18º Dia
A primeira delas
Ontem, sábado, aproveitando as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, convidei uma amiga, a Ana Thiemi, para dar sua opinião sobre o Ford Ka. Logo de cara, a minha primeira surpresa: ela não gostou do design.
“Achei muito masculino!”, afirmou. “O Ka antigo, com formato mais arredondado, me agradava mais, apesar de ter ficado desatualizado”. Por dentro, Ana foi menos crítica. “Está mais moderno, mas, ao mesmo tempo, perdeu a personalidade única que tinha. Agora, esse interior parece com o de um modelo qualquer”, disse.
Quando já estava me conformando, achando que a primeira mulher convidada para conhecer o Ka do Teste dos 100 Dias só iria tecer comentários negativos, veio a reviravolta com o carro em movimento.
“Nossa, que motor é esse? 1.8?” perguntou. “É muito forte!”. Um pouco depois, melhor acostumada, não parou de elogiar o carrinho. “Ele parece muito mais possante que o meu VW Polo 1.6″, contou.
Após o rápido teste-drive, minha amiga aprovou o carro, mas disse que não teria um. “É bom de dirigir, mas como preciso de espaço para levar as coisas das crianças (ela tem dois filhos), o novo Ka, mesmo maior que o antigo, é inviável para mim”, explicou. Ah, sim, faltou explicar: Ana já foi proprietária de um Ka 1.0 há algum tempo.
“Mas, para quem precisa de um segundo veículo em casa, ou só para ir ao trabalho, por exemplo, acho que ele pode ser uma opção interessante”, contou. Por fim, a inexistência de uma versão com 4 portas foi outro aspecto negativo apontado por ela.
Estão vendo? Quem disse que as mulheres não entendem de carros? A partir de agora, sempre que possível convidaremos outras garotas - de perfis diferentes - para conferir novas opiniões.
Posted in Desempenho, Design, acabamento
Março 9th, 2008 at 6:48 pm
Gostei foi do comentário dela:
“Ele parece muito mais possante que o meu VW Polo 1.6″
Parece não ANA, ele é! E MUITO… O Zetec Rocam 1.6 da Show no 1.6 da VW.
Março 9th, 2008 at 7:21 pm
Eu tb não achei muito bonito. O carro não tem um visual homogêneo. As vezes parece bonito, as vezes meio desengonçado quando o vejo na rua. A traseira achei muito bonita, a lateral não curti muito e a frente é bonita quando vc está bem em frente ao carro e vê os farois “de cima”, mas na rua, a alguma distancia, a frente parece muito comum.
No entanto, acho que daqui algum tempo, quando o processo de fabricação melhorar, o Ka vai ser a melhor compra nessa faixa de mercado.
Março 9th, 2008 at 7:34 pm
Quase td dia eu estou vendo um Ka novo aqui na minha cidade, realmente tem muita gente comprando.
Mas o q vcs acham q vale mais??
Fiesta 1.6 ou Ka 1.6 ( os dois completos)
Eu ficaria com o Fiesta.
Mas cada um tem seus pros e contras neh.
Março 9th, 2008 at 7:40 pm
O problema do fiesta é pagar 40000 com ar e direção e o Ka vc consegue por 33500.
Sem contar que há um mês o carsale vendia focus por 41000 e hoje tá cheio de fiesta por ai por 42000.
Pra mim não tem jeito…vai ter que ser um kazinho mesmo.
Março 9th, 2008 at 7:46 pm
Djowl, acontece q o fiesta eh 4 portas, e o espaço interno eh ate um pouco maior q o Ka, apesar de existir essa grande diferença de preços. O problema de compra Focus agora é q daqui alguns meses ele vai mudar, e isso desvalorizaria mtu q comprasse um focus novo agora. Logico eu preferia mtu mais um Focus do q um Fiesta, mas tambem tem q ver o tanto q perde na hora da venda.
Março 9th, 2008 at 7:53 pm
Ok.Já vou falando logo: Não gostei do carro… é um “remendo”… as portas e a estrutura (ou seja…as partes mais complexas de alterações saum as mesmas do antigo Ka…que alias era mais harmonico e de mais personalidade…enfim). Me fez lembrar muito a remodelação do santana em 1991…que o carro foi remodelado…porém as portas e a estrutura central era EXATAMENTE a mesma daquele santana mais quadradinho que estreou no Brasil em 1984…
Pois bem… esse Ka 1.6 vai corresponder a uns 10~20%(no máximo do mix de produção do Ka)…portanto não faz muito sentido estar testando-o.
