96º Dia
Rápido e barato de reparar
Pessoal, vai aqui uma notícia que pode interessar bastante a quem ainda está decidindo se comprará ou não o novo Ka. Também é bem positiva para quem já o comprou. Foi divulgado o Ranking CAR Group atualizado, um teste de impactos feito pela CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) para verificar o índice de reparabilidade (quantas peças são danificadas em uma batida e quanto custa para trocá-las) de cada modelo.
E o que isso tem a ver com o carrinho da Ford? Simples, ele ficou em segundo lugar em sua categoria! Ou seja, ele foi considerado “com boas condições de proporcionar um reparo rápido e barato, no caso de colisão”. Esse tipo de informação ajuda muito na decisão de uma compra, já que não adianta apenas pagar pouco por um carro, se a manutenção do mesmo é alta.
E você, dono do novo Ka, acha que realmente os preços das peças e a velocidade do serviço são bons? E quem ainda não tem o modelo, acha que isso é um fator decisivo em uma possível compra?
Posted in Conserto
Maio 26th, 2008 at 1:17 pm
As peças da Ford, até onde sei, são as mais caras.
Se tratando de rapidez, pelo menos neste inicio de vendas, acho muito difícil que as concessionárias já tenham peças de reposição! Esses dias fui na concessionária mandar colocar aquelas colunas “blackout” nas portas e me disseram que ainda não tinham para o Novo Ka. Disse “ok” e fui embora…depois parei e pensei “ué, essas portas não são iguais ao do antigo Ka??!”. Vejam só!
Maio 26th, 2008 at 1:44 pm
E o próximo carro do teste dos 100 dias qual será eim??
Dessa vez não teve nem votação não divulgada.. o que será que vem por aí?
Maio 26th, 2008 at 1:48 pm
Bem que poderia ser o Sandero!
Maio 26th, 2008 at 1:56 pm
RAFAEL MUNHOZ,
este dado influência no valor do seguro?
Ou seja, com uma boa pontuação neste teste, o seguro deveria ser mais barato, correto?
Maio 26th, 2008 at 2:17 pm
Digo por experiência própria que as peças originais do meu ka 98 são caríssimas!!!
Maio 26th, 2008 at 3:03 pm
Qual foi o primeiro da categoria?
Maio 26th, 2008 at 3:34 pm
Aposto que o 1º foi o Uno.
Maio 26th, 2008 at 3:35 pm
Fui nas concessionárias ver o preço de reparo do meu paralama direito que está amassado. Em todas praticaram o preço de um novo paralama por R$113,00, alguns acharam muito barato essa peça. O que diferiu de uma concessionária para a outra foi o preço de mão de obra e “serviços” inclusos, sendo que o serviço que inclui repintura do paralama direito, para-choque dianteiro e porta lateral direita o mais barato foi por volta de R$660,00.
Maio 26th, 2008 at 3:41 pm
Marcos W.
O 1º é o VW Fox. Maiores informações: http://www.cesvibrasil.com.br/
É um site muito interessante e informativo.
Maio 26th, 2008 at 3:56 pm
AO adm do blog…
COMO já foi dito… QUAL SERÁ O NOVO CARRO a ser testado? Quando começará a enquente para definir isso aí? Dá para diminuir o tempo de avaliação para um período menor? 3 carros por ano é muito pouco - considerando que “a cada dia” um novo modelo é lançado!
No demais, parabéns pelas coerentes (mas exaustivas) matérias.
Abraços.
.
Maio 26th, 2008 at 4:00 pm
Eu támbem acho questionavel esses valores para pessoa física,já que a mão de obra difere muito de uma concessionária para outra,pode ser até que funcione para Seguradoras que normalmente tem preço e prazos diferenciados do nosso.
Maio 26th, 2008 at 4:03 pm
Ops, esqueci de comentar, na concessionária em que o preço foi mais em conta eles tinham o paralama em estoque e o prazo de reparo dado foi de 4 dias!
Maio 26th, 2008 at 4:24 pm
Já é muito chato bater o veículo, imagina na hora de pagar a conta. Muito importante saber que o custo não é muito alto, deve ajudar até no preço de seguro.
Maio 26th, 2008 at 4:35 pm
Caros, é recorrente a pergunta sobre qual será o próxima carro do Teste dos 100 Dias. Ainda não divulgamos porque não está 100%fechado, por um motivo completamente alheio à nossa vontade. As montadoras não conseguem disponibilizar por 100 dias os carros que solicitamos. Estamos na luta…
Maio 26th, 2008 at 4:40 pm
Só acho que logo no início do lançamento as seguradoras jogaram o preço lá em cima por desconhecer a confiabilidade deste carro. Parece que uma “coligada” com a Ford ofereceu ótimos preços a depender da localidade do proprietário. Mas que foi um seguro alto no início, foi! Não sei agora!
Maio 26th, 2008 at 4:41 pm
Gostaria apenas de comentar que o preço do novo KA 1.6 FLEX na tabela FIPE baixou de fevereiro para maio, de R$33692.00 para R$33523,00. Entendo que foram somente R$169,00 de queda, mas então por que o mesmo sofreu aumento de R$300,00 no valor final para revenda?
