33º Dia
Rivais, preço e acabamento
A Ford sempre deixou claro que o alvo do novo Ka seria, prioritariamente, o Chevrolet Celta. Na edição de janeiro da revista CARRO, colocamos mais lenha na fogueira ao comparar o compacto da Ford com Palio Fire e Gol City, além do próprio Celta.
Mas, considerando os comentários dos blogueiros, a Ford mirou no que viu e acertou no que não viu. Vários leitores citam o Renault Sandero como opção ao Ka. É o que o presidente da Citroën do Brasil, Sérgio Habib, disse uma vez: “Se o comprador tem no bolso R$ 40 000, por exemplo, ele não vai considerar apenas hatches dentro desse valor ou sedãs. Ele vai considerar todas as opções que custem R$ 40 000″. Concordo: a não ser que o interessado deteste um certo segmento de automóveis (como no meu caso, que não gosto de peruas e picapes), todos serão considerados antes da compra.
Sobre o preço dos carros no Brasil, tema fartamente abordado por vocês, é uma discussão antiga e sem fim, uma vez que nosso governo abusa na cobrança dos impostos em cima das montadoras. E, para muitos, fica o impasse: é melhor comprar um zero km sem tantos equipamentos ou um seminovo pelo mesmo preço porém mais equipado?
Já me falaram recentemente: “Sim, os impostos são altos, mesmo assim, nos últimos anos, os fabricantes relaxaram no acabamento”. Pode ser. Já falamos isso a respeito do Ka do Teste dos 100 Dias: o excesso de plástico, as rebarbas, algumas peças se soltando… Até que ponto isso interfere na sua compra? Ou o design e a parte mecânica falam mais alto?
Posted in Conforto, Consumo, Equipamentos, acabamento
Março 24th, 2008 at 5:40 pm
É um erro grosseiro comparar o Ka com o Sandero, Punto, etc. Pois a proposta dele é para ser uma carro de entrada, concorrente direto do celta especificamente, claro que é natural incluir nesta lista o Palio e Gol, que são carros de entrada de outras marcas, porém, o target do Ka é o Celta.
A partir do momento que tentam compará-lo com o Sandero, estão perdendo a referência, poís alegam que pagando cerca de R$ 2.000,00 a mais, poderíam comprar um Sandero. Por este prisma sim, porém um Sandero pelado, se incluir no Sandero itens de luxo que não vem de série nele, ele passará a concorrer com carros de muuito melhor qualidade(ex: Punto).
Portanto, não comparem o Ka com o Sandero, temos que manter o foco na análise dos cem dias tendo com target o celta, ele é a referência pelo qual fez a Ford reformular o Ka.
Março 24th, 2008 at 5:50 pm
Olha eu sempre comprei carro pela robustez e baixa manutenção, porisso tive 3 Unos seguidos. Dessa vez resolvi arriscar com o novo Ka. Com o Uno ia pra fazenda todo fim de semana, eram 30km de estradas terriveis: roda amassada, tanque furado, peito de aço torto… tudo comum e frequente. Sei que o Ka não aguenta metade do que aguentava meu Uno, vendi ele com 90mil Km e só vendi porque começou a quebrar um pouco. Com o Ka não vou judiar tanto por que sei que ele é mais urbano e vai ficar pra minha esposa, pois vou vender o fiesta dela pra comprar uma strada. Mas como carro urbano não sinto saudade do uno não. O acabamento do Ka é superiro além de ser um projeto bem mais novo, o uno é quase o mesmo desde 1984. Aqui no MT todos representantes de vendas que andam pelo interior são unânimes: Uno é o melhor pra buraqueira e estrada de chão. E olha que eles rodam 80mil km por ano! Se o vcarro for robusto, ágil, economico e com manutençao barata eu não ligo muito pro acabamento. Só não pode ser como os carros da Lada! O Ka me animou por ser muito bonito, boa potencia pra um 1.0 e suas peças serem comuns a outros carros da ford, tanto em mecanica como em acabamento. Vamos torcer pro preço delas são ser padrão ford de uns tempos atras: uma facada!
Março 24th, 2008 at 6:20 pm
Mário, você está muito equivocado!! As montadoras no Brasil tem margens absurdas, esse é o ponto!! Elas sustentam as matrizes que não estão vendendo nada, as remessas de lucros o ano passado foram o recorde da história brasileira!!! Tire todos os impostos dos carros brasileiros e você verá que eles continuam mais caros do que os de outros países!! Se você puser o imposto do outro país (qualquer que seja) aí então… Cuidado com as idéias pré-concebidas. Obs.: Seu que os nossos impostos sobre os carros são altos, mas as margens de lucro são igualmente altas!!
Março 24th, 2008 at 6:53 pm
Dirigimos os carros “de dentro deles” logo é importante que o interior seja acolhedor, aconchegante e mostre qualidade construtiva. Beleza externa é fundamental, isso é fato mas, acabamento pobre e relapso também não é fácil de engolir. Ah e minha reclamação é contra essa ditadura do interior preto, ou cinza-grafite, ou cinza-preto. Caramba, só tem esses tons? Vejo carros importados em acabamentos caramelo, ou creme, ou até branco ou no máximo cinza bem claro. Elegantes, bonitos e que dão um ar arejado até no mais compacto veiculo. A sujeira aparece? Limpa-se, ninguém deixa de comprar roupa branca por que ela suja fácil…
Março 24th, 2008 at 7:27 pm
Parabéns Mário, finalmente algum redator escreveu sobre a famosa polêmica.
No teste do Punto também foi amplamente discutido entre os leitores o aumento de preço e piora de acabamento dos carros brasileiros e ninguém que eu me lembre (da revista) comentava nada nos posts.
Me passou a impressão até que queriam se isentar do assunto.
Pra mim o design vem em primeiro lugar, mas se o carro tiver acabamento ruim por dentro cai muito meu conceito.
O principal motivo que desisti de comprar o novo ka 1.6 foi por ter o mesmo acabamento de carro de entrada.
