9º Dia
Argumentos, evidências e curvas
Estamos no 9º dia de teste e alguns amigos blogueiros reclamaram que não falamos sobre o carro e apenas criticamos o acabamento. Discordo. Basta buscar os temas dos posts para ver que escrevemos sobre desempenho, equipamentos, ergonomia, design e, principalmente, acabamento, entre outros.
E, se falamos mais sobre o acabamento, é porque ele chamou bastante atenção – negativamente, vale lembrar. Isso, inclusive, já foi motivo de um contato da Ford com a redação para explicar alguns procedimentos da fábrica em relação a seus lançamentos.
Eles justificam que há várias versões de um modelo antes de ele chegar ao consumidor e que o Ka que está em nossas mãos é o que costumamos chamar de “unidade pré-série” – porque ninguém lembrou que ficaríamos com ele 100 dias já é outra história –, ou seja, aquela que ainda passaria por alguns ajustes até chegar às concessionárias. A Ford ficou de elaborar uma explicação oficial sobre isso. Aguardamos aqui.
Fui checar o documento do carro e encontrei lá um dado interessante: “nosso” Ka é 07/08, ou seja, foi feito no final do ano passado, época de estréia da nova geração. Realmente é um dos primeiros a sair da linha de montagem, o que ameniza um pouco os problemas se imaginarmos que eles foram (ou estão sendo) corrigidos. Donos de Ka, por favor, nos ajudem com seus testemunhos.
Agora prometo não falar mais do acabamento! Vamos falar de coisas mais legais. Curvas, por exemplo. Como é ousado o Kazinho, rapaz! Tem um “handling” fantástico, responde rápido aos comandos no volante e “torce” pouco quando exigido mais esportivamente.
Vale lembrar que essa é uma característica que se estende também à versão 1.0 l. Outro tema que tem gerado curiosidade e será respondido em breve: consumo. Neste fim de semana, encheremos o tanque do Ka e na segunda-feira postaremos aqui qual foi a média de km/l percorrida.
Mesmo assim, fique atento aos posts do repórter César Tizo neste sábado e domingo. Como dono de um Ka 1.6 l idêntico ao do Teste dos 100 Dias, ele certamente tem coisas muito interessantes a contar para vocês.
Posted in Consumo, Desempenho, Estabilidade, acabamento

Fevereiro 29th, 2008 at 6:25 pm
Oi Gerson.
É uma pena o carro estar nestas condiçoes, porque acaba interfirindo no resultado do teste.
Pra mim é uma mancada muito grande da montadora ter disponibilizado um carro “pré-série” para um teste dessa categoria.
Sinceramente eu não sei se teria coragem de comprar esse carro. Quem poderia me garantir que os problemas relatados aqui são exclusivo apenas deste carro?
Pagar 31 mil num carro com tantos problemas é melhor andar de “buzú” rsrsrsrs
Fevereiro 29th, 2008 at 6:37 pm
Realmente os carros da FORD tem uma estabilidade bem melhor que os outros mesmo, tenho um Fiesta e você nem “sente” fazer as curvas, adorei…ouço falar bem do Focus tambem
Fevereiro 29th, 2008 at 7:01 pm
A FORD continua a mesma. Porém, é inaceitável tal justificativa. apesar, do blog ser de acesso restrito a alguns poucos amantes de carros, a pior propaganda é o boca a boca. Dez para a FIAT e a Citroen já que disponibilizaram um carro para teste real. Mas não se enganem, o controle de qualidade é ruim mesmo.
Fevereiro 29th, 2008 at 7:16 pm
No teste do Punto havia divulgação de consumo de combustível quase que diariamente, neste está difícil… Como faz falta um computador de bordo né!!!
Fevereiro 29th, 2008 at 7:25 pm
O Focus é excelente de curva mesmo, tenho um..
e foi vacilo da FORD dar um carro pré serie mesmo..
seria bom se substituisse o veículo!
abraços.
Fevereiro 29th, 2008 at 7:36 pm
Lembram-se daquela propaganda da Ford onde aparecia o Presidente da companhia falar “deixe um Ford surpreender voce, passe em concessionario e faça um teste drive, se não gostar a Ford para R$ 100,00 para voce”. Pois é, se fosse hoje, ganharia fácil os R$ 100,00 com estes problemas relatados. È mole fazer um teste drive num carro qua vai morrendo o motor pelo caminho e desencaixando o vidro. Só um mané envia um carro para teste em revista sendo este de pré-série.