Mas já que o comentario vai ser com certeza a boa relação motor/peso/agilidade…vai haver um contrasenso muito grande…pois muitos criticaram o Punto 1.4 pelo mediano desempenho…porem é um carro mais de caracteristicas urbanas e segundo a Fiat representa 70~80% da produção do Punto. Ok…bem entendido…se querem mais motor…devem optar pelo 1.8…esse sim mais estradeiro.
No caso do Ka…como a maior parte das vendas vai ser de 1.0.. com certeza a critica seria pelo baixo desempenho (e altos giros) em velocidade de cruzeiro na estrada.
Dito isso… quero esclarecer mais um ponto: a mesma suspensão firme que torna o Ka muito bem comportado em curvas…é um martirio no dia a dia de nossas ruas esburacadas…pq? Por ser mais rigida a suspensão não anula as ondulações e impactos do pavimento, dessa forma os “socos” são transmitidos aos ocupantes ( e cá entre nós… vc vai pasar a maior parte do tempo digirindo normalmente do que fazendo curvas a la “Senna”)…isso se traduz em desconforto e RUIDOS por todos os lados…pois os plasticos rigidos de media qualidade…falta de material fonoabsorvente…etc…fazem que em (pouco) tempo os barulhos de rangidos tomem conta do interior do carro (com muitos socos e impactos do asfalto quem paga o preço é o acabamento)
Digo isso com conhecimento de causa…pois tenho um Fiesta personnalite e com menos de 1 ano de uso os plasticos encheram o interior de desagradaveis e desanimadores “nhécs”…e como é de conhecimento o Fiesta é muito bom de curvas pela suspensao firme…mas castiga os ocupantes com as vibrações no interior e ruidos que se propagam no interior devido ao plastico rigido e mediano-não muito distante do acabamento do Ka.
Por esse motivo que já troquei minha picape saveiro por uma Strada…pelo melhor acabamento e suspensao mais maneira que não sacrifica o conforto sem ser ruim de curvar por contadisso.
O proximo carro vai ser um Punto com boas qualidades dinamicas sem judiar dos ocupantes…por isso meu fiesta já vai estar dando adeus da minha garagem este mes ainda.
Em tempo: por vezes vejo na midia especializada criticas da suspensao dos Fiats (molengos)…mas pensem bem: nosso asfalto NÃO É EUROPEU! Para nos darmos o prazer de curvas e retas deliciosamente lisas.
Abs.
Março 9th, 2008 at 8:08 pm
Flávio, eu tb prefiro fiesta e focus. A minha preferencia futura pelo Ka é apenas devido ao preço que posso pagar.
Quanto ao Focus, acho que o novo vai chegar num novo patamar de preço não provocando grande desvalorização do modelo atual que ainda vai continuar por um tempo.
Outro detalhe, devido ao crédito fácil, quase todos carros novos estão desvalorizando bastante pois todo mundo está querendo e agora podendo!?? comprar carro devido aos financiamentos.
Na minha opinião, seu eu tivesse uns 44000 reais eu iria de focus que já vem muito completo e pertence a uma categoria superios a esses dois carros além de ser um projeto muito bem acertado. O único senão é o fato de vir da argentina. Mas gosto não se discute, acho o fiesta um grande carro.
Mas mesmo assim…vou ter que ir de Ka…e se der 1.6.
Até.
Março 9th, 2008 at 8:11 pm
Outro detalhe estranho do fiesta. A Ford racionalizou tanto a produção oferencendo poucas cores e fez uma série de pacotes de opcionais que são uma confusão só. Até o vendedor se enrolou e não sabia direito o que era e eu tive que mostrar pra ele que tinha outra configuração mais barata que tinha tudo o que eu queria.
