19º Dia
O preço do conforto
No fim de semana, aproveitei o trânsito menos congestionado - não dá mais para dizer que a capital fica com trânsito livre - para realizar a medição de consumo de álcool do Ka com o ar-condicionado ligado.
Obviamente, era de se esperar que a média piorasse em relação aos 8,0 km/l obtidos pelo repórter César Tizo no 12º dia sem o equipamento ligado. Mas confesso que imaginava algo melhor que os 6,0 km/l registrados. Afinal, esse número indica uma autonomia de apenas 270 km (o carro possui tanque com 45 l de capacidade).
Mas se o consumo deixa a desejar, por outro lado, o comportamento do compacto com o ar-condicionado acionado não é muito prejudicado, pois o carrinho nem parece sentir a queda na potência.
Como o verão está chegando ao fim, fica a esperança que o clima se torne mais ameno e permita rodar mais tempo com o aparelho desligado.
Mais tarde voltarei para comentar sobre a história do controle remoto adicional do alarme.
Posted in Conforto, Consumo, Desempenho, ar-condicionado
Março 10th, 2008 at 12:08 pm
6 km/l????!!!!
Inadmissível esse consumo, num carro tão leve, aerodinâmico e com motor 1.6?????!!! Como exemplo, minha Strada 1.8 fazia isso na cidade, com o ar ligado.
.
Março 10th, 2008 at 12:23 pm
Já que o “outro carro” insistentemente tem sido citado neste Blog, vai aí mais uma reportagem a respeito dele…
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/reportagem/item22132.shl
Muito interessante por sinal..
.
Março 10th, 2008 at 12:53 pm
6km/L?
Eh, vou continuar no meu 1.0 que faz facil 12-13km/L com ar…
Eu la sou dono de posto de gasolina?
Tb nao quero dar dinheiro a Lula (impostos).
Março 10th, 2008 at 12:55 pm
É Sergio, o Sandero está mesmo dando o que falar… Quem sabe role um teste dos 100 dias com ele depois deste, seria uma boa, não? Quanto ao consumo do Ka, na verdade me parece normal. A linha Palio com motor 1.8 realmente bebe menos, por aqui dá pra fazer média de 7 km/l na cidade com AC andando normalmente. Eu diria que o motor 1.6 da Ford está na média, mas devido à sua suposta modernidade, poderia beber menos sim. Até mesmo o pesado Punto, ainda que fosse 1.4, obteve médias melhores. Mas a diferença de peso é gritante. Definitivamente baixo consumo não é uma característica dos Fords atuais.
Março 10th, 2008 at 12:56 pm
Sérgio Filho, o Sandero tem motor 1.6 também?
O completo 1.6 custa quanto?
Abraço
Março 10th, 2008 at 1:03 pm
MARCOS…
Imagine vc então, o consumo do ECOSPORT!
Sobre o Sandero assino em baixo. Na minha opinião era a bola da vez e não o KA. Quer apostar que vão colocar o “novo” Gol no próximo teste? rsss.
Abs.
Março 10th, 2008 at 1:28 pm
Muitos são as variáveis sobre o consumo. E o consumo Km/l não expressa o consumo do carro uma vez que depende da quilometragem percorrida. Se vc ficar parado com um Uno mille até acabar o combustível, o seu consumo será 0 km/l. Além disso, o peso, o jeito de cada um dirigir, o combustível, o trânsito, a manutenção entre outros são fatores de consumo.
Algumas fábricas nao divulgam o consumo dos seus veiculos pois sabe que vai ter consumidor fazendo 10km/l e outros 4km/l e que o fator divulgado no manual vai causar muitos problemas.
Isso poderia ser resolvido se houvesse uma norma ou um certificado que viesse trazer os parâmetros para medir o consumo de todos os carros nas mesmas condições. Aí sim poderíamos comparar veículos entre si.
Março 10th, 2008 at 1:40 pm
6 km/l no FIM-DE-SEMANA ?? Eh, pra quem lascava o Punto e rasgava elogios à Ford, realmente desmoralizante.
