46º Dia
Calma: uma coisa de cada vez e não tudo ao mesmo tempo agora
No post anterior, quando me referi a ter dirigido na Rodovia dos Bandeirantes EM MOMENTO ALGUM eu mencionei que estava fazendo análise de consumo, que estaria buscando melhores resultados… Que iria procurar dirigir de maneira ecônomica… NADA DISSO! Eu apenas comentei, por alto, que o ponteiro se aproximou do meio tanque após pouco mais de 200 km. Só isso! Também não disse que ele tinha consumo alto ou não. Muito pelo contrário. Farei que faria a conta depois.
Primeiro: tenho que dar a mão à palmatória! Rodei mais em Indaiatuba do que imaginava e, conferindo a quilometragem do fim de semana, superei os 300 km (!). Ainda não abasteci o Kazinho, mas deve vir um número bom aí. Isso porque andei a cerca de 100 /110 km/h, em 4ª marcha!!
Na minha opinião, o mais importante é que o novo Ford Ka tem se mostrado um carro bastante interessante ao que se propõe. Apesar de alguns leitores comentarem que eu, às vezes, esteja me contradizendo, a real é que eu gostei bastante do carro. Todos os comentários que tenho feito aqui são baseados na minha experiência pessoal com o carro. Saio com ele, percebo como se comporta, vejo o que acontece e registro aqui.
Acho que em alguns momentos pareço um pouco exigente demais por querer que ele fosse mais rápido, tivesse retomadas com respostas imediatas, mas enfim… Não significa que isso seja ruim. Vou reforçar, mais uma vez: o carro deve ser bom e adequado para aquilo que ele se propõe, para o custo x benefício, para quanto o cliente se dispõe a gastar e para o que ele promete entregar e o que ele realmente entrega ao motorista. Neste sentido, o novo Ford Ka é um dos carros de rua mais legais e divertidos que já dirigi. Juro!
Pode não ser um bólido que vá atingir 330 km/h (alô pessoal, força de expressão, ok?), como pode não ser um importado superluxuoso e confortável, mas ele é ótimo por ser o que é! Se alguém m perguntasse hoje: “compro ou não compro?”. Eu diria: pode comprar, mas se você puder esperar um pouco mais, duas coisas boas podem acontecer: a entrega se normalizar e alguns “penaltizinhos” podem ser corrigidos.
Para quem não acompanha esse Teste desde o início, esse foi um dos primeiros carros que saiu da fábrica, dos primeiros lotes, e ainda é uma versão que ganhará ajustes finos.
Enfim, só para manter a minha fama de ranzinza: também acho que o reservatório de água do pára-brisa poderia ser maior…
Posted in Consumo, Desempenho
Abril 7th, 2008 at 6:23 pm
Esse problema com o vidro já está virando novela, todo post há de se falar dele.
Abril 7th, 2008 at 6:43 pm
Reservatório maior? Cara, cabem 4 litros nesse reservatório, acho que deve ser um dos maiores do mercado.
Falando em consumo, ontem (domingo), finalmente reabasteci meu Ka 1.6 após uma semana rodando com gasolina. No reabastecimento de ontem, mandei colocar álcool de novo. Com álcool é mais “divertido”, ele fica mais espertinho, além de gastar menos $$$ (isso aqui em SP).
Bom, vamos aos números: foram 444,8 kms rodados divididos por 43,2 litros, resultando na média de 10,29 km/l. No abastecimento da semana passada e no de ontem, mandei o frentista encher até a boca, para minimizar distorções. O modo de condução nesse período foi normal, nem muito lento nem muito rápido, com algumas esticadas, claro. Afinal, o Ka 1.6 “convida” o tempo todo a acelerar. O “percurso” é a cidade de São Paulo e a região do Grande ABC, ao lado de SP. Em sua maior parte, o trânsito que peguei foi normal, com trechos de trânsito andando, porém carregado, e trânsito lento. Como circulo fora dos horários de pico, não fico parado em congestionamentos intensos, apenas um congestionamento aqui e ali. Nesses 444,8 kms, não liguei o ar-condicionado nenhuma vez, a temperatura tem estado amena em SP (uns 25 graus em 2 dias no máximo, o restante dos dias com 20, 22). Acho que já tem uns 10 dias que não chega a 30 graus.