Março 24th, 2008 at 7:28 pm
corrigindo: cai muito NO meu conceito.
Março 24th, 2008 at 7:55 pm
Minha opinião é que somos discriminalizados, tratam a gente como consumidores burros. E francamente, somos mesmo. Se fosse lá fora, ninguem aceitaria tanto descaso. Carro mau acabado ficaria amontoado nos pátios das fábricas. Ainda mais cobrando os “precinhos” que se cobra aqui no Brasil. E se não bastasse, vem o governo e enfia a faca mesmo, sem dó.
Março 24th, 2008 at 9:31 pm
O que acham de fazermos um abaixo assinado reinvindicando a referida capa protetora para o extintor do novo KA, 100 emails é muito fácil conseguir… Minha namorada rasgou o vestido dela naquele suporte…
Março 24th, 2008 at 9:55 pm
Dois ditados que resumem o que se passa:
1 - “O povo tem o governo que merece”.
2 - “O mercado vende o que o consumidor comprar”.
Agora só reforçando a minha opinião, sei que o Ka tem um interior pior do que se esperava, mas sinceramente, dificilmente eu pagaria mais do que paguei para pegar um carro com interior melhor. Acho que o nível no qual ele se encontra, apesar de baixo, é suficiente para um carro de entrada e suficiente pra mim.
Claro que concordo que o preço é muito alto, porém eu preferia o preço fosse mais baixo do que que aumentassem a qualidade dos carros de entrada. No entanto, a ausência de alguns ítens que não deveriam encarecer muito o veículo mas são ítens de extrema utilidade, como a regulagem de altura do banco do motorista, realmente me chateia. Incrível mesmo é que a maioria dos populares não possuem este ítem.
Março 24th, 2008 at 10:24 pm
Acho que todas as Montadoras buscam aumentar sua participação no mercado, todas precisam de volume (escala de produção para diluir seus custos). Esqueçamos os impostos absurdos, acredito que se a questão preço alto estivesse relacionada apenas a margens de lucro, qualquer das montadoras de menor participação poderia adotar uma política de preços mais agressiva diminuindo suas margens de lucro visando tornar a marca mais conhecida no país, e ganhar mercado, porque não fazem isso? Provavelmente porque é inviável. Imagina se a Peugeot resolve vender o 206 atual mais barato que Uno Mille somente reduzindo sua margem de lucro, será que ela consegue? Iria vender pra caramba…
Março 25th, 2008 at 12:04 am
Emerson,
isso se chama Cartel e têm um pouco de extinto de auto preservação. Se a Peugeot vendesse o 206 no preço do Mille ela iria vender muito durante pouco tempo, pois as outras fabricas teriam que baixar o preço e logo a Peugeot estaria vendendo o mesmo número de 206 que vendia quando este custava mais caro. No fim todas as fábricas perdem e os consumidores ganham. Você acha que fariam isso?
Março 25th, 2008 at 4:05 am
O fato de não ter acontecido a vinda para o Brasil de carros chineses populares e baratos como foi noticiado no meio do ano passado, coisa que iria mexer muito com esse mercado absurdo brasileiro, só reforça a idéia de que estamos diante de um maldito cartel mesmo.
Março 25th, 2008 at 8:58 am
O pessoal está falando bastante do acabamento x preço…
Estava fuçando no site do Carro Online e acabei cruzando com o “Kia Picanto”… Por 40 mil, o carro é completinho (ar,direção,roda,te,ve,ldt,etc) e com câmbio automático… se você quiser cãmbio manual, sai por 35 mil…Até um pouco mais barato que o Ka completo… E pelo que andei lendo sobre o carrinho, o acabamento é seu forte.
Para quem quiser ler mais algumas coisas, acessem a avaliação no site do CarroOnline:
http://carroonline.terra.com.br/wwwroot/carroonline/serverpage_new/infoMaterias.asp?tipo=1&cod=10&info=18110#
Se pesquisarem no Google, vão encontrar outras avaliações do carro, e tudo que li a respeito fala bem… Lógico que peca por não ter um motor potente ou por não ser flex, mas pra quem não aguenta mais esse cartel de GM,Fiat,Ford,VW, pode ser uma escapatória!
Veio carro sul-coreano pra cá, será que não ajuda? hehe…
Março 25th, 2008 at 9:13 am
Valor compativel, estilo, acabamento e um bom motor. Estes são meus critérios de compra. Agora preço é um absurdo sim e o povo é passivo, compra pelo impulso, só de ouvirem falar que o governo estava pensando em limitar os financiamentos de veiculos que já chegam a 100X (absurdo) o povo correu nas lojas para comprar carros, isto porque foi apenas um boato.
Pagar 30 mil em um carro básico é burrice, o negócio então é aquecer o mercado de usados e semi-novos e pararmos de comprar zero kilometro, dai o preço abaixa. E este negocio de ficarmos sustentando a industria lá fora é uma sacanagem mesmo, já passou da hora do governo limitar o crédito para compra de carros, ou então fazer algo mais drástico, o carro não poder custar mais caro que o similar vendido lá fora, dai a coisa fica bonita.
Março 25th, 2008 at 9:17 am
Ou melhor o carro não pode custar mais barato que o seu pais de origem, o que eu quero dizer é que um Punto não pode custar R$ 45.000 no Brasil e R$ 30.000 na Argentina que é só pular a cerca para chegar.
Março 25th, 2008 at 10:09 am
MÁRIO SÉRGIO,
Muito pertinente vossa intervenção.
O que fazer com quase 40 mil reais.
Quem entende um pouquinho do assunto, e dá valor ao dinheiro que tem, irá comparar preços, design, confiabilidade, equipamentos, valor do seguro, etc. no momento da compra.
O que muita gente, COM CERTEZA, NÃO FAZ.
Vai de gosto, como vc disse. Mas outros compram às escuras. BASTA TER UM CARINHA MAIS OU MENOS E UMA BUNDINHA BONITINHA. IMPRESSIONANTE.