Março 10th, 2008 at 1:43 pm
Vi um Sandero e apesar de nao ter prestado atencao na parte frontal, a traseira esta em pe de feiura com Mille, Novo Palio. Isso se nao for mais feio.
Concordo que ele tem um bom custo-beneficio, para quem precisa de espaco (pai com filhos, mae com filhos) mas para mim, design eh fundamental, beleza tb e em beleza, o Sandero, apesar de ser melhor que seu irmao dos anos 80 (Logan) esta aquem dos carros com preco de 40mil.
Essa eh a MINHA opiniao. Beleza eh q nem cotovelo, cada um tem o seu. Mas nao conheco ninguem (excecao aqui no blog) que tenha achado o Sandero bonito.
Março 10th, 2008 at 1:44 pm
Djowl,
concordo com voce, o meu fiesta 1.6 acho super economico..faço 7,5 km/h com ar ligado na cidade, tá com 2 mil km.
Março 10th, 2008 at 1:50 pm
Acho que todos devemos vender nossos carros atuais e comprarmos o Renault Sandero.
Março 10th, 2008 at 1:52 pm
Acho que todos devemos vender nossos carros atuais e comprarmos o Renault Sandero. Afinal ele é um primor de Design, custa pouco ( ? ) e será facílimo de revendê-lo, assim como os outros Renaults.
Sandero é a solução !!!!!!!!
Março 10th, 2008 at 1:53 pm
Acho que todos deveríamos vender nossos carros atuais e comprarmos o Renault Sandero. Afinal ele é um primor de Design, custa pouco ( ? ) e será facílimo de revendê-lo, assim como os outros Renaults.
Sandero é a solução !!!!!!!!
Março 10th, 2008 at 1:53 pm
Djowl e Daniel,
logo no inicio do teste, no primeiro consumo divulgado, perguntei se eles nao estavam dirigindo esportivamente. Acredito que tenha esta influencia. Mas 6km/L eh gritante.
No inicio do teste perguntei assim: “Esse consumo elevado nao esta diretamente relacionado ao modo de dirigir esportivo que estao levando ao Ka? Depois de ter passado tanto tempo dirigindo uma lesma…”
Infelizmente nao responderam.
So pra citar: Aqui em casa tinha um Tempra 2.0 que quando um motorista dirigia chegava a fazer 4,5km/L e quando eu ou meu irmao dirigiamos batia nos 9km/L. O modo de dirigir eh a maior variavel do consumo.
Março 10th, 2008 at 2:02 pm
Eu acho o Sandero feio…
Vocês poderiam dar mais informações sobre como conseguiram chegar nestes 6,0 KM/L de álcool?? Condições do trânsito, etc, só p/ fins de comparação?
Março 10th, 2008 at 2:02 pm
Eu tenho uma dúvida mais basica, como não entendo nada de motor de carros e várias pessoas perguntaram e até citaram a tal velocidade máxima por marcha, ex: 3 marcha que chega a 140, gostaria de saber qual a vantagem disto, pois ultimamente com meu golzinho 16V, ele atinge 40km/h eu já coloco quarta marcha para economizar combustível e quando atinge 50 já estou em quinta marcha. Nunca pensei na minha vida de esticar a terceira marcha até 100 km/h, afinal para que serve o carro conseguir uma final alta em determinada marcha? Ultrapassagem? ou para beber combustivel mesmo.
Como disse antes, sou leigo no assunto.
Março 10th, 2008 at 2:04 pm
Estão falando muito do Sandero, mas estive esses dias em uma Renault e vi que o Sandero 1.0 completo sai por 38 mil, enquanto que o Ka 1.0 completo sai por 31,7 mil. Ou seja, são carros diferentes em tudo: desde o tamanho até o preço. Abs!
Março 10th, 2008 at 2:18 pm
antes de mais nada, obrigado pela participação! O blog está muito dinâmico e esperamos manter assim.