Alguém saberia explicar?
Maio 26th, 2008 at 4:42 pm
Marca: Ford
Modelo: KA 1.6 8V Flex 3p
Código FIPE: 003326-0
Ano Modelo: Zero KM a gasolina
Preço médio: R$ 33.523,00
Data da consulta: segunda-feira, 26 de maio de 2008
Mês de referência: maio/2008
Não tenho o outro registro guardado, mas tenho o valor em uma proposta da seguradora que foi feita na época.
Maio 26th, 2008 at 4:43 pm
Mário Sérgio Venditti,
GRATO pelo esclarecimento.
Ok… Estamos no aguardo.
.
Maio 26th, 2008 at 4:46 pm
EU Acho que para próximo testes dos 100 dias estão negociando o novo gol. um pré-serie pra variar.
O que vcs acham????
Façam suas apostas.
Maio 26th, 2008 at 4:48 pm
Peças para carros Ford não são caras e por incrível que pareça peças como da suspensão e outras que fazem parte do pacote “Kit preço fechado Ford” saem muitas vezes mais barato do que fora da rede autorizada.
A Ford sempre foi a mais “chata” e não permite que se faça peças paralelas para seus carros, ao contrário das outras montadoras que fazem vista grossa e por isso está cheio de marcas paralelas para essas outras montadoras. Além disso, acho que não há do que reclamar das peças originais Ford.
Maio 26th, 2008 at 4:53 pm
Então que venha o GOL NF 2008!
Vamos ver se VW é tudo isso que dizem que é. Meu Santana só é bom de mecânica, porque no resto… Uma tristeza!
Maio 26th, 2008 at 5:43 pm
Obrigado André Azevedo.
Mário Sérgio Venditti, já que as montadoras não conseguem disponibilizar por 100 dias os carros solicitados, poderia ser feito testes por 50 dias, assim teriamos mais veículos testados por ano.
Outra solução seria testar dois veículos concorrentes por 50 dias, ou 25 dias depois de começar o próximo teste começar um novo teste de 50 dias, assim teriamos um veiculo novo a cada 25 dias.
Maio 26th, 2008 at 5:49 pm
Tambem nao acho a manutencao cara do meu Ka, que infelizmente estou vendendo, pois preciso viajar para morar 1,5 ano fora do pais…
Se contar que a embreagem so troquei uma vez, os freios idem, nunca troquei os amortecedores (tudo isso porque nunca precisou!), e que os filtros custam o mesmo preco dos VW, Fiat, assim como velas, pneus, etc, o Ka nao eh dificil de manter. Minha Direcao hidraulica nunca deu problema, meu A/C so deu problema uma vez no evaporador (R$200 similar) e meu carro tem 130mil km, esta OTIMO! Quando voltar, nao tenho duvidas que comprarei um Ka.
Maio 26th, 2008 at 6:29 pm
Mario Serio, tbm concordo que seria mais interessante um teste de menor duração, como 60 dias por exemplo. Possibilitando assim um número maior de veículos testados ao longo do ano e facilitando a negociação do empréstido dos carros junto às montadoras.
Minha aposta é de que será o Sandero. Se bem que eu acharia mai interessante o teste com algum carro que tenha algum diferencial, como um Meriva Easytronick ou um STILO Dualogic.
Maio 26th, 2008 at 6:42 pm
O Fox em primeiro?
Na verdade, este carro deveria ficar em último, pois não repara e sim apara dedos.
Tá louco!
Maio 26th, 2008 at 7:05 pm
As montadoras não conseguem disponibilizar os carros ou NÃO QUEREM?
Pergunto porque os três carros que foram testados (C4 Pallas, Punto e Ka) foram só queimação para montadoras pois eram vários defeitos surgindo a cada dia nas carroças testadas.
Maio 26th, 2008 at 8:31 pm
Carro zero hoje não é nem de longe o que era tempos atrás. Um amigo meu comprou um Fox 1.0 0km e no dia seguinte que tirou o carro da concessionária reparou que a trava elétrica da porta traseira do lado do passageiro simplesmente não funciona, tendo que ser acionada manualmente. Resultado: ele queria comprar um carro novo para não ter dor de cabeça mas… A maioria dos carros 0km vendidos têm algum defeito: ou na pintura ou desalinhamento das peças. Isso é resultado da grande demanda do mercado que faz com que as montadoras trabalhem ao máximo e nem sempre a qualidade do produto final é boa, coisa que eu acho que não deveria ocorrer…
Maio 26th, 2008 at 8:34 pm
Andrei concordo contigo e fico com a segunda opção.Face ao exposto sugiro que a Carro compre um auto para fazer seus testes e depois o venda;assim ficaria totalmente imparcial em seus comentários.
Maio 26th, 2008 at 8:48 pm
Pra mim não chega a ser fator decisivo, mas sempre conta né…
Maio 26th, 2008 at 9:33 pm
O Corolla é uma boa opção para o próximo teste.
Assim como a maioria, acho que 100 dias é um período muito longo. Concordo com a proposta de reduzir para 50 ou 60 dias, dois testes simultâneos e intercalando os inícios a cada 25 ou 30 dias, de forma a termos maior agilidade na seção.