E sobre o que disseram, que não é válida a comparação entre o KA e o SANDERO não concordo. Por um simples fato. Quem pode pagar 36 mil e poucos reais, tb pode pagar
38 mil e pouco num carro muito superior, com um pouco mais de “esforço”.
Ou seja, o KA só pode ser comparado com celtas e unos da vida na versão 1.0. Na 1.6 JAMAIS! Invade categorias superiores o seu preço, dando margem clara a esse tipo de comparação, DEVIDAMENTE FUNDAMENTADA.
Bom dia.
.
Março 25th, 2008 at 10:20 am
Alguem sabe me informar com referencia a manutenção, entres os franceses, se ouve alguma redução de custo??ou peças de de reposição??
Tive um 206, tive que esperar 20 dias e pagar 450 reais por uma junta superior do motor.
Pelo que me informaram a Renaut é a mesma dificuldade por peças e manutenção.
Março 25th, 2008 at 10:28 am
Pessoal, eu realmente não compreendo algumas pessoas acharem que não se pode comparar Sandero com KA ou etc.
Pode sim e deve ser comparado!!Se a Ford “esfola” os compradores com um valor de quase 40 mil pelo Ka 1.6 chegando a valores próximos de carros superiores como Sandero e Punto, o consumifor esperto compara SIM!! Com o valor do KA 1.6 eu já pensaria fácil num Sandero ou Punto mesmo o punto sendo 1.4 nesse valor. []’s
Março 25th, 2008 at 10:28 am
Osvaldo, é para compensar esse escasez de peças e dificuldade de manutenção ´pe que eles oferecem 3 anos ou mais de garantia. Pegeout, Renault, Citroen e até a Kia (obviamente nao francesa mais igualmente oferece 5 anos de garantia)
Março 25th, 2008 at 10:31 am
Com relação a manutenção dos franceses, tive um amigo que ficou cerca de 20 dias com o Pegeout 206 parado na concessionária pois a peça nao chegava. Já imaginou uma situação dessas? Eu acho um absurdo.
Março 25th, 2008 at 10:42 am
Sergio,
Eu fui ver o Sandero. Vi o Expression + Pack e o Privilege (ambos com ar, trava, direção, vidros). Acho que se comparar o Sandero com o Ka tem que esclarecer algumas coisas. Vamos lá:
Ka 1.0 completo - 32.000
Ka 1.6 completo - 36.000
Sandero 1.0 - 37.000
Sandero 1.6 - 39.000
Como você pode ver, o 1.0 do sandero é mais caro que o 1.6 do Ka. E se você for ver de perto o Sandero, o acabamento do Sandero Expression nao é tão melhor que o do Ka.
Acho que é bem mais coerente comparar o Fiesta ao Sandero e o Ka com o Clio. Acho que essas são as comparações pertinentes.
Março 25th, 2008 at 10:43 am
PEUGEOT 206
Tive dois. Aliás o primeiro foi aquele do lançamento (Luana Piovanni). Ano e Modelo 99. O segundo 00/01 - ambos 1.6 8v. NÃO DEU DEFEITO. Ótimo carro.
Talvez tive sorte. Acho que não. É um carro confiável.
Renault é meu primeiro carro. Vamos ver…
E por fim Citroen, aí sim o tal cartel. Para quem não sabe, 90% da Concessionárias Citroen pertencem a um mesmo dono no Estado de SP. Manutenção caríssima. Minha irmã teve um C3. Ótimo enquanto tinha 2 anos de uso, depois disso só facadas na Concessionária (valores absurdos). Vendeu rapidão! E hj possui um Eco 08 com o mesmo motor que está sendo “testado” no KA.
.
Março 25th, 2008 at 10:48 am
Sergio Filho, Eu acho os carros Pegeout, Renault e Citroen melhorers acabados que os nossos “nacionais”. Mas o custo da manutenção pega mesmo.
Março 25th, 2008 at 10:52 am
O Sandero 1.6 Privilege custa $ 40.000,00 . Seu motor possui 95 cv. Tem ar cond, vidro elétrico e direção. O Ka 1.6 tem motor de 102 CV. com ar, vidro e direção e mais roda de liga leve custa $34.855,00. Portanto $ 7.000,00 a menos considerando o preço das rodas de liga que não equipam o Sandero que vem com calotas. Eu tenho os dois em casa. Minha esposa usa o Sandero. É claro que existem diferençã entre os carros. Mas é uma maneira de economiar 7 paus na hora da compra…
Março 25th, 2008 at 10:52 am
Leonardo…
São categorias diferentes. O KA é um carro pequeno. O Sandero um médio. Na Itavema France, vc encontra um Renault na cor vermelha, por 38.900 reais. O KA custa pouco mais de 36 mil reais (ambos 1.6). Mas aí que mora a diferença…(entre outras coisas) o SANDERO vc leva “na hora”. já o KA…
Inclusive outras comparações parecidas, podem ser feitas com outros carros. Concordo com isso.
Abs!
.
Março 25th, 2008 at 10:56 am
Usei um Clio Sedan 01/02 desde 03/02. Na época todos os carros da Renault vinham equipados com air bag. O Sandero de $ 40.000,00 não traz este ítem de série. Parece que mudou o conceito de segurança para a Renault. Só para quem investe mais No KA 1.6 por 36.000.00 acompanha o air bag.
Março 25th, 2008 at 11:00 am
Sergio Filho,
A demora está tão grande quanto ao do Ka. Fiz a pesquisa e o tempo de espera em média pelo Sandero é 45 dias. Alias, para praticamente qq carro na praça tá assim. Quando coloquei a diferenças entre o Ka e o Sandero, queria mostrar que fica evidente a diferença deles, o que nao dá mesmo para compará-los, pois pertencem a categorias diferentes.
