20º Dia
Potência de sobra
Muita gente já falou que o assunto do Teste dos 100 Dias com o Ka 1.6 giraria em torno da potência. Claro, não falamos apenas disso, mas é um aspecto que merece atenção, sim, afinal é um dos diferenciais do carro.
Lembro com clareza quando tivemos aqui na redação o Ka XR, a versão esportiva do modelo anterior. Foi um veículos que mais escutei elogios e com razão - o acerto do carro, o peso baixo e o motor vigoroso deixaram saudades. E o XR tinha “apenas” 96 cv…
Nosso Ka atual não só matou um pouco desse saudosismo como propiciou mais emoções. Como alguns colegas citaram, é muita disposição em um veículo desse porte. A 2ª e 3ª marchas entregam muito torque com um leve toque no acelerador.
Tanta energia assim me fez reparar na sua razão peso/potência. Para os que não sabem é um cálculo até simples, basta dividir o peso em ordem de marcha (que inclui combustível e o motorista) pela potência do motor.
No caso do Ka XR, esse valor é de 9,8 kg/cv, melhor que o do Punto Sporting, por exemplo. Com a adoção do motor 1.6 Flex, de 110 cv, o novo Ka 1.6 tem razão peso/potência de meros 8,6 kg/cv, usando álcool, evidentemente.
Para vocês terem idéia, o Vectra GT e o Civic precisam “carregar” mais peso por cv: 9,6 kg/cv e 9 kg/cv, respectivamente. É tanta saúde que deixa o Ka não tão longe de um Golf GTI, com seus 7,3 kg/cv, graças ao motor turbo!
Certamente, os donos do Ka 1.6 surpreenderão muitos carros maiores nas ruas e rodovias…
Posted in Desempenho
Março 11th, 2008 at 4:05 pm
Defeitos e consumo à parte, uma coisa precisa ser dita. Todo mundo aqui gosta de acelerar um carro com torque abundante. Alguns dias atrás foi discutido aqui sobre se o novoka é caro ou é barato. O certo é que não existe carro barato no Brasil, e o novoka entrega ótimo desempenho por pouco mais de 30 mil reais, se você quiser procurar o mesmo nível de relação peso/potência ou o mesmo prazer na 2ª e 3ª marchas, só vai achar isso em carros bem mais caros!
Março 11th, 2008 at 4:09 pm
Ainda bem que foi mensionado relação peso/potência no Ka, pois no Eco este motor é um beberrão (menos de 5km/l no trânsito), além de que em subidas se não desligar o ar!!!! não vai!!!!
Março 11th, 2008 at 4:38 pm
Eu estou com um ka 1.0 a menos de uma semana,logico que o consumo dele ficou bem maior do que eu esperava, mas o kazinho e um foguete nem parece 1.o todos que eu deixei dirigir me perguntaram se era o 1.6, eu fico imaginando o 1.6 deve parecer 1.8, nao me arrependo nem um pouco da compra!!!!
Março 11th, 2008 at 4:41 pm
Para quem fica horas em congestionamentos intermináveis, é necessário mais do que um ótimo motor. Por sua vez, o número crescente de radares em Belo Horizonte, fica cada vez mais difícil usufruir de todo o desempenho do motor. Portanto, é um carro para estrada. Agora viajar com um carro tão pequeno em nossas estradas, é demais arriscado. Qual é a proteção conferida por um carro tão pequeno. Alguém já leu algo a respeito de crash test no KA? Quantas estrelas ele possui?
Março 11th, 2008 at 4:42 pm
Eu estou com um ka 1.0 desde quinta passada, ele anda muito, nem parece 1.0,todos me perguntam se e o 1.6, para quem gosta de potencia e torque tanto 1.6 quanto o 1.0 sao as melhores pedidas da categoria!
Março 11th, 2008 at 4:47 pm
Pra mim esse número não impressiona muito não! O Fox 1.6 (que ao meu ponto de vista tem uma retomada muito boa) tem 9,7Kg/cv… Levando-se em consideracao o conforto que o Fox me oferece (como motorista), nao acredito que o novo Ká seja melhor!!!