Quanto ao comentário do Ney, informo que o estilo de condução não é esportivo. Temos um padrão na empresa, que é seguido por todos. Ao mesmo tempo, é claro que a média obtida não é a verdade absoluta. Ela serve apenas como uma referência (que, no caso do novo Ka, está decepcionante).
Marcelo: como disse no post, embora tenha realizado a medição durante o fim de semana, não consegui rodar com trânsito livre o tempo todo. Mas, em compensação, também não fiquei preso em nenhum grande congestionamento, o que certamente pioraria ainda mais o resultado.
Abraço a todos!
Março 10th, 2008 at 2:43 pm
Eu trabalhava em Sampa e chegava a rodar 140km por dia. Meu santana fazia 6,5 km/l e um monza carburado que tinha fazia 7 de alcool…sendo os dois a alcool e 2.0.
Mas sempre gostei de dirigir o carro com o André Luiz falou. Gosto do torque em baixa pois assim o motor aceita melhor as marchas mais altas em baixo giro.
Na estrada, gosto do giro baixo do motor, ou seja, cambio de relações longas…por isso tento fugir de carros 1.0….mas parece que eles têm um imâ por mim. Afinal, São os que eu posso comprar. Mas já tô sonhando com um kazinho 1.6.
A propósito, alguém pode falar a rotação do Ka 1.6 a 120km/h??
Ouvi muito aqui sobre a acustica dele. Ele é barulhento na estrada a 120km/h???
Março 10th, 2008 at 3:15 pm
6,0km/l com transito tranquilo? e dizem q o punto bebe mto (to me referindo ao 1.8, q eh o q tenho)…
faço 6,5km/l com ar ligado o tempo todo no transito com ele. com transito livre vai pra 7,5 tranquilamente
a super modernidade do zetec rocam x 1.8 powertrain n eh o q todos dizem pelo visto…
desculpe ta meio alterado, mas eh q falam tanto q o 1.8 powertrain eh antiguidade e beberrao e q o rocam eh o mais moderno dos nacionais e bebe pouco, q num carro tao leve como o Ka fazer isso me surpreendeu ate
Março 10th, 2008 at 3:20 pm
Pessoal,
Tenho acompanhado esse blog e estou esperando a participação efetiva dos donos do Novo Ka, onde estão?
Quando do teste do Punto foi muito legal pois tinhamos proprietérios informando, concordando, discordando..enfim participando.
Convido a todos que conheçam proprietários do Novo Ka a incentiva-los a participar pois estaram enriquecendo ainda mais este blog.
Abraço a todos!!!
Março 10th, 2008 at 3:22 pm
Djowl
existe regra sobre medicao de consumo, e eh da ABNT. esqueci o numero da Norma agora…
calculando o consumo sob as configurações dessa norma, o punto 1.8, por exemplo, faz 12,1km/l na cidade com gasolina, e uns 8,5km/l com alcool.
ja consegui os 8,5km/l com alcool, sem ar e pouco transito, mas o maximo na gasolina foi 10,8km/l.
O teste eh feito com paradas de tempos em tempos, simulando semaforos, arrancadas, reduções de marcha, algum tempo em 3 marcha etc etc…
Março 10th, 2008 at 4:01 pm
Posso ser franco, mas bem franco mesmo? Eu tenho uma kombi 89 alcool com motor cansado que faz 7km/l cheia de peso em cima. Um carro pequeno, leve, aerodinâmico e moderno deveria superar em muito essa marca. O que há de errado, meu Deus do céu?
Março 10th, 2008 at 4:02 pm
Putz… 6,0 km/litro?
Bebe demais esse ka 1.6.
O ka 1.0 deve fazer no máximo 7,0 km/l.
Vou olhar o consumo do celta, talvez troque de opçao.
Março 10th, 2008 at 4:06 pm
Que tal rodar um tanque com gasolina pra comparar?
Março 10th, 2008 at 4:20 pm
Andre,
quando um veiculo possui relacoes de marcha longas (caso do Ka 1.6), o motor tende a rodar em rotacao mais baixa, o que favorece o consumo. Como ex. vamos a sua citacao.