Março 25th, 2008 at 11:03 am
Não discuto que são carros diferentes. Veja bem: tenho od dois em casa. O Sandero é maior. Tenho um porta malas que acomoda uns 100 l a mais. Seu espaço interno tb é maior. Agora qto a motorização é menor, os ítens que acompanham o Ka estão presentes no Sandero porém com 1 diferencial… $ 7.000,00 SETE MIL REAIS MAIS BARATO …
Março 25th, 2008 at 11:08 am
Uma cumplicidade entre o KA e o SANDERO. Os dois possuem o incoveniente pneu estepe localizado na parte externa do veículo. Única vantagem em relação aos outros é que não precisa tirar toda a bagagem p fora do porta malas para chegar até o estepe.
Março 25th, 2008 at 11:08 am
Bom dia pessoal!
Aproveitando a Viagem que fizeram no feriado… preciso sair de Uberlandia - MG e seguir para SP… próximo de Limeira é melhor continuar na Anhanguera ou virar para a Rod. dos Bandeirantes??????????? Qual rodovia se desenvolve mais??? O que recomendam? Qual o asfalto é melhor??? Obrigado pessoal!
Março 25th, 2008 at 11:10 am
É válida a comparação, como disse o amigo Sergio Filho, pois quem tem 40mil não vai comprar um carro de 36, compra um de 45.
Isso acontece muito e é uma informação muito relevante. Eu por exemplo estava procurando um carro de entrada de até 30, e acabei comprando o KPG9 de 34.
Um amigo que tinha 40, comprou o punto de 45. É sempre assim.
Março 25th, 2008 at 11:14 am
Sérgio, ouvi falar que 90% da Citroen de TODO o Brasil são so mesmo dono!
Isso não é cartel, é monopólio. Mas no final dá no mesmo, vc não tem opção nenhuma
Março 25th, 2008 at 11:30 am
Vamos comparar então o Sandero com o Focus, estou aguardando o meu ka 1.6, mais se eu quiser pegar na hora e pagar alguma diferença, pego o Focus por R$ 42.000,00, 9 mil a mais com os mesmos itens ar+vidro+direção+trava 4 portas e tudo mais. Mais prefiro esperar e deixar de gastar essa grana. A Renaut tem que agradecer a Ford, se não fosse a fila de espera pelo ka, o sandero custaria menos.
Março 25th, 2008 at 11:35 am
Comparando então o Sandero com o Focus, estou aguardando o meu ka 1.6, mais se eu quiser pegar na hora e pagar alguma diferença, pego o Focus por R$ 42.000,00, 9 mil a mais com os mesmos itens ar+vidro+direção+trava 4 portas e tudo mais. Mais prefiro esperar e deixar de gastar essa grana. A Renaut tem que agradecer a Ford, se não fosse a fila de espera pelo ka, o sandero custaria menos.
Março 25th, 2008 at 11:36 am
Igor Kardush,
Essa informação (Citroen) certamente os jornalistas deste site possuem, apesar de não ser o foco, gostaria muito que eles nos ajudassem esclarecendo tal fato! Afinal tb já foi testado aki um Citroen. abs!
.
Março 25th, 2008 at 11:44 am
Edgar
Olhe esse link
http://webservices.maplink2.com.br/viafacil/rotas.asp
Março 25th, 2008 at 12:53 pm
Discordo da comparação entre Sandero e Focus. O Sandero, apesar de ser maior que seus concorrentes diretos, não pode ser enquadrado na categoria de carro médio, pois estes têm outro padrão de motorização (nenhum tem versão 1,0) e de acabamento. Igualmente ele não deve ser comparado com o Ka, pois não é carro de entrada. Assim, sob o meu ponto de vista, Ka se compara com Celta, Mille, Clio, Gol e Palio Fire. Sandero se compara com Fiesta, Fox, Peugeot 206, Palio novo e Corsa. E, na categoria superior a estes, estão o Punto, o C3 e o Polo.
Março 25th, 2008 at 1:00 pm
Oi Pessoal.
Ao contrário do que estão falando, apesar de concordar com a comparação, acredito que são carros totalmente distintos (Ka e Sandero). Comprei um Ka 1.6 completo (porém sem air bag) e paguei 34.290, portanto, a diferença de preço é bem grande se comparada com o Sandero, motivo pelo qual, sequer me interessei no carro. Para comprovar o que digo, vide preços postados pelo Leonardo.
A comparação é inevitável, contudo para o teste presente, acredito que o Ka 1.6, deve ser comparado aos carros da mesma categoria, como por exemplo o Celta 1.4 ou qualquer outro de entrada que não seja 1.0.
No meu modo de ver, o Ka da de 10 em qualquer um destes, tanto em motorização como em design.
Abraço para todos.
Março 25th, 2008 at 1:48 pm
Isso mesmo pessoal! Mas acho que esta discussão não nos levará a lugar algum. Comparar Sandero com Ka está errado e ponto final. Também já sabemos que o imposto no Brasil é caro e que o Ka 1.6 tem o preço um pouco acima do esperado pelo público consumidor.
Gostaria que fossem abordados temas mais técnicos! Por exemplo: Alguém instalou rodas 15″ ou 16″? Alguma diferença? conforto? pegando na caixa de roda?
E o som? O subwoofer tem feito vibrações extras em algum acabamento?
…
Abraço a todos!
Março 25th, 2008 at 2:01 pm
Eu postei os valores do Ka e do Sandero pois alguem ai pra cima disse que com o mesmo dinheiro que pega o Ka, também pega o Sandero, so que a diferença do preço é grande para um acabamento que não é tão melhor que o do Ka. A Observação é que os preços que coloquei do Sandero nao são do Privilege e sim do Expression, linha intermediária e que por exemplo, não vem com o estofamento de veludo (umas das coisas que justificaria pegar o Sandero em lugar do Ka, se fosse o mesmo preço, além de outras coisas que achei melhor).