Março 9th, 2008 at 8:30 pm
É verdade Djowl, vc tem razao msm, o Focus é um grande carro msm, e se for ver ele não é mtu caro (em comparaçao com o fiesta). Olha so como o preço dos carros subiu mtuuuuuu. Em 2002 o pai de um colega meu comprou um Focus Sedan Ghia completissimo e pagou nd mais nd menos q R$41000.Hj se vc for comprar esse msm carro vai pagar pelo meno R$ 67000, isso eh um ABSURDOOOOOOOO, mas fazer o q neh!?!!?!!?!?!?
As vezes um carro oferece um montee de pacotes de configuraçoes (ex: Fiesta) e ate msm os vendedores fazem essa confusao de qual pacote eh, o q vem, a diferença, etc..
Seria mtu mais facil o consumidor montar o proprio carro……. Fazer o q ne!?!?!?
Tem q ser td do jeito q eles querem.
Março 10th, 2008 at 7:58 am
Pessoal, so voltando aos comentarios da chave, acho que eu sou um ponto fora da curva ou entao cuidadoso demais. Meu Ka tem 10 anos, + de 130mil km, 3o dono, 8 anos (100mil km) apenas comigo e as fechaduras, bocal, chaves sao as originais. Nunca me deram problema. E sao iguais as desse novo Ka. hahaha
Vai entender…
Março 10th, 2008 at 8:45 am
Eu acho que devia ter o Novo Ka 1.6 XR e ainda amarelo
Março 10th, 2008 at 9:05 am
Estou começando a ver ka mod. novo nas ruas, em questão de desing eu achei bacana demais, 1.0 com ar seria uma boa opçao, já que o calor deixa qualquer um estressado.
Em relação a perda de potência, isso acontece em todos 1.0, mas qual anda mais com o ar ligado, o novo ka ou o celta?
Março 10th, 2008 at 9:18 am
Marcelo,
a perda de potencia de um motor com ar ligado eh muito parecida em todos os veiculos. A diferenca na sensacao de forca (torque) se dara em funcao da qtde de forca disponivel em determinada rotacao e pela relacao de marchas.
Nao sei a disponibilidade de torque dos motores GM e Ford, mas a relacao de marchas do Celta eh mais curta que a do Ka, entao, teoricamente (se tivessem motores e pesos iguais) o Celta teria maior forca do que o Ka. Mas em contrapartida teria um consumo maior e uma vel. final menor.
So como efeito de comparacao, o Celta 1.0 eh um dos unicos veiculos que nao alcancam 100 km/h em 3a marcha. Enquanto isso o Ka 1.6 ultrapassa os 140km/h na mesma marcha. Alguem tem algo a acrescentar/corrigir?
Março 10th, 2008 at 9:21 am
Wilson bom dia…
ontem estava parado no transito e vi um Ford Ka deste novo modelo
e como comentei no inicio do teste o escapamento dele já estava com sinais de ferrugem…
o Ka ultilizado no teste já esta com o escapamento um pouco deteriorado?
grato!
Março 10th, 2008 at 9:45 am
Bom dia.
MULHER entende de carro SIM!
CANSARAM DE PILOTAR FOGÃO E FERRO-DE-PASSAR ROUPA E SE ESPECIALIZARAM! kkkkkkkkkk
Falando sério, a mulherada não é boba não. Segundo estudos da FORD, 53% das vendas de ECOSPORT são realizadas para MULHERES!
A globalização ajuda e muito. CARRO é sempre um assunto atual em nosso país!
E mulher também! hehehehehe…
PARABÉNS ÀS MULHERES!
Lí alguns comentários sobre KA X SANDERO…é covardia!
Comparem o KA com carros de sua categoria (embora o SANDERO invada várias).
A plataforma, o projeto do SANDERO é infinitamente SUPERIOR ao do KA.
Quem não dirigiu, que o faça. Test-drive em ambos. Escrevam o que acharam após, ok?
Houve muita evolução da FORD com o novo carro. Mas essa é a questão que deve estar causando ALERTA na montadora. As vendas do FIESTA despencaram. Mesmo não oferencendo 4 portas, o KA vez cair as vendas do primo mais caro.
Parem com discriminação a outras marcas.
Na “contra-mão” a RENAULT está rindo á toa. Demoraram para inciar a Campanha Publicitária do SANDERO (MODELO lançado em dez/08) - mas veleu a pena.
O carro “feito para o Brasil” já começa a vender muito. E como a maioria dos carros fabricados no Brasil, há fila de espera.