No caso de veiculos 1.0, a relacao de marchas mais curta favorece o torque, criando a “sensacao” de forca, mesmo num carro fraco. No caso do gol que vc citou, a 50km/h vai estar a “X” rpm, sendo que a 100km/h vai estar a 4X (vamos supor 4000rpm, varios 1.0 a 100km/h estao nesta faixa). O que ocorre eh que o motor esta “gritando”, consumindo mais do que um carro que estivesse a 3000rpm. Quando temos um veiculo que alcanca 140km/h em 3a, este tendera a estar com o motor muito mais tranquilo em viagens a 100km/h do que o com cambio de relacoes curtas.
Os maiores beneficios do cambio longo sao estes:
1. Motor girando mais devagar
2. Menor consumo em viagens
3. Menor ruido na mesma velocidade em comparacao ao mesmo motor com relacoes curtas.
Março 10th, 2008 at 4:25 pm
Claro que isto em teoria, ja que os veiculos diferem em peso, aerodinamica, aderecos, acessorios (A/C, direcao…) pneus, calibragem, combustivel adulterado ou nao, km do motor, transito, percurso (aclives ou nao), temperatura do motor, trajetos longos ou curtos troca de marchas em tempo correto, dentre outros. Mas o principal ainda vejo como sendo o MOTORISTA (pe de chumbo ou pe de pena)
Março 10th, 2008 at 4:25 pm
Jóia Ney, muito obrigado! Agora entendi para que serve, então um cambio longo favorece a economia e propicia mais conforto, mas ao contrario, perde-se em torque em baixas, certo?
Março 10th, 2008 at 5:19 pm
Bom, penso que o torque do motor é o mesmo, mas com a marcha mais longa como é o caso do 1.6, o carro fica mais “pesado” para ser empurrado pelo motor. É o mesmo principio das bicicletas com marcha. Se vc coloca na 1. marcha vc pedala muito ( alta rotação ), a bicicleta fica leve mas nao consegue altas velocidades. Na ultima marcha, vc pedala pouco, consegue grandes velocidades mas tudo fica mais pesado. O motor ( vc ) continua o mesmo.
Ao victor Ramos, vlw colega, não sabia que essa norma existia, mas de qualquer maneira as medições dos fabricantes são um tanto otimistas em vários casos.
Março 10th, 2008 at 5:27 pm
Depois das explicações de cambios, a conclusão que eu chego é que quem quer Ka 1.6 quer um carro pra viajar, gastando pouco dinheiro.
Pra cidade é o Ka 1.0 mesmo e ponto final. Ainda bem que optei pelo Punto 1.4. Estava em dúvida entre ele e o Ka 1.6. Não quero mais carro 1.0, deu o que tinha que dar.
Pego pouca estrada, e se tivesse comprado este Ka do teste estaria arrancando os cabelos numa hora destas.
Depois de design e prazer ao dirigir, privilegio o consumo, e só depois o desempenho. Hoje tenho certeza que acertei na escolha.
Março 10th, 2008 at 5:33 pm
quis dizer “gastando pouco dinheiro” na compra, se comparado a carros de motores cujo ponto forte é a estrada.
Março 10th, 2008 at 7:53 pm
André Luis, a vantagem em atingir altas velocidades por marcha significa que o câmbio tem relações longas, ou seja, o motor roda em baixas rpm na maior parte do tempo. A vantagem está no consumo mais baixo, mas também no menor ruído. Não é pra você chegar aos 140 km/h em 3ª, e sim pra que desfrute de baixo consumo e baixo ruído a 30 km/h, por exemplo, pois as rotações do motor estarão lá embaixo.
Marcelo: o Sandero é feio, mas o custo x benefício é bom. Por 40 mil temos Corsa e Palio completos também, mas super apertados. Já o Sandero tem espaço de um carro médio, a diferença é enorme. A suspensão também é mais confortável, embora firme. O comportamento do Sandero é o de um carro de segmento superior, esta é a vantagem dele.