Março 25th, 2008 at 2:06 pm
Outra coisa: se eu tivesse 39000 na mao, pegava o Sandero Privilege 1.6, mas tive que fazer a opção racional (o melhor custo benefício que cabia no bolso), entao optei pelo Ka. Palio e Corsa 1.4 estao na faixa de 38.000 e o Gol vai mudar agora, entao eu nem pesquisei.
Comparando nas duas categorias(1.0 e 1.6) o Ka é o mais em contato contra todos os outros, exceto o Uno.
Março 25th, 2008 at 2:07 pm
digo o Ka é mais em conta…
Março 25th, 2008 at 2:20 pm
Não entendo.
O Sandero de 40 mil não pode ser comparado com um carro da categoria dos medios , um Focus por 42 mil??
Então ele é um caro para a sua categoria.
O Ka ganha pelo preço de seus concorrentes diretos, Celta, Uno, Fox e Gol,
O Sandero é um carro de entrada com preço de médio.
Março 25th, 2008 at 2:49 pm
O Sandero nao é carro de entrada.. O carro de entrada da Renault é o Clio. O Sandero é um hatch premium juntamente com o Fiesta, Fox, Corsa e etc
Março 25th, 2008 at 3:46 pm
Nao comparo carros sendo de entrada ou nao, comparo por PREÇO. Se a Ford coloca um lixo custando um Carro de Verdade (Sandero), compra quem quer o lixo ou o carro. Cada um faz o que quiser com seu dinheiro, mas a comparação é por preço, quem entrega mais custando menos. Resumindo… com 36.000 reais, que carro vc compraria???
Março 25th, 2008 at 3:49 pm
Sandero nao eh o medio da Renault, ate pq o acabamento eh pior q o do Clio. O Sandero eh um carro de TAMANHO medio, ACABAMENTO de entrada, PRECO de medio e MOTORIZACAO de entrada. Afinal, todos os medios possuem motores maiores que os 1.6. Ja o Sandero oferece apenas 1.0 e 1.6
Ja o design… questao de gosto. Eu particularmente, achei muito feio, principalmente a traseira. O Logan, coitadinho, parece carro desenhado por criancinhas na escola… Todo reto e antiquado. Na Renault, o Clio eh a melhor opcao.
Mas ganhar do Ka, hj em dia esta dificil. So nao vende mais, pq a Ford nao consegue produzir, kkkkkkk.
Qual carro por R$34.000 vem completo - air bag, com motor bom, espaco razoavel e design atraente? Esta dificil para a concorrencia. Pena que brasileiro tem medo da Ford. Medo da manutencao, que na verdade nao eh cara assim. As pecas basicas custam o mesmo valor dos concorrentes. E o seguro tb eh baixo. Fora a dirigibilidade, que esta em outra esfera de comparacao.
Março 25th, 2008 at 3:50 pm
Lucas, Sandero eh carro de verdade? Sem comentarios…
Março 25th, 2008 at 4:02 pm
Se procura apenas espaco e preco baixo compra uma Kombi 79. Garanto que cabe mais de 7 pessoas + bagagens. E custa pouquinho.
E para completar: SANDERO com AR/DH/VE/TE custa R$39.390. Ou seja, R$5.000 a mais que um Ka que tem rodas de liga. Nao vamos colocar precos para enganar quem acessa o blog. Pq senao tem de colocar o preco do Ka basico tb.
Ka 1.0 com travas eletricas e alarme: R$25.190
Ka 1.0 com AR/DH/VE/TE: R$30.490
Ka 1.6 com DH/TE: R$31.800
Ka 1.6 com AR/DH/VE/TE: R$ 33.355
Março 25th, 2008 at 4:03 pm
Não troco meu novo Ka por um Sandero, nem com reza braba.
O carro feio e caro.
Março 25th, 2008 at 5:21 pm
Caro Osvaldo Aguiar, muito obrigado pela ajuda!!!
Março 25th, 2008 at 5:49 pm
Não entendi… Qual o quesito utilizado para chamar o Sandero de “carro de verdade” e o Ka de “lixo”? Não acho o Sandero assim “uma Brastemp” - é feio e mal acabado - nem considero o Ka tão ruim assim.
Março 25th, 2008 at 6:35 pm
Sandero? E o conceito de se comprar um carro que nasceu pra ser barato, que tem as 4 maçanetas das portas iguais, os retrovisores iguais, o acionamento dos vidros no painel? Carro tem de ter emoção, tem de ter vontade no seu desenvolvimento, e não só custo, custo, custo. O Ka tem paixão nele, o Sandero é “o carro mais barato que pode ser vendido a esse preço”. Tô fora, teria um Ka 1.6 mesmo que custasse a mesma coisa que um Sandero.
Mas gosto é gosto, entendo quem compra um Sandero pensando em custo-benefício.
Março 25th, 2008 at 7:03 pm
Não acho que na Renault o Clio é a melhor opção.
Nunca gostei do design dele, tanto de frente quanto de lado, quanto de trás. O Sandero só tem a traseira feia.
E além disso o Clio tem o mesmo desenho de 8 anos atrás. Vai ser reestilizado logo logo (para o bem do consumidor). Já o Sandero acabou de sair do forno.
Acho que a Renault deveria investir em equipe de designers, por que na média tem os carros mais feios (Logan, Clio sedan e Twingo ganham o prêmio de feiura).
Março 25th, 2008 at 7:07 pm
Lucas,
Tbem não veja o motivo de chamar um sandero de carro de verdade.
Vc já fez o testdriver em um?
Ele não parece ser tão bom qt vc acha.
Março 25th, 2008 at 7:14 pm
É o que eu falei acima ai.. O Sandero nao é tao melhor que o Ka. Pode ser até maior, mas em questao de acabamento é a mesma coisa.