Fevereiro 29th, 2008 at 7:39 pm
seria interessante neste fim de semana passar o carrinho em uma ducha p/ testar as vedações (apesar de ser pré-série), e já começaram ruídos internos, devido ao acabamento? como a suspensão se comporta em estradas de terra e asfaltos pessímos?
Fevereiro 29th, 2008 at 8:02 pm
O Ka velho era fantástico nas curvas tive um 1.0 2000 e apesar dos pneus 165 aro 13 ele engolia as curvas e deixava vermelhos donos de importados…
Mas ouve um carro mais no chão do que o Ka velho, o Fiesta velho!! Tive um 1.4 16v 1996 e esse era o melhor!! Acredito que o Ka de produção será legal sem problemas de acabamento que estamos vendo aqui. Vou chutar o consumo: 7 na cidade e 11,5 na estrada com álcool. A conferir…
Fevereiro 29th, 2008 at 9:54 pm
Já desconfiava que este carro não era o “definitivo”, acredito que por mais “premiado”, que possa ser, dificilmente teria tantos problemas como relatado. Na minha opinião este teste está seriamente comprometido, já que provavelmente, muitos dos ajustes da versão final do carro, serão diferentes do carro que está sendo avaliado. A única saída, a meu ver é trocar o carro pela versão definitiva. De qualquer forma a revista está de parabéns por fazer teste de tão longa duração e com relatos diários.
Fevereiro 29th, 2008 at 11:21 pm
Gerson,
falar mal do acabamento, tem que falar sim! se o carro veio péssimo, não importa se é pre-serie ou nao, veio MUITO ruim, e é bom sempre salientar… porém o que esta havendo é a falta de informacao a respeito do dia a dia. Ocorreram os problemas dos vidros, motor morrendo como foi publicado mas ficaram devendo consumo, velocidade das marchas (pois dizem que a 3 marcha chega a mais de 140km/h, é verdade?), o tamanho dos bancos (se é curto como falam?) a qualidade do tecido utilizado, ou seja, conhecer o carro mais detalhadamente.
abs
Fevereiro 29th, 2008 at 11:33 pm
Em outro tópico ja tem um dono de um novo ka reclamando de o motor morrer do nada.
Fevereiro 29th, 2008 at 11:45 pm
“Em outro tópico ja tem um dono de um novo ka reclamando de o motor morrer do nada.”
Só para completar, o dono relatou isso nos comentários do 8º dia. Sobre a carroceria com alguns deslinhamentos todo mundo que comprou o carro reclamou por enquanto (dos que eu vi).
Tenho um KA GL 2007, carro ótimo, não bate absolutamente nada, motor 1.0, mas potente DEMAIS, e MUITO econômico.
Estou estranhando esse Novo Ka vim com tantos problemas e o ruim é que pelo que percebi, não é só o carro do teste, mas praticamente todos.
Março 1st, 2008 at 12:03 am
Continuando…
primeiro quero corrigir o que escrevi ali: é desalinhamento, nao saiu o a.
segundo, acho que no teste tem que ser relatado TUDO que está de errado com o carro, além de consumo, etc…
Março 1st, 2008 at 12:10 am
É REALMENTE A MONTADORA FOI UM POUCO INCONSEQUENTE DANDO UM CARRO ´´PRÉ ELIMINAR“ DE FABRICAÇÃO. QUANDO SE TENTA AUMENTAR SUAS VENDAS COM ELE.
POREM JÁ FOI FEITO…AGORA ELES QUE SEGUREM AS COSNEQUENCIAS QUE PODEM SEREM APRESENTADAS NO TESTE DOS 100 DIAS QUE Ñ PERCO UM…..DESDE O INICO DO PUNTO!
ABRAÇO!