Na maior parte do tempo, andei sozinho no carro. Minha esposa deve ter andado junto comigo em uns 30-40% do percurso de 444,8 kms. É verdade, não andaram mais de 2 pessoas no Ka esse tempo todo! Até agora, apenas meu irmão e meus pais estrearam o banco de trás, e isso em percurso curto logo que peguei o carro em 11/03. Ou seja, no meu caso e de minha esposa, o Ka está ótimo. Ele é muito bom para 2 pessoas.
Quanto ao zumbido baixo e bem agudo que vinha da direção da bomba de combustível, ele coincidentemente sumiu quando reabasteci o carro com álcool! Vai saber! Sério que estou tentando entender isso, mas não acho explicação. Vai ver que o vermelhinho só aceita a “marvada” ou ele chia (ou melhor, apita! ehehehe).
Abraços a todos!
Abril 7th, 2008 at 6:43 pm
Eu acho que o KA poderia vir com conta-giros de fábrica. Minha sogra tem um Celta 2007, pé de boi total. e tem o bendito conta-
giro.
Miséria pouca é bobagem
Abril 7th, 2008 at 6:45 pm
Eu estava lendo o post de ontem e sem querer chover no molhado, não dá pra deixar passar essa: Se o cara já se perde com 5 marchas imagina esse cara andando de bicicleta com 21! Rsss! Mais a marcha mais alta num fosse pra economizar pra que eles fariam alguns carros com 6 marchas (Siena)?? Pra forçar o cidadão andar na 5º??
Abril 7th, 2008 at 6:45 pm
Quando o meu chegar (se chegar algum dia) vou rodar praticamente só com álcool.
Até o corsa 99 q eu tenho tá convertido pra álcool. Nao vejo nenhuma vantagem em rodar com gasolina
Abril 7th, 2008 at 6:49 pm
Pagar aumento de um carro para o qual eu já tenho a grana, e eles não me entregaram ainda? Tô a 2 meses andando a pé e vou ter que pagar mais 300tão? Nem a pau Juvenal!
Abril 7th, 2008 at 6:52 pm
pois é, no site o preço subiu. e já vi gente aqui dizer que a concessionaria ligou avisando da diferença.
eu nao pago
Abril 7th, 2008 at 7:01 pm
Antonio Marco:
Eu tenho um Ka 1.6 igual ao do teste: vermelho, completo, com air-bag. O carro é exatamente o mesmo. Digo uma coisa: dá pra andar em quinta numa boa de 80 km/h para cima. Mesmo ele tendo a quarta e a quinta longas, dá pra andar em quinta porque ele tem bastante torque em baixa rotação. Claro, se quiser ultrapassar, dar uma esticada, tem que colocar a quarta. O Ka 1.6 vira um foguete na estrada quando em quarta, é para uma condução mais esportiva. Porém, em quinta, ele até que vai bem. E o melhor, com rotação baixa e economia. A 120 km/h, ele está a 3100 rpm. Minha opinião é a de que é meio “forçado” esse negócio de andar em quarta o tempo todo, sobretudo em uma auto-estrada “tapete” como a Bandeirantes: nela, basta ir tocando numa boa o carro que ele atinge altas velocidades sem forçar. A Bandeirantes é excelente (quem não a conhece vai ver o que estou falando o dia em que tiver a chance de circular nela).
Antes do Ka, eu tive um Focus 2002 1.8 16v. Esse motor sim era “xoxolento”: a quinta, só acima de 100, 110 km/h porque o motor simplesmente não tinha força abaixo dessas velocidades em quinta: como o motor era 16v, ele não tinha toque em baixa rotação. O câmbio do Focus é longo também, inclusive as relações da quarta e da quinta são iguais: ele também ficava em 3000 rpm a 115 km/h em quinta. Porém, quando o Ka chega a 180 km/h, o “gás” começa a acabar (cheguei a 185 km/h com o meu, isso na indicação do velocímetro, ainda ia um pouco mais, mas a pista tinha acabado), e o Focus, com cilindrada maior e mais válvulas, ainda tinha fôlego de sobra: o Focus começava a perder o “gás” perto dos 200 km/h.
