 2008 at 2:53 pm
Devo dizer, que uma empresa séria não disponibilizaria um carro nessas condições para o teste, bem como não colocaria também um carro assim à venda na concessionária. Esse negócio de o modelo ser novo (nova geração), por isso tais defeitos é conversa fiada, pois os problemas mostrados nas fotos são muito grosseiros. Na verdade ou não existe controle de qualidade, ou o mesmo é extremamente fraco. Antes do carro chegar a mão do consumidor final, o fabricante deveria certificar-se que não há vícios ou falhas na linha de produção/montagem.
Quem pode mudar esse quadro é o consumidor, não comprando o veículo, agora se o mesmo não dá valor ao próprio dinheiro e prefere arriscar, o quadro atual da baixa qualidade dos veículos nacionais vai continuar por um longo tempo. Veículos cada vez mais caros e mais despojados, depois o cidadão reclama de barulhos internos, problemas no acabamento, etc.
Fevereiro 26th, 2008 at 5:00 pm
Esse carro foi lançado no mercado para concorrer com Celta, Uno, Palio, Gol e 206, ou seja para competir com carros populares compactos. Agora não custava nada a FORD disponibilizar esse carrinho com o motor Duratec como KA SPORT. Sonho meu! Pra quem não sabe, Duratec é o motorzão 2.0 da Ford.
Fevereiro 26th, 2008 at 5:34 pm
Caramba Andrei, você que voar? kkk
Só pra constar, 206 não é mais tão popular que nem os outros que citou, pois já tem um tempo que ele só tem motor 1.4.
Também acho ridícula a lista de itens que as montadoras colocam pra “engordar” as características do carro. Outra prova (além dos financiamentos enormes) de que as montadoras acham o que consumidor tem nariz de palhaço.
Desse jeito até uma bicicleta fica completa: bicos de enchimento de pneu com tampa rosqueável, celim com ajuste de altura, corrente lubrificada, etc
Fevereiro 29th, 2008 at 12:20 pm
Não sei o prestígio que a Ford tem em relação a este site. Mas o Ka que vocês pegaram é bixado com certeza. Eu tenho um antigo 1.0 já a 2 anos. O carro é excelente e até agora não tive problemas com nada. O máximo que precisei fazer foi trocar os coxins do amortecedor, obvio pelas ruas esburacadas. No mais o carro é excelente. Umas trepidações em uns cantos do carro, mas paguei 22.000 novo, então tá valendo.
Fevereiro 29th, 2008 at 12:21 pm
Esqueci de comentar que este de desligar já aconteceu comigo 2 vezes. Uma vez quando entrou água na adminissão, mas foi só empurrar e resolveu. E a outra quando colocaram alcool por engano.