Março 1st, 2008 at 12:57 am
Caro Gerson e blogueiros, Acompanho sempre que posso o “Teste dos 100 Dias”, mesmo com algum atraso, gostaria de dar meu “ponto de vista”, sobre o Ka. Primeiramente, a Ford deveria ter se preocupado mais com a qualidade do veículo em teste, independentemente de ser um “pré-série”, que a meu ver, normalmente, é sempre melhor (mais ajustado/ afinado) do que um modelo que vai parar nas mãos dos consumidores comuns.Portanto, “ninguém lembrou”, beira o ridículo, mas…. vamos aguardar a resposta oficial da Ford. Acho que de todos os problemas citados, o que mais me preocupa é o veículo em si. Mesmo em se tratando de um veículo de “entrada”, a Ford simplesmente juntou o que tinha disponível nas prateleiras da fábrica , e fez um “Mix” de partes/peças do Ka, Fiesta Street, Fiesta anterior, Eco, etc. Abandonou o belo estilo “New Edge” e criou o “Tupinetic”.Os engenheiros da Ford devem ter dispensado os designers, porque o que não tinham pronto, a traseira, por exemplo, copiaram discaradamente do Fit.Aí pergunto aos blogueiros: será que num país onde se vendem mais de 200.000 carros/mês, os brasileiros não mereciam um produto melhor.As montadoras “tupiniquins” , aprenderam rápido com os políticos brasileiros,”enganar e confundir os consumidores”, que na sua grande maioria, acha que esta adquirindo um produto novo, com tecnologia, segurança…..chega de modelos de só existem aqui, no Paraguai, na Bolívia….Venezuela, e quem sabe, agora, em Cuba, pobre “América Latrina”. Cito a Ford, apenas como exemplo,(e ela não está só) já que foi a última a lançar o ka. Lembram do slogan “A Cara do Novo”??????Sem entrar no mérito de beleza e comportamento dinâmico,(suspensão e motor),a Ford perdeu a chance de mostrar algo realmente novo, e pra uma montadora que deve ter um século de Brasil (me corrijam, se eu estiver errado), é muuuuito pouco. Acho que a Ford, GM e Volks, ainda vão ter que continuar rebolando pra alcançar a Fiat. Abraços a todos.
Março 1st, 2008 at 8:30 am
Já viram em comercial antigo o presidente da Ford falar “faça um teste drive e deixe um Ford surpreender voce; se voce não gostar a Ford paga R$ 100,00″. Parece que com este KA seria moleza ganhar esta quantia não? Quem será que foi o Mané da Ford que entregou á revista especializada um carro pré-série para teste?
Março 1st, 2008 at 9:36 am
Realmente, esse carro parece ser pré-teste mesmo, quando fui na concessionaria no meio de Janeiro, me informaram que todos os KAs que saissem, já seriam, absurdamente na minha opinião, 08/09!!
Março 1st, 2008 at 12:10 pm
Mas a reposta pra tantos problemas do novo ka é simples. O antigo Ka já tinha uns 10 anos para terem sido resolvidos problemas e ajustes.
Se o Punto, que é de uma categoria superior ao ka, apresentou falhas nos primeiros lotes (tampa do combustível, e do porta-luvas dentre os mais citados), o que dizer então de um modelo popular?
A Ford não me convenceu. A versão do teste pode ser uma “pré-série” mas não acho que os primeiros Kas (pelo menos até daqui uns 6 meses) estão muito diferentes não.
Entrei num novo ka e realmente o acabamento é péssimo. Tão ruim quanto do Celta. O que já era de se esperar pois são carros de entrada de montadoras (GM e Ford)que não capricham muito no acabamento. O Fiesta e o Prisma são exemplos disso.
Março 1st, 2008 at 12:19 pm
e o desempenho?? qdo teremos medições? seria possivel colocar a velocidade maxima por marcha e a rotação de corte do motor?
o cambio dele me pareceu um pouco longo demais….. o que axaram?? o diferencial do fiesta não o deixaria mais esperto?
Março 1st, 2008 at 3:14 pm
Na minha opinião os carros estão apresentando defeitos acima do aceitável, a impressão que tenho é de que estao sendo lançados antes de estar prontos para que comecem a gerar dinheiro mais cedo.
Tanto ka quanto punto deveriam ter ficado mais alguns meses na gestação, mas foram lançados antes e os defeitos que deveriam ter sido detectados e corrigidos na fase de testes estão sendo corrigidos com o sofrimento dos primeiros compradores.
Abraço
Março 1st, 2008 at 4:00 pm
Pessoal, sou proprietário de um novo Ka 1.0 há pouco mais de uma semana e venho defender o carro. Se o acabamento não é excelente, ao menos é melhor do que o dos seus concorrentes imediatos (Gol, Palio e Celta, meu último carro). Até o momento, o carro não me decepcionou. O motor é silencioso e suficiente para o dia-a-dia na cidade. O consumo inicial de 8,3 km/l no álcool, com 50% do tempo de ar ligado, é mais do que satisfatório.
Pode não ser um carro perfeito - está longe disso -, mas é muito bom dentro da faixa em que se insere. Fora que é muito bonito e chama atenção demais nas ruas.