Março 11th, 2008 at 4:51 pm
Ops, acho que entendi errado, hehehe, realmente, o Fox fica no chão perto do novo ká…. Poxa, carrinho é rápido einh!!!!
Março 11th, 2008 at 5:28 pm
Apesar de tantos defeitos, não da pra negar que deve ser muito gostoso dirigir esse carro. Sem duvida nenhuma deve deixar muito carro de nivel superior comendo poeira.
Com certeza esse carro vai vender muito justamente pela sua dirigibilidade.
Ricardo, quando puderem, vc´s poderiam fazer uma analise do custo de manutenção deste carro.
Março 11th, 2008 at 5:53 pm
Marcus Rocha. Voce está um pouco equivocado na sua relaçao tamanho x segurança. O tamanho do habitáculo do veículo nao é inversamente proporcional à segurança. Tome por exemplo um carro em circulaçao à algum tempo na Europa conhecido como Smart. Ele comporta apenas 2 tripulantes e nada de espaço para bagagens, é um dos menores carros ja construido e é bem seguro pois seu habitáculo é feito de material extremamente rígido, enquanto as outras partes sao bem deformaveis para absorver impacto.
No caso do ford ka, trata-se de um projeto já aprovado, na base do antigo Fiesta Street, que provou ser bem segura, no caso de rigidez do habitáculo.
Além disso é o único veículo de entrada à oferecer como opcionais 2 Airbags.
Ou seja, o Ka é sim seguro.
Março 11th, 2008 at 5:57 pm
Wagner, perae meu amigo, vc nao fez a conta direito fez?
O seu fox tem 9,7Kg/Cv
O ka tem 8,6Kg/cv
Uma regrinha de très basica e temos uma diferenca de 12%.
E vc nem ta considerando o fato do motor do Ka entregar a potencia maxima em meros 4000 rpm, contra cerca de 5500 do Fox. Se vc por os 2 em disparada eu dou uns 3 ou até 4 segundos de frente para o KA no 0 à 100 Km/h.
É uma diferença da porra para motores de mesma cilindrada cara.
Março 11th, 2008 at 5:57 pm
Concordo com o Marcus Rocha: potência sobrando é bom na estrada, mas na cidade não faz muita diferença. Ou alguém disputa corrida de sinal a sinal, pondo em risco a vida de tantas pessoas na área urbana? Na estrada sim dá gosto acelerar. Mas viajar com um Ka? Anda bem, mas é seguro? Não aposto minhas fichas nele.
Março 11th, 2008 at 6:02 pm
Como temos visto no brasil de norte a sul tantas batidas e acidentes horriveis, tanto faz estar num Ka ou num Volvo S60 se você bater de frente com um bitrem com 50mil kg a 100km/h qualquer um dos dois vira farofa. Um louco imprudente pode ser mais perigoso num corcel do que uma pacata senhora num porsche 911 turbo!
Março 11th, 2008 at 6:06 pm
quanto a segurança em termos de “crash test”, ou seja, deformação etc, acho que o Ka deve ser seguro sim…
mas por ser tao leve e ter rodinhas finas e pequenas, o risco pra mim eh outro…
ja tive um celta, e pegava estrada com ele… qnd eu tava a uns 110km/h e cruzava com um caminhao no sentido contrario, em velocidade, o carro chega freiava e sacudia, provavelmente pelo deslocamento do vento proporcionado pelo caminhao…
nao me sentia nem um pouco seguro no celta ao pegar a estrada… essa segurança pré-choque do Ka tb nao deve ser das melhores… a pós-choque pode ate ser, mas prefiro nunca testar essa segurança em carro nenhum rsrsrsrs
Março 11th, 2008 at 6:18 pm