Abril 7th, 2008 at 7:16 pm
Quando eu comprei a vendedora disse que teria um aumento de 1%, e que era pra eu comprar logo, pra “aproveitar”.
Eu aproveitei sim, mas ela que não me venha aplicar esta do aumento (que na verdade foi de 1.2%) que eu posso até desistir da compra.
Por muito menos desisti de comprar um Celta (graças a Deus! - rs).
Abril 7th, 2008 at 7:19 pm
Betto, na verdade, com o post de ontem, você deu margem ao pessoal especular sobre o consumo, principalmente por causa da viagem em 4ª marcha. Ao afirmar que viajou quase o tempo todo em 4ª marcha, depois dizer que gastou quase meio tanque em pouco mais de 200 km e iria abastecer hoje pra ver a média, você deu “munição” para todo mundo reclamar. Com o post de hoje ficou esclarecido. E também afirmo que dá pra andar a 100 km/h tranquilamente com esse carro em 5ª (se bem que não tão tranquilo, porque o difícil é segurar o carro em apenas 100 km/h).
Abril 7th, 2008 at 8:09 pm
o que eu estou mais indignado naum eh o fato dele ter segurado a 4 marcha naum!!!
foi o fato dele afirmar categoricamente que o carro tem uma relaçao de marcha curta!! e isso todo mundo sabe que naum eh verdade!!! quem le sobre o ka sabe que a marcha dele eh 4+E que significa que a 5 marcha eh so para economia de combustivel e diminiçao de barulho do motor!!! e tmb que a velocidade final do KA eh atingida na 4 marcha e naum na 5!!!
eu fiquei indiginado!!! uma revista especializada em carros dizer que o ka tem uma relaçao de marcha curta!!!
Abril 7th, 2008 at 8:12 pm
O gerente da concessionaria me disse hoje que o carro é fabricado em SBC.
MAs o novo ka não tá vindo da bahia???
Abril 7th, 2008 at 8:19 pm
Olha: muitos elogios para o “frankensteinzinho”. Peguem um Ka, modelo antigo (1.6), e façam a mesma coisa que estão fazendo com esse modelo “novo”: o antigo é mais “no chão”, muito mais divertido, mais ágil e, de quebra, acelera bem mais. Eu tive um 1.0, e vou dizer uma coisa: quando uma fábrica que “destruir” um bom projeto, ela consegue. O “novo” Ka é uma prova disso. Trocaram uma “bunda curta” por uma “bunda caída”. Visto de trás, o novo Ka é só mais um carro nas ruas. Visto de frente a gente não sabe se ele é um fiesta com faróis mais simples, ou se é um Ka que sofreu um “enxerto” em alguma oficina de fundo de quintal. Tenham dó: o design é um desastre, e a dirigibilidade só pode agradar “motorista de domingo”, porque no dia-a-dia… bem: no dia-a-dia já em gente querendo vender o novo e procurando um “antigo” usado.
Abril 7th, 2008 at 8:53 pm
geraldo
o novo ka ta sendo fabricado em SBC!! quem disse que ta sendo fabricado em camaçari ta mentindo!!!!
Abril 7th, 2008 at 8:54 pm
Também acho que houve um equívoco do jornalista, ao afirmar que a agilidade do Ka é por causa do seu câmbio curto. Logo em seguida afirma que teve que manter a 4ª marcha a maior parte do tempo, porque o carro fica “chocho”, com a rotação baixa… e isso é sintoma de câmbio longo, e não curto.
Abril 7th, 2008 at 9:19 pm
Um dos motivos alegados para a demora (e confirmados por outras pessoas aqui q tb estavam na fila) foi o de que a fábrica em Camaçari parou por 10 dias.
Abril 7th, 2008 at 9:57 pm
Mas o Ka é feito na fábrica de São bernardo do Campo. Em Camaçari só saem Fiesta e Ecosport.