Março 1st, 2008 at 6:09 pm
Caros colegas, não se afobem!!!!rsrsrsrsrsrsrs!!!!!! Já que o computador de bordo do KA, o frentista, vai demoar a entrar em ação. Viva a tecnologia……..
Março 1st, 2008 at 9:38 pm
Comprei um KA 1.6 completo e estou decepicionado com o carro, já estou cogitando até mesmo entrar com uma ação contra a FORD. pois o meu carro veio com porta mala desalinahado, capú desalinahdo, forração do banco do motorista com defeito, forraçao do teto solta nas laterais, e o pior e que ele esta com o mesmo problema de morrer quando reduzo a marcha do carro, a rotação do motor cai e o carro morre. Gostaria de receber alguma orientação sobre como proceder neste caso, já que comprei um carro 0KM com tantos defeitos.
Obrigado.
Março 1st, 2008 at 9:40 pm
só para fazer uma relação do que falta neste ka..
Computador de bordo
Freio ABS
Radio integrado ao Painel
Acabamento do Palio com o kit atractive..
Dai ia ficar show.
Hoje eu vi um Peugeot Conversível, lindo o carro e fiquei pensando que por este valor que oferecem o Ka, o ideal seria oferecerem um esportivo de fato, dai valeria a pena, como abaixar o preço exorbitante a Ford não vai mesmo, deveria pelo menos agregar valor ao produto. A Sulam prepara uma versao conversível do Ka, fica maravilhoso, bem que poderiam lançar uma como este novoKa ficaria excelente, ficaria melhor ainda se a capota fosse elética como do Peugeot.
Enviei um email perguntando o preço da conversao, a média de valores fica em 20 mil.
confira o site com as fotos e vejam se não dá vontade de ter um.
http://www.sulam.com.br/ka_conversivel.php
Março 1st, 2008 at 9:43 pm
O interior deste Ka conversível é muito bonito, poderia sair de série na versão 1.6 do NovoKa, melhor que o tecido padrão de cortina de casa da avó, que é oferecido hoje.
Março 1st, 2008 at 11:02 pm
Eu acho que comentarios tão negativos devem ser de quem trabalha em montadoras concorrentes e estão percebendo que irão perder muita venda com novo Ford Ka,
Março 1st, 2008 at 11:08 pm
Quanto ao consumo o teste da revista car and driver diz que o novo ka Fez 12,4 na estrada e 8,3 na cidade com media de 10,4 o que achei uma media muito boa se tratando de um carro 1.6, gostei e já reservei o meu.
Março 1st, 2008 at 11:13 pm
Gerson Campos por que aceitar fazer um teste desse nivel com um carro pré serie? estou acompanhado mas para min perdeu a credibilidade.
Março 2nd, 2008 at 1:26 am
Amigão, o Ka topo de linha vem com ABS, informe-se… O velho Ka era fantástico para pilotagem, mas por aqui há muito garoto padrão Celta, não sabe o que é pilotar um carro no chão. Aliás, o que mais vejo por aí é moleque ruim de braço. Para dirigir o Ka precisa de curso de capacitação, não é para qualquer um!!!
Março 2nd, 2008 at 10:03 am
Gerson, quer dizer então que a Ford entrou em contato com vc para explicar que o carro é pré-série? Bom já é uma boa notícia… pelo menos a Ford se preocupou com a repercussão dos problemas relatados aqui e ao menos deu uma satisfação!
Março 2nd, 2008 at 10:17 am
Pessoal, ví algumas pessoas comparando KA x Sandero e por isso resolvi verificar. Vejam só:
Sandero básico com desembaçador e limpador traseiro, motor 1.6: R$32.990,00
KA 1.6 básico (só que o básico já vem com direção travas elétricas com controle remoto além de limpador traseiro) R$31.800,00
Pesquisei esses valores no site das respectivas montadoras. O site da Renault só oferece dois pacotes ao Sandero. Um pé de boi e outro completo que aí joga o preço do carro em R$37.590,00.
Em relação a preço eu acho que a Ford deu mancada em colocar o preço do Ka na mesma faixa do Sandero. O Sandero é mais espaçoso e alé de tudo é 4 portas e na minha opinião é mais presença que o Ka (minha opinião). Se eu fosse escolher hj eu cairia mais pro lado do Sandero.
Abs.
Março 2nd, 2008 at 11:00 am
Olá Gerson,
estou acompanhando diariamente os post´s colocados no site. No início do mês(fevereiro),fui a uma concessionária, e fiquei muito esntusiasmado com o carro. No entanto, resovi buscar mais informações sobre o Ka e seus concorrentes diretos, antes de definir qual comprar.