CARO ÂNGELO SPAGNOL, não há dúvida que só fator tamanho não dá fator de segurança total. Da mesma forma a Nova Nissan frontier foi reprovada na EuroNCAP, com uma única estrela. Porém, não li e não soube de nenhum teste de impacto com o KA. De achismos eu acreditaria que a Hilux não teria problemas com o teste do Alce. Pelo contrário, só não aconteceu o acidente parecido com o Classe A, devido a competência do piloto de provas. O Palio há alguns anos atrás após um crash test realizado no Brasil por uma revista especializada com a anuência de engenheiros das montadoras foi reprovado. Sabe por quê ? O motorista sofreria traumas graves já que o seu cinto rompia durante o impacto. Tal acontecimento corroborou e foi um argumento irrefutável e a FIAT teve que pagar uma indenização milionária a família do cantor pernambucano Chico Seinz por ter morrido por traumatismo craniano, ao se chocar em um poste com seu veículo e ele ser projetado para fora do veículo e seu cinto ter-se rompido. Portanto, caro ângelo tenho a certeza e convicção que carros como KA, Uno, Gol e outros não passariam hoje nos crash tests. A nossa salvação é que a partir de 2010 ou 2012, todos os veiculos só poderão circular no Brasil caso passem em testes realizados no nosso país tupiniquim. O projeto já foi aprovado e aguardamos que as montadoras se adequem e não tenham mais desculpas. Fora a emoção de ser um proprietário de um determinado veículo, tenho a razão clara que o que me convence são fatos e não suposições. Um grande abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Março 11th, 2008 at 6:25 pm
Ângelo, a FIAT disponibiliza por 2900, aproximadamente, Air Bag e ABS para o Palio Fire que também é um carro de entrada.Portanto, isso é obrigação da FORD como de qq montadora, não é um favor. Ver site da FIAT.
Março 11th, 2008 at 6:35 pm
Seguro? nao sei… pra falar a verdade, aqui no Brasil ninguem faz crash-test e se fazem nao divulgam… por exemplo, o punto feito no Brasil que foi testado, a plataforma nao é igual ao europeu, e aqui no blog falavam que ele nao era seguro, pois é, o Punto foi eleito o carro mais seguro da Argentina (testes feitos com dummies e crash-test), e o punto de lá é o brasileiro, ou seja, muita expeculação e pouca confirmação… mas como esse Ka usa a plataforma do Fiesta Street, vi na Euro NCAP que o fiesta vendido lá de 1997 e 2000 (igual ao fiesta street daqui) possuem ambos 3 estrelas… ou seja, esse Ka, com air-bag deve possuir entre 2 a 3 estrelas ate porque carro sem air-bag é dificil conseguir 2 estrelas… lembrem do fox com air-bag e fox sem air-bag (4 estrelas e 1 estrela respectivamente)… pois é, carro seguro no Brasil só com air-bag e carros maiores com projetos novos.
Março 11th, 2008 at 6:38 pm
Realmente Angelo, eu me equivoquei sim, por isso acho que o Ká deve ter um baita motor, pq, sinceramente, gosto muitíssimo do Fox na estrada, pois ele tem uma boa retomada muito bom, e, raramente me deixa na mao quando preciso de potência!!! Dirigir um novo ká na estrada, numa serra ou subida, etc, deve ser uma sensação realmente incrível…
Março 11th, 2008 at 6:40 pm
A velha e boa discussão sobre segurança!
Não há dúvida que um Volvo é mais seguro que um Ka.
Mas também temos de lembrar que o Ka é vendido na Europa (ainda na 1a versão) e se não é referência em crash test, pelo menos não foi reprovado. Quando temos um veículo que roda também na Europa (exigentes), temos a sensação de que o carro é seguro, afinal, lá ele é submetido a testes.
O problema é quando temos carros que não passam por testes na Europa (Celta, Palio, Uno, Gol, Kombi). Pode acontecer o que ocorreu com o Palio (citado por Marcus).
TODAS as montadoras realizam crash-tests no Brasil, mas nenhuma divulga os resultados. QUase todos os veículos atendem os padrões brasileiros. Mas será que eles atendem ao padrão europeu?
Resumindo: Se um carro é vendido na Europa, tem GRAAAANDE possibilidade de ele ter o mesmo nível de segurança (quando equipado com air-bag) do seu irmão rico europeu.
Isso na questão de colisão!