É isso…
Março 10th, 2008 at 9:57 am
Oi Pessoal.
Eu já tive vários carros da ford, destaco, em especial um Kazinho 98 1.0, que apesar de não “andar nada” eu o adorava. Nunca tive problemas com a chave ou ignição ou então trava das portas. Só para consignar, vendi o carrinho em 2005, só comigo foram 7 anos.
A propósito, fiz o pedido de um KA 1.6 em 31.01.08 e a concessionária me deu a previsão de entrega para a segunda quinzena de abril!!!
Não é muito tempo não?
Alguém pode me dar alguma informação sobre esta demora, produção, prazo de entrega, ou alguma providência que poderia tomar?
Abraço para todos.
Março 10th, 2008 at 10:43 am
Tá com fila de espera de 60 dias segundo a concessionaria. E a produção muitas vezes não começa a todo vapor, existem gargalos e devagar eles vão aumentando a produção sem afetar a qualidade do veiculo. È normal nesse mercado aquecido.
Quando ao sandero eu até gostei, mas quando vc coloca ar e direção o preço dele dispara e muito. To achando ele caro, talvez quando nao tiver fila isso tudo melhore um pouco.
Março 10th, 2008 at 10:54 am
Vc fala no teste que o seu KA1.6 veio equipado c som (auto rádio -mp3). Porém me parece que ele não é ítem de série. Foi uma cortesia da Ford a instalação? Caso contrário qual pacote de acessórios contempla esse ítem?
Março 10th, 2008 at 11:20 am
Ney,
vc comparou a relacao de marchas do celta 1.0 (relação de marchas mais curta do Brasil) com o ka 1.6 (relação de marchas de carro 16v apesar de ser 8v, longa)… o Ka 1.0 tem a mesma relacao que a do 1.6? acho que não, mas independente disso, prefiro as marchas de minha bicicleta do que a do celta.
Março 10th, 2008 at 11:25 am
Ney,
Obrigado pela dica cara…
Acho que um carro no caso o celta e o ka realmente devem ter a mesma dificuldade na questão do ar condicionado.
Quero trocar de carro, atualmente tenho um uno Fire 06 flex… ele é potente pra sua categoria e economico, mas acho feio, ja tive um celta, mas o novo ka achei lindo.
Espero acertar na escolha, um abraço a todos !
Março 10th, 2008 at 12:58 pm
De acordo com a revista autoesporte, as velocidades finais (maximas por marcha) do Ka 1.0 se equiparam as do Punto 1.4, com excecao da velocidade final em 5a. Diferenca de no max 5km/L (Autoesporte janeiro 2008).
Celta 1.0 nao chega a 100km/h em 3a.
Março 10th, 2008 at 3:11 pm
celta nao chega mesmo. tive um, motorzinho eh legal ate, mas a primeira marcha eh a mais curta q ja vi num carro… como eu dizia pra amigos, soh serve pra tirar o carro do atrito estatico mesmo.. (to tentando resgatar algum conhecimento de fisica, posso ter errado kkkk)
Março 10th, 2008 at 6:47 pm
Ola pessoal, tenho visto alguns de vcs dizerem q a terceira marcha do Ka vai aos 140 km/h, estou pensando em adquirir um para a minh auto escola(1.6 completo) porém aqui a regra é não passar de terceira e dos 40 km/h, portanto me digam se colocar o carro em terceira ele vai andar menos de 40 ????e quanto ao combustível será q vai gastar muito mais que o Ka 1.0 que usamos para dar aulas ???Obrigado !!!
Março 10th, 2008 at 10:56 pm
Tem razão a colega que disse que o Ka perdeu a sua personalidade. O modelo antigo era um veículo bem interessante (eu era proprietário de um 1.0 (2003) completo (ar, direção, etc). Só tive alegrias, quase nenhum gasto com manutenção (oficina “zero” em mais de 88.000 km rodados). Mas o modelo novo, não compro de jeito nenhum: para ter um carro assim, sem personalidade, “remendão”, com a dirigibilidade piorada… A ford conseguiu fazer aquilo que, até agora apenas a Fiat tinha conseguido (no aso do Palio): piorar o carro dinâmica e visualmente.