Maio 26th, 2008 at 9:50 pm
Teste dos 30 dias!
Maio 26th, 2008 at 10:44 pm
Voto no novo Gol para o próximo teste!
Maio 26th, 2008 at 10:54 pm
Vejo que a imprensa ainda não entendeu o índice CESVI, e erroneamente continua o colocando como referência de manutenção. O índice mede apenas a reparabilidade em colisão, e não a manutenção que a maioria das pessoas irá arcar ao longo da vida do carro. O Fox por exemplo, embora esteja em primeiro lugar no ranking, é um dos que possuem a manutenção mais cara de sua categoria, o que considera kits de reparo para suspensão, motor, acabamento e mão-de-obra. O Corsa é outro veículo de manutenção mais alta do que muitos imaginam. E um carro de posição bastante ruim no ranking da CESVI, como o Palio, por incrível que pareça está entre os que possuem manutenção mais em conta entre os carros nacionais, juntamente com o Gol (que também possui índice ruim). Portanto vale lembrar que o índice CESVI interessa principalmente às seguradoras, e aí sim por tabela a nós, pois é uma das variáveis que irão influenciar o valor do prêmio. O erro está em tomar o índice da CESVI como sinônimo de custo de manutenção geral de um carro.
Maio 26th, 2008 at 11:37 pm
Perfeito Diogo!
Eu mesmo já tive um Corsa por 7 anos e nunca precisei trocar uma peça de lataria ou pára-choque pois naqueles 7 anos nunca bati o carro e nunca foi batido por outros carros. E aí do que adianta esse índice da CESVI pra mim?
Agora a manutenção do Corsa é salgada sim pois quando tinha que trocar as peças deterioradas pelo uso era só facada. Esse é o índice que brasileiro deve levar em conta: custo de manutenção (suspensão, freio, alternador, ventoinha, filtros, óleo, mão-de-obra, etc).
Já tive 2 VW (Gol e Polo) e 1 GM (Corsa), porém depois que conheci os FORD já estou no meu 3º FORD e estou namorando o 4º. O Focus foi o melhor deles. Também tenho 1 Fiat por tabela (esposa).
Maio 26th, 2008 at 11:53 pm
Estou interessado em adquirir o Novo Ka mas ouvi dizer que o preço do carro teve um aumento que chegou até a 9% em algumas concessionárias neste último mês. Gostaria de saber se alguém pode me confirmar esta informação.
Maio 27th, 2008 at 8:06 am
Dizem (vejam bem, eu disse DIZEM!) que se a manutenção de reparos dos Ford tem alto valor, por outro lado, Demoram bem mais a apresentarem defeitos, em vista da concorrência.
E isso quem me falou foi pessoa especializada na concorrência (VW), quando eu estava me decidindo entre GM e Ford.
Verdade ou mito, ainda não sei.
Mas enfim, é o que dizem. E o Ney ratifica isso, num post que está acima deste, onde ele fala do Ka dele, que tem mais de 100 mil km rodados, e poucos defeitos.
Maio 27th, 2008 at 8:43 am
Acho impossível ser o novo GOL.
A VW não irá disponibilizá-lo antes do lançamento oficial.
Sem sombra de dúvidas, o próximo carro será um Corolla.
De preferência o SEG.
Maio 27th, 2008 at 9:23 am
Concordo com o amigo que postou acima, ideal seria um teste menor, com os lançamentos mais recentes das montadoras, como o Fiat Stilo Dualogic, Meriva Easytronic, 307 com câmbio automático ou outros.
Maio 27th, 2008 at 12:17 pm
Ola Tulio e pessoal do blog.
Na teoria, as pecas Ford realmente tendem a durar mais do que a concorrencia, pois os requerimentos da montadora norte-americana sao mais severos que os da concorrencia.
Estou viajando a trabalho (hoje pertenco a uma multinacional que fornece pecas a diversas montadoras do Brasil e do mundo). E como fornece a Ford, GM, Peugeot, VW e fornecia a Fiat e Mercedes (isso tudo so aqui no Brasil), afirmo que as exigencias Ford sao as mais dificeis de cumprir.
Agora, digo na teoria, porque a fabrica faz uma peca que vai receber os testes, mas pode fazer pecas com qualidade inferior (se equiparando as da VW, Fiat, etc), sem comprometer o carro. E infelizmente, a Ford nao tem como controlar isto. Apenas anualmente (ou a cada mudanca nas pecas) eh realizada toda a bateria de testes para certificar o produto.
Maio 27th, 2008 at 1:24 pm
Eu já falei isto aqui antes, eu acho que tem algo de errado nesta pesquisa.
Em uma colisão traseira, o para-choque baixo do KA não ajuda em nada. É fácil o para-choque dianteiro do outro carro passar por cima e bater bem na tampa do porta-malas.
Maio 27th, 2008 at 1:29 pm
Estou pretendendo comprar um Ford ka novo 1.0 básico mesmo..vcs podem me informar o valor!!
Maio 29th, 2008 at 8:27 am
Apagaram meus posts…