Porque quando temos um carro mais ágil nas manobras, com melhor estabilidade, as chances de se evitar um acidente é muito grande. Possuo um Ka e graças a sua dirigibilidade (com centro de gravidade baixo e pneus 185) evitei um acidente. Fui jogado para fora da pista por um caminhão (fiquei com metade do carro no acostamento precário e metade numa pequena ribanceira cheia de ondulaões a 100km/h). Consegui manter a direção e retornar à pista em segurança. Se fosse outro carro (tipo uma Hillux, Pajero, Blazer, Ecosport) não sei se teria tido a mesma sorte…
Março 11th, 2008 at 7:48 pm
Embora todos cometários sejam muito pertinentes, para quem andava de 1.0 e pega esse ka 1.6, é como se trocasse um patinete por um cavalo de corrida em termo de velocidade e potência.
Março 11th, 2008 at 8:05 pm
Carro 1.nada é uma aberração bem brasileira, coisa de pais pobre. Ainda que tenham evoluido muito. Não são economicos como deveriam ser e são caros como não deveriam ser. Achar que andar de carro 1.0 é “normal”, algo bom, desejavel, é se esquecer que carros mais potentes podem ser mais economicos e muito mais seguros. Motor forte, significa segurança também, seja na cidade ou na estrada. Muitos motoristas com carros 1.0, não sabendo o que tem nas mãos, se metem a fazer coisas que não deveriam, sem saberem do que o carro é capaz, simplesmente provocam acidentes.
Março 11th, 2008 at 8:38 pm
acho q o minimo permitido no brasil devia ser o 1.3, como teve o palio… como nao tem mais, 1.4
o celta 1.4 mesmo andava legal, tinha bom consumo e custava uma besteira a mais q o 1.0… gostaria de saber pq ele saiu de linha…alguem sabe?
Março 11th, 2008 at 8:40 pm
Acabei de ver uma notícia no jornal. Não poderá mais ser fabricadas peças similares pela indústria de reposição. As montadoras alegaram que elas tem o direito da propriedade intelectual do desenho das peças. Ou seja, ficaremos atados nas mãos das montadoras? Como na época dos celulares bloqueados? Xiiii…
Março 11th, 2008 at 8:44 pm
Tive um Ka 1.6 Action e era muito forte na cidade, porém na estrada em quinta marcha a relação do cambio ou do diferencial era muito curta e o carro urrava a 120 km/hora o que me causava muito desconforto. Alguém pode me informar se a relação deste novo Ka 1.6 é mais longa que o anterior 1.6 ?
Março 11th, 2008 at 9:54 pm
A relação do novo Ka 1.6 é mais longa com certeza, mas não sei dizer em números.
Março 11th, 2008 at 10:42 pm
Ney,
acho que voce se enganou, pois o Palio foi vendido na Europa sim, e se foi vendido ele passou por testes como o Ka, se voce procurar no youtube, voce verá que o palio geracao 3 (palio fire) tirou 8,5 de escore, obteve 3 estrelas, nada mal para um carro com plataforma de 96. Logico que tinha air bag!!! porque sem air bag amigo, nem Volvo se salva…
Março 11th, 2008 at 10:44 pm
Gostaria de pedir a opinião de vocês. Tive uma acidente na semana passada e meu carro deu perda total(por sorte, nada aconteceu comigo). Não estava pensando em trocar de carro, mas agora sou obrigada a ficar procurando. Será que vale a pena esperar o Ka? Quatro meses sem carro… mas me disseram que a maioria dos carros zero está demorando para ser entregue, então de todo jeito eu teria que esperar. Não estou com vontade de comprar semi-novo (pra mim é semi-velho).
Março 11th, 2008 at 11:08 pm
Marcus Rocha, vc falou q a FIAT disponibiliza por 2900, aproximadamente, Air Bag e ABS para o Palio Fire.
Gostaria de te lembrar numa boa que, o carro de entrada da FIAT é o UNO MILLE, e não o Palio.
ok?
Março 12th, 2008 at 1:18 am
Olha, ja que entraram no assunto potencia queria dar a minha opinião…
todos ficam comparando o carro pelo peso e potencia, e tal, e o Ka sempre sai melhor…
so que ano passado o Auto esporte fez um test com Civic Si, golf gti, Palio 1,8R e Ka 1,6. No geral o Ka ficou pouca coisa a frente do palio, mas nao por ter motor melhor ou que tenha sido favorecido pelo seu peso e potencia, ele apenas ficou a frente pq tem suspensao mais firme e conseguia fazer as curvas mais rapidas que o palio, mas em aceleração, velocidade final na reta e as outras medições todas ele ficou atras do palio.