As informações ofrecidas no teste me desanimou bastante. Porém, com a informação de o modelo usado no teste ser um pré-série, fui buscar maiores informações em outros sites. Felizmente, ou não, o carro é bastante elogiado. O site autoestrada, por exemplo, não poupou elogios. E olha que eles utilizaram a versão 1.0. Só que eles usaram um carro “novo”.
Abraços.
Março 2nd, 2008 at 12:07 pm
Ricardo este pacote “completo” me parece que não tem vidros e travas elétricas. Também não consegui saber se tem ou não direção hidráulica.
Achei muito ruim o site da Renault. Entrei para verificar estes preços do Sandero e simplesmente não consegui colocar um pacote com vidros e travas elétricas!
Se eu não me engano o preço dele (1.6 8v) com vidro, trava e direção gira em torno de 40.000 reais. Foi o que me passaram quando fui na concessionária. E com airbag vai para uns 42 mil mais ou menos.
Um novo Ka com tudo isso sai por 36 a 37 mil.
Março 2nd, 2008 at 12:46 pm
Lucas, vc tem razão… não diz se no pacote vem com vidros/travas. E o site da Renault é mesmo uma droga. Mas mesmo assim eu ainda ficaria com o Sandero pela opção de 4 portas e pelo conforto. Tenho visto alguns rodando e o carro não é dos piores não. Achei até mais bonito ao vivo que pela net ou TV. E acho que o Ford está “comendo bola” em não lançar um Ka 4 portas. Enfim é o que penso, minha opinião.
Abs,
Março 2nd, 2008 at 12:48 pm
Ahh e os vidros elétricos só aparecem na lista de itens na versão expression, masssss com valor de 39.990,00!!!
Março 2nd, 2008 at 5:28 pm
acho a comparação de Ka e Sandero meio sem cabimento.. O Sandero concorre diretamente com o Fiesta.. o Clio talvez fosse a comparação mais adequada peloo porte e por ser o modelo de entrado da Renault.
Março 2nd, 2008 at 10:40 pm
A qualidade da ford nacional ta deixando a desejar mesmo, tenho um eco cujo silencioso apodreceu de ferrugem aos 40k kms, enquanto que no celta com 130k kms ainda é o original e ta perfeito, até pensei em trocar o celta pelo novo ka mas se a qualidade for a mesma do eco, e ta parecendo, vou reavaliar! (detalhe: o eco fica em sjc - sp e o celta fica no rio de janeiro, a uma quadra da praia!).
Abril 7th, 2008 at 7:42 am
Olá amigos, sou dono de um Ka 1.0 há 2 semanas, nesse curto espaço de tempo já deu pra notar algumas deficiencias e alguns pontos positivos tambem. Veja bem, sai de um pug 206 1.0 16v, um carro que preza muito pelo acabamento, o motor respondia bem e consumo era aceitável. ao entrar no Ka, falhas de acabamento, como as curvas do painel de instrumentos que nao batem, o porta luvas q parece ter sido costurado no lugar e o plástico de baixa qualidade, alem disso, vale ressaltar tambem falhas no proprio desenho do carro, nas portas por exemplo, há uma elevação na parte superior da porta do motorista que faz com que quando chove o carro goteje, vê se pode, goteje! Alem disso, os ruidos da chuva batendo na porta quando estamos em velocidades acima de 60km/h faz um estalar que incomoda bastante. Mas o maior problema para mim até agora, inclusive estou indo hoje na consecionára tentar resolver, é o do alarme, na primeira semana tudo bem, aperta travar e o carro dava um bip: carro travado com sucesso, aperta destravar, o carro destravava, ótimo, mas na segunda semana, eu aperto travar, o carro dá dois bips, e nao ativa o alarme, nao sobe os vidros qndo seguro o botao travar, nem desce qndo seguro destravar, mas enfim, fora isso, kkkkk, fora isso, o carrinho é bom de motor, muito bom de curvas, o arcondicionado gela meeeesmo, tanto que ainda nao tive coragem de ultilizar a velocidade 4,o cambio é muito bom, pois as relaçoes de marcha aproveitam bem as baixas rotações alem de ser bem curto nas trocas, o que dá uma sensação de esportividade ótima, mas abaixo das minhas espectativas em consumo, com o ar ligado está fazendo no máximo 12km/l com gasolina, esperava mais. Espero que leiam meu post e que eu possa tê-los alertado sobre algo mais.