Março 10th, 2008 at 8:16 pm
R$180,00 um controle que não vale nem R$10 reais, isso é um assalto ao consumidor brasileiro!!! Como pode a Ford explorar tanto assim…
Março 10th, 2008 at 8:46 pm
Nossa!!! 6km/l??? hauhauahua esse carro é perfeito para os pinguços… é alcoolatra!!! alias não… é uma concorrencia pra eles…
Haja cana de açúcar pro Ka viu!
51 nele!!!
Março 11th, 2008 at 1:48 am
Sem comentarios este consumo.
e ainda tinha gente querendo comparar o Ka com o Punto.
alem de mais feio, bebe demaisssssssssssssssssss
Sorte de quem escolheu punto quando tinha duvidas entre ele e o Ka.
Março 11th, 2008 at 8:35 am
Pesquisei no Google as palavras chave “consumo novo ka” e a primeira ocorrência encontrada é uma reportagem da AutoShow que diz que o novo Ka é 5% mais econômico do que o Celta 1.0 e 18% mais econômico do que o Gol 1.6. Há disparidades de informações. Há algo errado ainda com esse carro do teste, pois além deste teste da AutoShow há outros comparativos que teoricamente são imparciais e que indicam um consumo mais condizente com um carro com o peso e torque do Novo Ka 1.6.
Abraços
Março 11th, 2008 at 9:38 am
Cade o comentário que enviei em 10/03 ?
Março 11th, 2008 at 10:26 am
Já ouvi dizer que não dá para comparar o consumo de carros exclusivamente a álcool com carros flex, pois os primeiros são mais econômicos que os segundos. Dizem que isso se deve ao fato de que as empresas que desenvolveram os sistemas flex não chegaram a um ponto de equilíbrio perfeito. Mas parece que isso vai acontecer em breve. Mesmo assim, é um consumo muito alto. Tenho um Fox 1.0 e a média de consumo dele é de 9,0 km/l no álcool, na cidade. Tenho pé de pena, sempre que o carro chega a 60 km/h coloco quinta. Dificilmente mudo de marcha após os 3.000 giros, na estrada, mantenho 4.000 giros (110 km/h).
O carro está com 30.000 km. Na última viagem, me surpreendeu, pois rodei 300 km com meio tanque, indo para o sul de minas, com o carro relativamente leve.
Por isso, o consumo desse Ka está um pouco alto, mas tende a melhorar com o tempo.
Abs.
Março 11th, 2008 at 11:32 am
leonardo,
as revistas dizem q o punto 1.4 faz 13km/l com gasolina, na cidade, e se nao me engano mais de 9km/l com alcool…
e com o carro na pista nao foi o q aconteceu…
esses consumos sao obtidos direto das montadoras, que fazem a medição de acordo com a norma da ABNT sobre a materia… mas as condições que simulam transito de cidade nao sao tao reais, logo o consumo parece sempre bom.
o mais confiavel eh um teste desse tipo, 100% real. basta saber a forma de dirigir de quem ta fazendo o teste, comparar com a sua e ver +/- como seria o consumo do carro em suas maos…
Março 11th, 2008 at 11:51 am
O consumo como já foi falado depende de vários fatores. Se você fica preso no trânsito com o carro ligado (como o Djowl citou) ele fica consumindo combustível sem andar. As fabricantes européias já desenvolveram um sistema (START-STOP) que desliga o carro em sinais de transito e em engarrafamentos (depois de alguns segundos parado em marcha lenta). Quando estou em engarrafamentos costumo desligar o carro e isso já ajuda a reduzir o consumo. Consigo em média uma redução de 0,5 a 1km/l. Pode parecer pouco, mas como meu carro costuma fazer 8,5km/l com gasolina (um Santana 2.0) ele passa a fazer de 9 a 9,5km/l em ciclo urbano (uma melhoria próxima de 10%). Talvez fosse hora dos fabricantes nacionais começarem a pensar no assunto pois São Paulo bate recordesde engarrafamentos a cada dia…
Março 11th, 2008 at 12:26 pm
Espero que o nosso amigo Carlos Eduardo esteja certo. Essa média está ruim para o Ka, tendo em vista o conjunto da obra (peso, torque, pneus aro 14 entre outros fatores).