Março 12th, 2008 at 6:22 am
Isso não é demérito para o novoka. Esse palio 1.8R anda pra cacete. Lembro que vi um comparativo entre ele e o polo gti alemão. Claro que o polo venceu por causa do motor turbo, mas em muitas medições a vantagem foi pequena!
Março 12th, 2008 at 7:24 am
Luis, as medições próximas devem ser as medições de consumo, pq andei no Polo GTI (da Sorana, concessionaria VW na Av. Bras Leme) o carro é demais da conta !
Cinza chumbo, mto bonito o painel (o mesmo do Golf V), a única coisa q eu não gostei foi o preço.
Março 12th, 2008 at 7:57 am
Marcus Rocha,
O modelo antigo possui três estrelas, pela EURONCAP. Veja o teste:
http://www.euroncap.com/tests/ford_ka_2000/77.aspx
Março 12th, 2008 at 8:03 am
Lauro,
Acho que esse teste não foi demerito não, e sim merito, sabe pq???
o ka era o unico carro 1.6, logicamente a pontencia e o torque dele eh menor que os outros… e ainda ficou na frente do palio???
lembrando que naum eh so o motor que se faz um bom carro naum… precisa ter um conjuto para ser um bom carro… se o KA 1.6 ganhou do palio pq o conjunto do KA eh melhor!!!
e por isso o palio perdeu creditos comigo!!!
Março 12th, 2008 at 8:07 am
No comparativo entre os “esportivos” (realizado pela 4Rodas e não pela AutoEsporte) foram testados o Palio1.8R e o Ka 1.6
O Palio testado possuía motor de 113/115cv (gas/alc) e peso de 1005kg (2portas). 8.9kg/cv(gas) 8.7kg/cv(alc)
O Ka 1.6 testado era o antigo (95cv - gasolina) e peso de 930kg. 9.8kg/cv
Ou seja, o Palio tinha a faca e o queijo na mão, mas a suspensão de banheira americana, com dirigibilidade prejudicada eliminaram a vantagem. Por isso o Ka venceu o Palio.
Nesta nova versão do Ka, o peso aumentou apenas 12kg e o motor subiu a potência para 102/110cv (gas/alc). 9.2kg/cv(gas) 8.6kg/cv(alc).
Teoricamente, em aceleração, velocidade final etc, o Palio1.8R e o Ka1.6Flex andam em pé de igualdade (no álcool). Mas basta aparecer uma curva! O Palio ficará para trás…
Março 12th, 2008 at 8:09 am
cilindrada não é sinônimo direto de potência, vide Mazda RX8 que tem “só” 1.3! E o nosso Kazinho que com “meros” 1.6 deixa muito 1.8 pra trás!
Uma dúvida que tenho é sobre o consumo andando 100% na gasolina!
Março 12th, 2008 at 8:25 am
Marcus Rocha,
O Ka, modelo antigo p/ nós, possui três estrelas pela EURONCAP. Veja o teste:
http://www.euroncap.com/tests/ford_ka_2000/77.aspx
Um abraço e fiquem com Deus!
Março 12th, 2008 at 8:59 am
Bom dia pessoal, alguém que já tenha recebido o Novo Ka, poderia me dizer qual é a cor da iluminação do painel? e qual o tipo de alto falantes que podem ser instalados nele?
Março 12th, 2008 at 10:02 am
FOGUETE???!!!
Os números da FORD dizem ao contrário.
Mesmíssimo desempenho do SANDERO 1.6 8V (92/95 cv).