Março 25th, 2008 at 7:16 pm
Basta entrar em um Sandero Expression que vocês vao ver que o acabamento é praticamente o mesmo: estofamengo, rugosidade do plástico, rebarbas no plástico, e etc
Março 25th, 2008 at 7:25 pm
Estão comparando o Ka com o Sandero mas estão esquecendo que o Sandero possui 4 portas, enquanto o Ka somente duas. Nos modelos que oferecem opção de 2 e 4 portas a versão de 2 portas é mais barata (entre mil e dois mil reais). Então a diferença entre Ka e Sandero na verdade é menor por conta disso. Agora na hora de revender que o bicho pega, porque a grande maioria dos consumidores que busca um seminovo quer um modelo 4 portas… o novo Ka ainda é bem recente, mas daqui um ano poderá se ter idéia da rejeição (ou não) do mercado a esse modelo que infelizmente só oferece 2 portas…
Março 25th, 2008 at 7:29 pm
impostos sao altos sim, mas as margens de lucros aqui praticadas sao absurdas.
a comparação realizada um tempo atras entre o Civic SI é um exemplo. sem impostos, tanto aqui, como nos EUA, o carro ainda assim, custa 44 mil a mais no Brasil….
roubalheira pura..
Acabamento de Ka, Sandero, Palio, Celta (esse é piada, nao tem lugar nem para colocar o pé esquerdo)? Sou mais meu Escort RS. Ar, direção, trio eletrico, portas com estofamento descente, motor de verdade (zetec 1.8 16v), volante em couro, por um preço muito menor que um milzinho pelado….
Março 25th, 2008 at 9:47 pm
Se alguém da Renault estiver acompanhando o blog deve estar rindo atoa, sabe aquele ditado: “falem bem ou falem mal mais falem de mim”, é isso aí, ser lembrada é muito importante para qualquer marca, é uma propaganda gratuita, de tanto se falar muitos, por curiosidade, acabarão indo até uma concessionária só para conhecer o carro, de repente gosta e acaba até comprando… Abraços…
Março 25th, 2008 at 11:09 pm
O ka é superior ao sandero para quem busca esporitividade, suspensão, desempenho, direção, tudo tem um toque mais esportivo, mas é só.
O carro nem ao menos possui regulagem de altura do banco ou do volante, apertado, e apesar de o sandero ser mal acabado é bem menos pior do que o ka.
Se o objetivo não for comprar um carro com tempero esportivo o sandero ganha em tudo.
O único contra que tenho em relação ao focus é o fato de a ford não disponibilizar airbag para a versão básica, fizesse isso poderiamos comprar um focus por R$33500 com ar,direçao, vidros travas e airbag, seria um senhor carro por este preço.
Falando especificando das qualidades do focus, é muito mais carro do que o sandero e também é mujito mais carro do que astra e golf.
Em relação ao 307, ele perde apenas na beleza, o 307 é um dos carros mais bonitos do pais, seja por dentro quanto por fora.
O focus anda mais, é tão estável quanto, muito mais confortável, melhor câmbio, manutenção mais barata.
O conjunto motor, suspensão, câmbio e direção do focus é perfeito, além de possuir um acabamento de primeira.
Eu pensava em comprar um focus no meio do ano mas fiz as contas e percebi que não conseguiria chegar nos R$47.000 para comprar um focus com airbag, meu limite seria pouco mais do que o focus básico.
Nestas condições aproveitei uma liquidaçao de estoque dos clio 1.6 expression e consegui meu carro com airbag.
Ou pegava um clio agora ou no meio do ano morreria em ka ou sandero, carros que considero inferiores ao clio, focus básico sem airbag não interessaria.
Abraço
Março 25th, 2008 at 11:44 pm
Se vcs acham Ka melhor que Sandero, um carro que só tem motor e estabilidade pois pioraram acabamento, tecido horrivel, lataria na porta a mostra (deu até choque em alguns usuários), quando chove entra agua apesar de ser 0km (vide nossa colega do blog) consome que nem Cherokee V6, uma mistura feia de fiesta street com ka (tudo bem que tb acho o Sandero feio), tem mais rebarbas do que onibus, sem ajuste de altura do cinto (nem no tpo de linha 1.6) custa 36.000 reais e voces chamam isso de carro de verdade… realmente, existe gosto pra tudo… o meu pelo menos é mais exigente. Não compraria nenhum dos dois pois acho muito caro pra o que eles são. Sou mais comprar um semi-novo mais CARRO.
Março 26th, 2008 at 12:28 am
trinta e pouco mil em um ka?
soh sendo louco!
o consumidor brasileiro nao pensa! compra por impulso, e ao contrario do que mtos dizem, nao intende nda de carro.
um amigo postou que deveriamos aquecer o mercado de seminovos. acho isso o mais coerente a se fazer.
mas acho que o que realmente faz com que se venda tantos carros zeros sao as formas de pagamentos.
infelizmente vivemos em um pais onde a maioria da populaçao nao ten grana e prefere fazer parcelamentos a perder de vista.
Março 26th, 2008 at 7:29 am
Cologa Lucas, Gosto é gosto. Nunca compraria carro usado ou se você acha melhor chamar “semi-novo”, tudo bem. Mas você tem que concordar que o Ka é melhor cuato X benefício em relação aos seus concorrentes diretos. Veja bem: nao estou falando que o Ka é mais barato (Por que o Uno é mais barato que ele), mas é o que enntrega mais por menos. QQ outra opção que você fizer, com os itens que o Ka te dá, você vai gastar mais. É só fazer a tomada de preço do Celta, Palio, Gol. Mal acabamento nao é uma exclusividade do Ka. É comum inclusive ao Sandero, e a outros modelos que se propoe ser melhor acabados. A grande verdade é que a maior parte de podução brasileira está relaxada, e nao vai ser em um carro de entrada que isso seria diferente. Não estou dizendo que isso seja justificativa, mas é uma triste constatação.