Março 11th, 2008 at 2:25 pm
Leonardo, essa informação eu tive de uma pessoa que trabalha em uma dessas empresas que fazem os módulos de gerenciamento álcool/gasolina. É informação 100% confiável, bem como que o problema vai ser resolvido em breve.
Agora, dá a impressão de que as montadoras pensam que ninguém se preocupa com o consumo por ser álcool, mais barato, produzido no Brasil… Mas é o contrário. Eu mesmo sempre tento andar da forma mais econômica possível, mesmo com o álcool a 1,10 o litro (em alguns lugares, claro).
Março 11th, 2008 at 2:49 pm
O Ford Ka tá ótimo, pois meu Eco Sport com mesmo motor, porém bem mais pesado não consegue nem 5Km/l no alcool em BHte em dias normais com ar ligado. Rsss!! isto andando na maciota!! Salientando que este motor pode ser bom no Ka que é leve, mas no Eco é uma tartaruga ambulante, além de beberrão!!
Março 11th, 2008 at 2:55 pm
Não fiquem triste com o Ka, pois o Eco com o mesmo motor na mesma situação não passa de 5Km/l.
Março 12th, 2008 at 9:14 pm
Senhores,
Tenho um UNO a GNV, ele faz 14,5 km/m mas com esse transito de SP batendo record, ele esta fazendo somente 8Km/m.
Lugares em que eu demorava 2 minutos, agora passo meia hora parado. Não vamos culpar o carro por isso. Até sábado parece dia normal.
Março 12th, 2008 at 10:08 pm
Senhores, acho curioso ler relatos de gente indignada com o consumo do Ka. Nas mesmas condições, qual carro é mais econômico a álcool em SP com ar ligado, em um sábado? Sinceramente, poucos! Dizer que o Punto 1.4 é mais econômico é balela!! O carro é pesado o motor é fraco e sua tecnologia é comum. Eu vi gente falando que o 1.8 da GM faz 7 com ar ligado. Não faz mesmo!! Vai fazer uns 5 e olhe lá. O pessoal não sabe medir consumo, sinto muito, e “inventa” para favorecer o seu carro. Eu aposto que o Ka na estrada, sem ar, vai fazer uns 11,5 km/l andando na casa dos 110 km/h. O meu Fiesta faz 11 km/l e o motor é o 1.6 flex. Por favor publiquem este, os outros não o foram. Abraços.
Março 12th, 2008 at 10:23 pm
Senhores, complementando, o Sandero, muito citado por aqui, ainda é uma incógnita, contudo ele não é concorrente do Ka e sim do Fiesta. Um ledo engano é dizer que o seu entre-eixos maior se traduz em mais espaço interno. Sugiro que os amigos entrem nele ajustem o banco da frente e posteriormente sentem-se atrás. Verão que o espaço dele é compatível, com Fiesta, Corsa, Fox e Polo, nada além, por um detalhe muito importante: o seu chão é muito rente aos assentos dos bancos e isso faz com que os ocupantes precisem esticar mais as pernas para se acomodar exigindo mais espaço no sentido longitudinal, anulando o entre-eixos maior como vantagem (isso também ocorre no Logan e no Megane). Nos outros carros que citei, os ocupantes vão mais sentados e as pernas tem mais espaço no sentido da vertical, não necessitando desse espaço longitudinal para se acomodarem bem. Por enquanto, nesse seguimento ainda considero o Fiesta o melhor ( não incluo o Polo que é bem mais caro). Abraços.
Março 17th, 2008 at 5:18 pm
Realmente Roberto. O Novo Ka é concorrente direto de celta, palio e gol. O Sandero já compete com fiesta, corsa e fox. Já o polo tem como concorrentes principalmente o C3, Punto, Fit e etc. São categorias diferentes que nao tem como competir entre si, pela proposta de cada categoria e a faixa de preço.