Ficha Técnica KA 1.6
Comprimento 3,83 m
Largura 1,64 m
Altura 1,42 m
Entreeixos 2,45 m
Peso 943 kg 955 kg
0 a 100 km/h:
Gasolina 12,4 s
Álcool 11,5 s
Vel. Máxima
Gasolina 174 km/h
Álcool 178 km/h
Tanque de combustível 45l
Março 12th, 2008 at 10:29 am
Lucas,
o Palio foi exportado apenas para a Italia (tudo bem, eh Europa). Mas a EuroNCap nao realizou testes na familia Palio. Quem realizou foi uma empresa na Russia, utilizando as normas da EuroNCap. Tanto que o veiculo eh o Fiat Albea (versao deles do Palio). E de acordo com este teste o Palio conseguiu a mesma nota do Ka. (Ambos com airbag!, senao seria outra historia)
A propria Fiat admitiu que criou a linha Palio para paises em desenvolvimento, nao para o mercado europeu. O Palio eh vendido em diversos paises, como Russia, Africa do Sul, Polonia, Turquia…
Nao estou tirando o merito do Palio (ate pq ele vende muito bem), mas ele nao possui refinamento de construcao como seus concorrentes diretos (Corsa, Fiesta, Clio, Peugeot, Polo) que possuiam versoes iguais na Europa. (Fiesta sera substituido pelo Verve, Corsa ja esta em nova geracao com plataforma nova, Peugeot206 idem com o 207, Clio tb tem nova geracao, apenas o Polo encontra-se na mesma geracao)
Março 12th, 2008 at 11:09 am
Pessoal:
Peguei ontem meu Ka1.6 vermelho completo com air-bag, igual ao do teste. Claro, ainda é cedo para comentar muitas coisas, mas uma coisa é certa: a potência! Como anda esse bicho! Isso porque, claro, por o motor ser novo, ainda falta amaciar mais, dá para sentir ainda um leve amarro, mas ele anda muito mesmo. Eu tinha um Focus 1.8 16v 2002 antes, garanto que o Ka anda mais, principalmente a segunda e a terceira. A quarta e a quinta são bem longas. Reparei hoje quando estava na Anchieta que, em quinta, ele fica a 3000 rpm a 115 km/h. É um rodar confortável, macio. A 120 km/h, nem se sente o motor. eu estiquei até 140 km/h, continua confortável. Uma coisa que ocorreu ontem e não sei o que pode ter sido: quando saí da concessionária, o carro estava fraco, sem potência. Parei no posto do Extra, mandei completar com álcool. O carro continuou falhando, sem potência, tava pior que 1.0. Andei 10kms, parei na casa da minha mãe por 1 hora e, quando liguei o carro e saí, era outro carro: voando baixo! Hoje de manhã, vim aqui para o trabalho (percurso de 30 km) e normal, voando baixo! Vai entender aquela falha e falta de potência, acho que devia ter gasolina quando saí da concessionária e coloquei álcool pela primeira vez, sei lá. Só sei que agora tá normal e todo mundo olha nas ruas, hehehe, demais! Abraços!
Março 12th, 2008 at 11:40 am
Tem um vídeo no Youtube com um crash test do Siena comparando-o a um carro de luxo chinês (Brilliance se não me engano). Pelo que se pode perceber, ele se saiu muito melhor mesmo do que o chinês e obteve 3 estrelas, mas logicamente equipado com airbag. E não era Albea não, era o Siena mesmo, o “geração” 3 vendido atualmente como Fire. Agora acredito que os fabricantes no Brasil não investem em equipamentos de segurança pois não existe nenhuma lei ou legislação exigindo tal coisa. Na minha opinião isso deveria ser repensado. Outra coisa que gostaria de comentar: estão comparando aí Ka com o Uno, que são veículos de entrada e que o Uno não oferece ABS nem Air Bag. Acontece que o novo Ka é um projeto bem mais atual do que o Uno e acho que não é mais do obrigação da FORD bem como de TODOS os fabricantes oferecerem equipamentos de segurança a preços mais acessíveis (no começo pelo menos como opcionais) nos novos modelos que estão lançando. O Uno em relação a isso realmente está atrás mas acredito que dentro de pouco tempo ele sairá de linha deixando o atual Palio como modelo de entrada…
Março 12th, 2008 at 12:09 pm
Lyla, recomendo que visite concessionárias de diversas marcas. Em muitas há estoque, ou carros chegando a todo momento, de forma que nem sempre é necessário entrar em filas de espera de meses. O Clio, por exemplo, aqui tem à pronta-entrega. E em minha opinião é o carro mais interessante abaixo dos 30 mil. Até mesmo o modelo sem direção hidráulica tem a direção macia, e o acabamento interno surpreende. O Celta tem à pronta-entrega também, mas é um carro bem mais simples e a maioria dos opcionais são instalados na concessionária, o que não me anima. A posição de dirigir do Celta também considero horrível. E tem o Palio, que dá pra achar em estoque em algumas concessionárias. É um carro equilibrado, macio e gostoso de dirigir. Perde para o Clio no geral, mas tem revenda mais fácil e mecânica barata.