Abril 7th, 2008 at 9:58 pm
O Ka é fabricado em SBC. Na Bahia são fabricados o Ecosport e os Fiestas Hatch e Sedan. Esse cara da concessionária tá mais por fora que bunda de neném…
hahaha
Abril 7th, 2008 at 10:23 pm
Bom.. finalmente o meu Ka chegou, depois de exatos 2 meses. O meu vendedor disse que está faltando peças e estão com problemas de logística, ele disse também que tem mais de 3000 ford Ka no pátio da fábrica de SBC. Quanto ao aumento, no meu contrato veio especificado que poderia ter aumento, contanto que o outro ka que estou esperando também vai vir com aumento.
Abraço a todos!!!
Abril 7th, 2008 at 10:26 pm
estava mesmo pensando em comprar um ka ..mas o cara da consercionaria me disse q teria q espera até 3 meses e ainda nao seria certo..brincadeira…
Abril 8th, 2008 at 12:01 am
Hoje me ligaram da concessionaria avisando que meu carro esta sendo faturado. Segundo a funcionária, daqui a 7 dias chega o carro.
Comprei dia 18/03, e me deram um prazo de 60 dias para o faturamento. Felizmente, esse aconteceu agora!!
Detalhe: Modelo KFC9 - Cor: Preta
To tão feliz que ja sai hoje e comprei um sonzinho novo pro Ka.
Abraços!
Abril 8th, 2008 at 12:12 am
POXA VIDA…. Que gente mais ignorante. Vocês não leram o jornalista dizer MIL VEZES que esta é a opinião dele?
Porque vocês precisam ser os donas da verdade? Vamos ser uma pouco mais flexíveis e respeitar a opinião alheia.
O jornalista já explicou várias vezes que está emitindo sua opinião, seu ponto de vista. Portanto, se ele quiser dizer que achou o carro UMA MERDA, é um direito dele.
Se ele diz que o carro tem uma relação de marchas um pouco mais curta que a maioria dos outros carros de rua, esta é a percepção dele e pronto.
Não precisam ficar xingando, esperneando, dizer que ficou indignado por alguém de uma revista especializada disse isto. Basta emitir sua opinião, dizer que sua sensação foi diferente.
Se ele quis andar somente em 4a marcha, ótimo, testou algo diferente do que outras publicações testam. Ou vocês querem sempre a mesma coisa?
Tem gente que quer defender o carro a todo custo.
UM POUCO DE BOM SENSO FAZ BEM PRA TODOS.
Abril 8th, 2008 at 1:52 am
Estou aguardando o meu 1.6 completo que pedi em 16/03. Estou um tanto quanto preocupado se o prazo de entrega informado será cumprido. Me prometeram para 15/05… 60 dias.
O Ka é produzido em SBC, e não tem nada a ver com Camaçari. Tenho lido tudo sobre o novo Ka e falado muito com engenheiros da indústria automobilística… o problema com a entrega do Ka também está acontecendo com Sandero, Corsa, Fit etc… em menores proporções, que é demanda maior que produção. Resultado do aquecimento do mercado e da falta de investimento por parte da indústria. Agora falando sobre o carro:
Andei com a versão 1.0 (testdrive) e 1.6 (de um amigo).
Vejo que o 1.0 tem uma relação custo benefício maior em ralação aos concorrentes frente ao 1.6. Quem opta pelo 1.0, pega um carro compacto com trava elétrica, alarme, travamento automático e acionamento elétrico do porta malas, sem pagar mais por isso, quando comparado com Celta e Pálio duas portas. Já o comprador do 1.6 tem outras opções (até mesmo de carros maiores) por valores muito próximos. Esse comprador está buscado desempenho e prazer ao volante, em detrimento do espaço interno e bagageiro.
O motor 1.0 é silencioso, contudo, sofre em baixa rotação, funciona bem acima dos 3000 rpm, quando o giro sobe mais rápido e não perde folego em subidas. Dá a sensação que é mais ágil que Celta e Pálio mesmo tendo cambio mais longo, bastante confortável na cidade, pois não é necessário trocar de marcha com tanta frenqüência. Característica dos motores elásticos da Ford.
O motor 1.6 é um pouco mais barulhento (pouca coisa) e tem um torque em baixa rotação surpreendente. A aceleração é memorável, a retomada nem tanto. Mas tá longe de ser “chocho”. Se estiver a 60 em terceira ou 80 em quarta, vc gruda no banco sim… mas em quinta… nem pensar. Esse Ka 1.6 que experimentei só toma destilado e éstá fazendo 9,0 Km/l. Tem carro que bebe gasosa e não faz isso.