Março 26th, 2008 at 9:53 am
Leonardo,
concordo em partes com vc. Usado é quando tem mais de 3 anos ou 60.000km que terá que trocar algumas peças e semi-novo geralmente tem 1 ou 2 anos com pouca quilometragem. Quando comparo sandero com ka, comparo com o 1.6 que esta sendo testado que custa 36.000 reais. Custo x beneficio o melhor é o uno que já foi discutido no blog há alguns dias atras (com a diferenca de preço vc paga combustivel durante 2 anos), porem se eu “fosse OBRIGADO a comprar um 0 km” eu pegaria o palio fire, questao de gosto pessoal, revenda, manutencao, seguro, 4 portas, conforto. Nao dirijo em estrada a mais de 100km/h e por isso nao preciso de carro muito duro que passa todas as imperfeicoes da estrada pra ser estavel, prefiro suspensao mais macia, confortavel, agora vejo uns loucos no blog que andam a 140km/h e por isso dizem que tem que ser mt estável, ai prefere o ka. Gosto tem pra tudo, responsabilidade pra poucos, só nao tem pra quem gosta do Ka e que tivesse 4 portas, que muitas pessoas pedem e muitas criticam. Agora, voce já entrou em todos os carros de entrada da Fiat, Ford, Volks e Gm? Vc acha realmente que todos estao no mesmo nivel ou que alguem se dá melhor?
Março 26th, 2008 at 10:06 am
Obs: estamos num blog discutindo que nem pessoas, entao vamos parar com comparacoes infantis como Kombi, Fusca, vamos ser adultos formadores de opiniao e respeitar o proximo. Ninguem é obrigado a concordar com o outro, é obrigado apenas a respeitar os outros.
Março 26th, 2008 at 10:29 am
Lucas,
Vamos por partes:
Tive dois celtas, meu pai já teve um escort, del rey, vectra, astra nos ultimos 20 anos, seguindo essa sequência.
Conheço bem os carros GM. Minha esposa já teve também o Corsa Sedan GLS e um Stilo. O primeiro (Corsa Sedan) era um mini vectra pra época.
Minha constatação é que de lá para cá os carros só pioraram em acabamento. Lembro do Del Reu Guia que meu pai teve, todo em veludo, muito confortável. O Vectra 97/97 era muito bom também. Do Astra pra cá, a coisa começou a piorar. Os dois celtas tinham o acabamento muito ruim. Todo em plástico com rugosidade áspera e sem nenhum conforto.
O celta atual melhorou um pouco, mas não é melhor que o Ka, por exemplo. Na minha saga fazendo o meu comparativo pessoal, fui ver o Palio e Uno, Celta e Corsa, Gol e Fox, Clio e Sandero e finalmente o Ka e Fiesta. Entrei em todos. Não cheguei a ir a Pegeout ver o 206, de antemão já sabia que não cabia no bolso, mas conheço o carro. Posso dizer que todos estao nivelados pra baixo. Há um relaxo globalizado nas marcas.
Dos carros de entrada, os que tem melhor acabamento são o Clio e o Pegeuot 206, mas a faixa de preço deles é incompatível com carros de entrada.
Acho que o Ka e o Palio estão melhores que Celta e Gol e sendo o último o que mais piorou nos últimos anos. É so comparar a G3 com a G4 para se comprovar isso. Com relação ao Ka, não acho que seja perfeito, sinto falta de coisas bobas como a regulagem de altura do cinto e do banco. Acho que a versão 1.6 completa deveria ter acabamento diferenciado.
Contra o Palio, acho o interior envelhecido demais, quase antiquado. No uno isso é ainda mais acentuado. Com relação ao Palio ainda tenho mais um argumento que nao me fez optar nem pelo Fire ou pelo “Novo Palio”. Com a chegada do Novo Gol em junho/julho, a Fiat vai lançar o modelo 2008/2009 do Palio com os faróis do Siena (mais para o fim do ano, mais vai) Ou seja, o Novo Palio 2008, ocupará o espaço que é do Fire atualmente, descontinuando o Fire. Quem comprar ou um ou outro agora, continuará com um carro “desatualizado”. Essas constantes mudanças na Fiat principalmente na linha Palio é muito ruim. Faz com que o carro que você compra hoje daqui a um ano valha muito menos do um Ford ou Gm, por exemplo, que mudam menos, mantendo um valor de revenda. O meu celta 2004/2004 consegui vender a 21.000 (e é do modelo antigo). Comprei-o naquele ano a 24.000. Ou seja, desvalorizou muito pouco. Faz a tomada de preço de revenda de Palio 2004/2004. Acho que nao consegue revender tão bem quanto o celta.
Março 26th, 2008 at 10:35 am
Bom ponto esse das mudanças do Palio. Um amigo tem um novo e teve problemas uma vez explicando ao manobrista qual era o carro:
“É um Palio novo”
“Ah, aquele com o farol redondo?”
“Não, o mais novo”.
Março 26th, 2008 at 11:48 am
Lucas, Rafael K
Voces trocariam um novo por um semi novo?
Aqueles que ao pegar tem que fazer revisão geral (Amortecedores, escapamento, suspenção, pneu ) todos estes itens que qualquer carro com 3 a 4 anos ou + 60.000 km precisam ser trocados. Algumas lojas oferecem garantia, mas apenas motor-cambio.
Tenho uma amiga que possui um passat 2001, o carro é muito lindo, completo, diz ela que não troca o carro dela por um carro zero ( Vale + - R$ 26.000,00), mas. Apesar de ser um ótimo carro, a manutenção dele é muito cara. por isso eu tenho medo de pegar um semi-novo ou usado. Um outro amigo tem um pegeout 2007 e gastou quase R$ 1500,00 em suspenção Pelo menos com um carro zero, não vou ter estes problemas
Março 26th, 2008 at 1:04 pm
Ao se comprar um carro semi-novo ou usado deve-se levá-lo ao mecânico para se constatar eventuais defeitos e lógico ou fugir deles ou pedir um abatimento no preço do carro para saná-los. Essa conversa que carro usado tem garantia só de caixa e motor é balela. Pelo Código de Defesa do Consumidor, o comerciante é obrigado por lei a dar garantia total durante 3 meses; se a loja ainda quiser dar 3 meses de câmbio e motor, essa garantia se soma à obrigatória e o carro passa ter garantia total durante os 3 primeiros meses + 3 meses da garantia de câmbio e motor oferecida pela loja. Sabendo-se comprar um carro usado (ou semi-novo) pode-se economizar bastante, pois são nos primeiros anos que o zero km se desvaloriza mais, mas essa questão de carro zero ou usado é pessoal: alguns preferem outros não…
Março 26th, 2008 at 1:08 pm
Não é possivel comparar o interior do sandero com o do ka, só porque os nosso carros estão mal acabados não quer dizer que são todos iguais.