Março 12th, 2008 at 12:10 pm
Observando os dados postados sobre o desempenho do novo Ka 1.6, em teoria ele perde para o Palio 1.8R (em aceleração e velocidade final - do Palio beira os 190km/h e aceleração de 0 a 100km/h pouca coisa abaixo de 10s). Em linha reta o Palio leva vantagem, mas em curva como dizem o Ka leva vantagem. Agora falta um esportivo como o velho Uno Turbo: 118cv, motor 1.4, torque de 17,5kgf/m e relação peso potencia de 8,3kg/cv… valores próximos ao do novo Ka 1.6 mas que resultam num desempenho muito melhor e com comportamento em curvas comparável ao do Ka…
Março 12th, 2008 at 1:42 pm
Caro Marcus Rocha. O carro de entrada da FIAT é o UNO o qual não possui AirBag como opcional. O palio fire já eh um pouco acima… A GM não disponibiliza Air Bag para o Celta e a VW não disponibiliza para o Gol City.
Concordo que AirBag não é um quesito “extra” e sim uma Obrigação.
Estou apenas salientando que parabenizo a Ford por incluir tal opcional em seu veículo de entrada fato este pouco comum nos modelos de entrada.
Março 12th, 2008 at 1:44 pm
Antonio Marco. O painel se possui iluminacao na cor VERDE. Os autofalantes que podem ser instalados nas portas sao de até 5×8″ e na mala aqueles convencionais de 5 ou 6″. Acho q eh isso nao entendo bem de auto falantes.
Março 12th, 2008 at 1:56 pm
Foi postado acima que os números do Ka são os mesmos dos divulgados pelo Sandero 1.6 8v de 95 cv. Pode até ser, mas a ford me parece mais realista na divulgação dos seus números. Li em um site um comparativo entre Golf 1.6 flex e focus flex. Embora o próprio repórter tenha informado que entre os dois o focus é mais esperto, no final, divulgaram os números de desempenho das fábricas, com números mais favoráveis ao Golf, dando-lhe a vitória nesse quesito.
No caso do Ka, acho interessante um comparativo com o Sandero (que é bem maior) para tirarmos as dúvidas.
Março 12th, 2008 at 2:01 pm
Aproveitando q mtus estao falando no quesito segurança vou dar um exemplo de q o air bag salva msm.
Ano passado, um colega meu estava voltando de uma cidade vizinha (isso ja era de madrugada), e no momento em q ele começava a entrar na rodovia, tinha um outro veiculo( parece q era um Monza) dando re, e qnd ele viu ja estava em cima do Monza, foi qnd ele foi para o acostamento para não atingir a outra mao de direçao e tirou para o acostamento e o cara do Monza tbm. Qnd os dois tiraram para o acostamento o meu colega q tava com um Corsa completissimo e q por mtaa sorte dele tinha Air Bag, enxeu de cheio a traseira do Monza e na hora ele ia bater a cabeça no volante/vidro, mas por sorte o Air Bag nao deixou q isso acontecesse. Na hora meu colega ficou inconsciente por causa do impacto, ficou na UTI alguns dias, mas depois voltou td ao normal, e, não teve nem uma fratura. Ja a filha do cara do Monza q estava no banco de tras, teve alguns problemas nas costas.
Entao, o Air Bag, ABS, deve ser levado em conta na hora da compra de um carro, pq ajuda sim a evitar de ter problemas serios ou ate msm a morte em casos de acidentes.
Março 12th, 2008 at 2:09 pm
Ola pessoal, tenho visto alguns de vcs dizerem q a terceira marcha do Ka vai aos 140 km/h, estou pensando em adquirir um para a minh auto escola(1.6 completo) porém aqui a regra é não passar de terceira e dos 40 km/h, portanto me digam se colocar o carro em terceira ele vai andar menos de 40 ????e quanto ao combustível será q vai gastar muito mais que o Ka 1.0 que usamos para dar aulas ???Obrigado !!!