A 100 km/h pode usar quinta no plano sem medo.
Achei que o carro ficou com um acabamento honesto e um painel muito bem resolvido. Comparo sempre com Palio e Celta, que são minhas referências.
Quanto às críticas aos post´s, sejamos mais compreensíveis com a proposta do teste, que é passar para nós leitores, a opinião de vários tipos de “usuários” do Ka, de forma conceitual. É a minha opinião. Parabéns aos idealizadores.
Abril 8th, 2008 at 7:41 am
cade o post do dia 7 de abril?
Abril 8th, 2008 at 7:49 am
Marcelo,
pelo visto, desculpe-me dizer, vc nao entende de automoveis. Tudo bem, ninguem aqui eh o expert, mas quando dissemos que o Delboux errou, ele realmente errou. Se um veiculo tem cambio de relacoes longas, ele tem menos forca, mas uma maior economia com menor nivel de ruido. Ele disse que nao engatou a 5a marcha, ou seja, o veiculo tem relacoes LONGAS, nem eh necessario engatar a 5a a 110km/h. Mas ele afetou o consumo!
Nao estamos reclamando se ele achou o carro bom, ruim, uma merda (como o Celta, Uno etc), isso SIM EH UMA QUESTAO DE OPINIAO PESSOAL, mas estamos reclamando das informacoes equivocadas. E o consumo, mais uma vez nao sera o real. Me deem um Uno Fire, ou qualquer um carro super economico, que irei rodar em 1a marcha o tempo inteiro, dormir com o veiculo ligado e no final o consumo sera maior que o de um Formula 1. Faca-me o favor de nao postar mais besteiras, pois o blog nao pode cair de nivel.
Abril 8th, 2008 at 8:13 am
Lauri, eu duvido que alguem esta vendendo o novo pra comprar o velho. Mas se realemnte conhece alguem, poderia passar o telefone pois muitos aqui deixariam de esperar…
Abraço
Abril 8th, 2008 at 8:14 am
Concordo com o Ney. Entendemos que o jornalista emitiu uma opinião pessoal, mas ele foi infeliz ao afirmar que o câmbio do Ka tem relações curtas, por isso é esperto, e, logo em seguida, afirmou que tinha que viajar em 4ª, porque em 5ª o carro ficava “chocho”, com rotação mais baixa. E isso é porque o câmbio é de relações longas. Foi essa informação do jornalista que a gente questionou, por ser conflitante. Um artigo interessante sobre o tema, que explica melhor a diferença entre câmbio longo X curso, é:
http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/cambio-1.htm
Abril 8th, 2008 at 8:40 am
Acho que o problema mais grave nao e o jornalista errar ou qq outro problema que o carro apresente. O maior problema HOJE é a falta de informação sobre a entrega dos carros. Pessoal da revista, por favor convidem a Ford para responder os questionamentos dos participantes do Blog e façam um post sobre este problema. Quem aqui concordar, escrevam um comentário sinalizando o desejo de ter esse feedback da montadora. Abraços!
Abril 8th, 2008 at 8:42 am
Teste dos 100 Dias - Cadê os posts dos dias 7 e 8 de abril???
Abril 8th, 2008 at 8:56 am
Leonado, concordo com sua idéia.
A Ford poderia dizer o que realmente está acontecendo…
Abril 8th, 2008 at 9:04 am
Bom dia a todos,
também quero saber a real situação dos carros. Se a ford fosse mais transparente neste quesito, eu não ficaria com a impressão de que estão me passando a perna na concessionária. Devem estar passando um monte de gente na minha frente. Acabei de ligar na concessionária informando a desistência da compra. O gerente da loja ficou de me ligar de volta. Depois aviso aqui o que aconteceu. Encomendei o carro no dia 09/02. O vendedor disse que o prazo era de 60 a 90 dias a contar de 11/02. Liguei la um tempo atras e ele disse que a previsão era 13 de abril. Liguei de novo na semana passada e ele disse 28 de maio e ainda achou normal.