Existe os piores e o menos piores, os campeôes em mau acabamento são na ordem, celta, prisma, gol, fox e espace fox, disparado são os piores se me dessem um destes carros venderia para comprar outro.
O ka é superior a estes que citei mas inferior ao sandero, sem comparação, o sandero é menos pior.
Sobre o clio, o modelo 1.0 16v custa a partir de R$27790.
Por R$2000 a mais do que o ka pega-se um carro melhor acabado, muito estável e ao mesmo tempo confortável, ótimos bancos, a direção não fica socada no meio das pernas do motorista e, principalmente na frente, oferece muito mais espaço.
E ainda existe um detalhe, sabendo usar um motor 16v o clio anda bem mais do que o ka.
Abraço
Março 26th, 2008 at 3:20 pm
No meu entendimento, o ponto crucial é que o Ford KA é deixou de ser Ford KA. Mudou-se o conceito e conseqüentemente o carro. Nada a ver com sua campanha antiga: um carro jovem, despojado e etc. O carro em si é bonito, mas é outro.
Acho interessante a Ford pensar em “carros para famílias” mais “baratos”, no entanto eu não preciso de mais espaço. Sou solteira, não tenho filhos (e se tivesse optaria por qualquer outro carro 04 portas por causa das cadeiras infantis) e dirijo 95 % do tempo sozinha. Quando preciso viajar, ainda que acompanhada, não me falta espaço, mas ar-condicionado.
Ar condicionado (conforto) e uma versão flex (economia) do carro foram os motivadores da minha visita a uma concessionária Ford. Chegando lá um vendedor fez o “imenso favor” de me apresentar o novo “Karro” e ao questioná-lo se o novo “kA” realmente valia o que se cobrava, ele me aconselhou a não trocar de carro; fato que me levou a acreditar que os vendedores da Ford ganham realmente muito bem. Grosserias à parte, por que será que isso aconteceu? Falta de argumentos??
Fiz a mesma pergunta na Citroen, o vendedor soube pesar, descrever as vantagens, custos de manutenção, dentre outras coisas. Carro de família por carro de família, ando preferindo o Citroen que tem acabamento e não finge que é popular.
Aliás, o que quer dizer mesmo o “popular” que tanto o kA, quanto o celta ou qualquer outro da “categoria” agregam ao nome? Que custam tanto quanto uma casa popular??? Deve ser.
Março 26th, 2008 at 3:20 pm
PS: Eu tenho um “velho” Ka.
Março 26th, 2008 at 5:39 pm
Fernanda, na concessionária da Ford aqui de São Paulo aonde fui para conhecer o novo Ka o vendedor também teve tanta má vontade que nem me deu vontade de voltar lá. Parecia que estava me fazendo um grande favor e não me mostrando um produto de sua empresa.
Março 26th, 2008 at 7:22 pm
Raphael,
na minha cidade existe carro usado de varias quilometragens e anos de uso. Tem vezes que algumas pessoas vao morar fora e vendem carros praticamente zero por 10.000 a menos. Se pra vc dinheiro nao falta, sorte sua, pois meu dinheiro nao gasto a toa. Com esses 36.000 do Ka compro um polo com 1 ano de uso, pneu praticamente zerado. Ou seja, vc nao vai comprar um usado acabado ate pq o meu tem 9 anos de uso e esta mais novo do que muiiiito 2005 por ai. Quem tem cuida!!!
Seu amigo do Peugeot gastou 1500 com amortecedor porem deve ter economizado uns 15.000reais de desvalorizacao do 0km para o 2007. Façamos as contas!
Março 27th, 2008 at 12:46 pm
Fernanda, vendedor de concessionária de uma maneira geral não entende nada de carro. Vale mais a pena vc procurar amigos e escrever em fóruns do que ouvir esse pessoal.
Eu sempre ignoro vendedor em concessionária, chego e vou ver o carro que quero. Só falo com eles se for pra fazer test drive ou pra comprar mesmo…
Abril 1st, 2008 at 3:35 pm
Amigos, ainda prefiro o Celta! Anda mais, é mais economico, confiável e muito bonito por dentro e por fora. Como carro de entrada hoje para mim é o Celta!
Abril 18th, 2008 at 12:30 am
Realmente, que eu me lembre, TODOS os comparativos feitos pela 4 rodas, motor show, autoesporte, etc. são a favor do novo Ka na maioria dos aspectos.
Motor excepcional o Zetec Rocam… apenas com consumo um pouco exagerado. se comparar com a média.
Sandero é comparação com fiesta. os carros são comparados por porte.
Realmente não dá pra comparar semi-novo com carro zero, pois o que vc paga a mais vc tem no fato de amacia-lo como quiser, garantias, procedencia (vc mesmo), etc.
Mesmo assim, por causa da desvalorização, EU (aliás, deixo claro que é opinião exclusiva minha) apesar de tudo preferiria um carro semi-novo… tipo… ao invés de um Ka de 36k 08/09, pego um focus 07 completo (-abs, air bag e outras frescurinhas… não q os itens de segurança sejam frescura, mas por serem sempre importados, são absurdamente caros).
Vale lembrar que pra quem vai financiar parte ou totalmente o valor do carro, o 0km leva vantagem copm taxa de juros menor e aprovação de crédito mais facil.
falows, galerinha!