Março 12th, 2008 at 2:45 pm
O carro da Fiat com preço mais próximo do Ka (25190) é o Palio (26140). O Uno custa apenas 23180 e não tem concorrente direto quando se analisa apenas o custo.
O Palio possui como opcional o AirBag e o ABS (coisa que o Ka não oferece).
Alias, eu não entendo qual a vantagem de dizer que o carro de entrada oferece AirBag. O carro de entrada da Audi (A3) oferece AirBag e dai?
Sem falar que o Ka não oferece AirBag na versão de entrada (1.0) apenas na 1.6.
Março 12th, 2008 at 4:26 pm
pow.. auto escola cara? pega 1.0 mesmo… nao vejo pq um 1.6
Março 12th, 2008 at 6:56 pm
O ka teve péssimo desempenho no crash test, na minha opinião.
Se saiu bem na colisão frontal com airbag, mas na colisão lateral foi um desastre.
Ou seja, se um carro atravessar a preferencial e bater na porta do ka o nivel de segurança é péssimo.
Segundo a euroncap no teste de colisão lateral o motorista sofreria lesões com risco de morte.
O ka 1.6 novo é mais lento do que o antigo por conta das relações de marcha.
Se quiserem um carro bem acabado, seguro, estável e confortável pensem no clio, o 1.6 nada muito, comprei o meu a uma semana e anda mais do que ka 1.6 e palio 1.8.
O único detalhe é que o clio é 16v e deve ser conduzido de forma diferente, no dia a dia andando abaixo das 3000rpm ele é suave e agradável.
Na estrada no momento de uma ultrapassagem, reduzam marcha a pisem que ele dá um salto, anda bem mais do que os citados anteriormente.
Abraço
Março 12th, 2008 at 9:42 pm
Marcos, muito obrigada pelas dicas! Agora é começar a peregrinação…
Março 12th, 2008 at 10:25 pm
Luciano. O manual recomenda a utilizacao da terceira marcha com motor aquecido dos 35 à 65 Km/H. Acho que atende o seu quesito. Ateh por que Terceira marcha À 40Km/h vai estar em uma rotaçao bem baixa o que vai economizar combustível.
Março 12th, 2008 at 11:48 pm
Andei lendo alguns comentários sobre os carros 1.0 e gostaria de ponderar da seguinte maneira: na Europa durante muito tempo circularam automóveis com motores de 2 cilindros e 500 ou 600 cilindradas (o maior exemplo é o Fiat 500), outros com 3 ou 4 cilindros e 800 cilindradas e mesmo atualmente vários veículos equipados com motores pequenos (Polo e o nosso Punto com motores 1.2). Concordo que em uma estrada ter potência de sobra é até questão de segurança, mas ficar rodando em centros urbanos engarrafados e cheios de radares qualquer carro 1.0 dá conta tranquilamente sem muito prejuízo frente a modelos mais potentes. Se nossas estradas fossem todas duplicadas e a população brasileira tivesse respeito e cumprisse as normas de trânsito (bem como a maioria das normas e leis) poderiamos ter carros 1.0 nas estradas gastando pouco combustível, andando devagar está certo, mas sem comprometer a segurança. Nesse aspecto estamos muito atrás ainda dos europeus, que além disso ainda valorizam itens de segurança nos automóveis em detrimento a itens estéticos, justamente o oposto da maioria dos brasileiros…
Março 13th, 2008 at 7:01 am
Rafael, eu concordo plenamente. Com um carro 1.0 de hoje em dia dá para andar tranquilamente tanto na cidade quanto na estrada. Mais potência é uma questão mais de conforto do que de necessidade, a não ser que o cidadão precise andar com o carro sempre carregado. Concordo com o que você fala sobre os europeus, no Brasil a maioria dos carros pequenos não oferece abs e airbags nem como opcionais, sendo que os opcionais preferidos são o ar e a direção, uma questão de conforto. Claro, eu também gosto de conforto, só que deveríamos priorizar a segurança.