Abraço
Abril 8th, 2008 at 9:08 am
Com certeza, alias passou da hora. Num forma de entendimento mais abrangente, este teste dos 100 dias é uma se fosse uma grande pesquisa de mercado que a ford tem acesso (e detalhe, de graça), pois aqui damos nossas opinioes, criticamos e fazemos o teste de fogo do produto deles. É uma grande CLÍNICA onde apontamos acertos, erros e pontos que podem ser melhorados. Somos um público qualificado(nao querendo encher a bola de ninguem sem que estes não mereçam, ou de igual modo, desmerecer a maioria do público, que tem menos conhecimento ou interesse) e por isso, acho que a Ford atráves de contato da revista, pode nos “ouvir”. Seria um avanço no contato entre consumidores finais e motadoras, uma forma de democratização e respeito aos clientes. O que nao podemos fazer, é continuar nas “aberturas de chamados individuais” e “nas reclamações individuais”, pois estas pelo jeito, nao estao surtindo efeito (pelo menos comigo e com pessoas conhecidas minhas nao tem tido resultado). Por isso, convoco a todos que desejam esse feedback, a sinalizarem para a revista e para a FORD que façam o abaixo assinado, contendo NOME, CIDADE, ES e Concessionária no qual foi feito o seu pediddo
Abril 8th, 2008 at 9:14 am
Caros, os posts de ontem (7) e hoje serão colocados no ar hoje, daqui a pouco.
abs
Venditti
Abril 8th, 2008 at 9:34 am
Ventitti, quanto a essa “ponte” a ser feito entre o Teste dos 100 dias e a Ford, você acha viável? Emita a sua opiniao quanto a isso! Abraços e desde já agradecermos!
Abril 8th, 2008 at 10:03 am
o daqui a pouco são quantas horas a mais?
Abril 8th, 2008 at 10:04 am
Philipe Aguiar e demais partcipantes, dá uma olhada no baixo assinado que eu postei ai em cima!
Abril 8th, 2008 at 10:16 am
Pessoal, vamos assinar ai! A mensagem está acima do comentário do Venditti!
Abril 8th, 2008 at 10:32 am
Leonardo, eu naum posso participar desse abaixo assinado pq o meu carro chegou antes do prazo que a consecionaria me deu!! então eu naum tenho que reclamar da ford!!! realmente esperar 90 a 120 dias por um carro realmente eh muita coisa!!! mas no meu caso eu naum tenho o que reclamar da ford
Abril 8th, 2008 at 10:35 am
Vamos la, atendendo ao abaixo assinado do Leonardo:
Nome: Fabrício
Cidade: Campinas-SP
Concessionária: Nova Forte
Data da compra: 09/02
Prazo: 60 a 90 dias a contar do dia 11/02.
Abril 8th, 2008 at 10:37 am
Faltou o modelo: KPH9 Preto
Abril 8th, 2008 at 10:41 am
Nome: Rivane (minha esposa)
Concessionária: Contauto
Data da compra: 01/03
Prazo: 30 dias a partir do dia 07/03
Modelo: KPG9, preto
Abril 8th, 2008 at 11:31 am
O meu está no prazo ainda.
Igor kardush
Ford Center - Curitiba
Prazo: 60 dias a partir de 20/02
Modelo: KPG9 Preto.
Quanto ao post:
Água do limpador de para brisa é o que eu mais uso
Abril 8th, 2008 at 11:48 am
Igor faça a assinatura no link
http://www.testedos100dias.com.br/novoka/design/47%c2%ba-dia/#comment-2344 Abraços!
Abril 9th, 2008 at 1:06 am
Deve ser difícil um profissional falar para leigos, se expondo dessa forma.
Acredito que o repórter quando falou em câmbio curto se referiu às 3 primeiras marchas, por isso falou na agilidade do carrinho.
Quanto às 4 e 5 marchas, essas são indiscutivelmente longas, o que tb foi comentado claramente pelo repórter.
Agora quanto a questão de andar em 4 marcha para ECONOMIZAR, essa não entendi. Só se for para evitar PISAR FUNDO no acelerador para ter uma resposta satisfatória, o que consumiria mais `gasosa` e assim justificaria a tática adotada pelo motorista.
Galera, vamos aliviar aí nas críticas, né? Tão pegando pesado demais.
Aos redatores, PARABÉNS !!!